Processadores

Usando o dissipador de calor de um chipset x570 no ryzen 9 3900x

Índice:

Anonim

O famoso overclocker der8auer publicou um curioso vídeo em que ele usa o dissipador de calor ativo de uma placa-mãe X570 como sistema de refrigeração de um processador Ryzen 9 3900X 12-core.

O der8auer overclocker experimenta o dissipador de calor de uma placa-mãe na Ryzen 9 3900X

O overclocker iniciou seu experimento usando o Cinebench R15, onde fez dois testes com o processador de núcleo único e multi-núcleo. Ele também esclarece que possui a atualização mais recente do AGESA 1003ABB em uma placa-mãe Aorus X570 Pro. No primeiro teste, atinge 3113 cb e as temperaturas estavam em torno de 80 graus com o dissipador de calor em estoque.

Em seguida, o Der8auer testa o processador sem qualquer tipo de dissipador de calor, onde, obviamente, o equipamento é desligado após alguns instantes devido à proteção do chip contra altas temperaturas. Isso serve para provar o seguinte ponto.

O Der8auer usa o dissipador de calor do chipset ativo no Ryzen 9 3900X e coloca um pequeno dissipador de calor de alumínio no chipset como substituto. Antes disso, ele faz o underclock do processador para funcionar com um TDP máximo de 10 W, com temperaturas em torno de 50 graus. No teste de vários núcleos, o processador atinge 427 cb. O chip trabalha com este underclock em 545 MHz e 0, 9 V.

No entanto, você pode ir ainda mais longe com este dissipador de calor. Atualmente, os dissipadores de calor ativos de um chipset X570 têm três perfis de velocidade, o estoque, o semi-passivo e outro no qual podemos desativá-lo completamente. No entanto, não há opção para o ventilador funcionar mais rápido que a velocidade padrão. Ao modificar o cabo do ventilador, o Der8auer fez o ventilador funcionar na velocidade máxima (4000 RPM).

Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado

Com essa nova configuração de ventilador, o overclocker voltou a testar com o Cinebench R15, mas com um underclock limitando a CPU a 20 W. O Ryzen 9 3900X atingiu uma velocidade de 3, 6 GHz, com baixas freqüentes em 545 MHz, devido à limitação de 20W.

Novamente, nos testes com múltiplos núcleos Cinebench R15, o processador atingiu 80 graus de temperatura e uma pontuação de 434 cb.

O experimento termina aqui e deixa algumas conclusões. Sim, é possível usar o dissipador de calor da placa-mãe em uma CPU de 12 núcleos e um TDP de 105 W. Naturalmente, para fazer isso, você precisa fazer o underclock de uma fera e maximizar a velocidade do ventilador. Exceto em alguns casos de emergência em que não temos um cooler de CPU à mão, não vemos nenhum uso nisso, exceto como curiosidade. O que você acha?

Fonte do canal do YouTube

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button