Undervolting radeon rx 5700 xt ou rx 5700: como fazer e benefícios
Índice:
- Os dissipadores de calor do ventilador na Radeon RX 5700 estão fora do lugar
- O poder do novo Navi também não ajuda
- O que é imperturbável
- E qual software vamos usar
- Subestimando o AMD Radeon RX 5700 XT passo a passo
- Modos de controle de ajuste no manual
- Modificar tensão e frequência
- Modifique o perfil de temperatura
- Maximize o limite de energia
- A opção de undertolting automático
- Como verificar se a configuração funciona bem
- Resultados obtidos na desprotecção do AMD Radeon RX 5700 XT
- Teste de benchmark e teste no Final Fantasy XV
- Conclusão final sobre a remoção da AMD Radeon RX 5700 XT
De qualquer forma, as novas placas gráficas AMD Navi nos deixaram um bom desempenho em relação à super Nvidia, mas também um aquecimento espetacular, especialmente nas configurações com o dissipador de calor Blower. Portanto, neste tutorial, veremos como remover a Radeon RX 5700 XT, passo a passo com o Radeon WattMan.
Este tutorial será perfeitamente aplicável à versão RX 5700 e às outras versões com dissipador de calor personalizado dos montadores independentes. Obviamente, cada modelo será diferente e precisará de valores diferentes, mas precisamente para o que somos, para mostrar o procedimento e poder aplicá-lo a outros modelos.
Os dissipadores de calor do ventilador na Radeon RX 5700 estão fora do lugar
E é inevitável criticar a AMD a esse respeito por colocar placas de nova geração no 5700 um dissipador de calor do tipo ventilador. Para quem não sabe, esses dissipadores de calor são baseados em um bloco que cobre completamente a PCB da placa e que possui um ventilador do tipo turbina que aspira o ar para enviá-lo através do dissipador de calor com aletas que cobre o processador gráfico, o VRM e as memórias.
Por que eles são tão ruins? Bem, primeiro porque o bloco cobre completamente o dissipador de calor com aletas, para criar o túnel onde o ar circula. Além disso, não ajuda muito o fato de ser todo de metal, mantendo muito calor nas placas devido ao fato de estar fechado dos dois lados. Segundo, temos apenas um ventilador e a eficácia não chega nem perto do fluxo axial (vertical). O ar passa muito mais lentamente pelo dissipador de calor e não dá tempo para coletar adequadamente o calor da montagem, sem mencionar o quão barulhentas essas turbinas são.
De qualquer forma, praticamente tudo está ruim nelas, então é melhor deixarmos esse sistema para infladores de castelo inflável para aniversários. No lado oposto, temos os dissipadores de calor de fluxo axial, que possuem ventiladores que banham o dissipador verticalmente, com muito mais pressão contra as aletas e saída muito melhor nas laterais do ar quente. Estes são usados por montadores como Asus, MSI, Gigabyte, AsRock, etc.
O poder do novo Navi também não ajuda
Para o exposto, devemos adicionar a alta potência dos chipsets gráficos que essas novas placas possuem. A Nvidia descartou completamente esses dissipadores de calor em sua nova geração, pois eram completamente insuficientes devido ao alto desempenho das novas GPUs. Essas AMD Radeon RX 5700 e 5700 XT estão praticamente no nível de desempenho da Nvidia RTX 2060 Super e 2070 Super, então elas deveriam ter feito o mesmo.
No modelo em que aplicamos hoje, temos um chip com a nova tecnologia RDNA trabalhando com uma frequência de 1905 MHz no modo turbo e um máximo disponível de 2150 MHz. Como se isso não bastasse, possui 8 GB de memória GDDR6 em uma Velocidade de 14 Gbps (relógio de 7000 MHz) e um barramento de 256 bits. O resultado são temperaturas que excedem amplamente os 80 ° C em estresse e as que estão a 24 ° C da temperatura ambiente.
O que é imperturbável
Undervolting é uma técnica pela qual a tensão de trabalho de um chip eletrônico é reduzida, seja ela qual for, CPU, GPU e até memórias e outros componentes. Todos esses componentes são capazes de processar grandes quantidades de informação, que, para todos os efeitos práticos, é simplesmente energia fluindo em alta intensidade e frequência através de milhões de transistores.
Os parâmetros básicos para controlar e monitorar em um processador são Tensão (V), Intensidade (A), Potência (W) e frequência (Hz). Com esta técnica, o que é feito é diminuir a tensão de trabalho de um chip abaixo dos valores de estoque ou de fábrica. Com isso, diminuímos as temperaturas, uma vez que menos intensidade circula pelo chip. Isso fará com que consuma menos energia, uma vez que todos os três parâmetros têm uma relação direta P = I * V.
Há também outra consequência na queda de tensão do processador, embora nem sempre seja atendida, e é a diminuição da frequência de trabalho, devido à falta de energia que chega ao chip. Poderíamos chamar isso de undercloking, que está diminuindo a frequência do relógio junto com a tensão, exatamente o oposto do overclock. Dizemos que nem sempre é verdade porque às vezes ocorre o oposto, pois o chip esquenta menos, a frequência aumenta porque está em condições mais favoráveis.
E ainda outra conseqüência da falta de proteção é que impedimos que a aceleração térmica ocorra. Este é um sistema, de modo que a potência do processador é automaticamente limitada para evitar danos devido à temperatura excessiva. Mas essa não é uma boa limitação, como não prejudicar, pelo contrário, é para evitar que o chip queime.
E qual software vamos usar
Radeon Adrenalin 2019
Dito isto, o software que vamos usar para desfazer a AMD Radeon RX 5700 XT é o WattMan. Isso está integrado aos drivers gráficos AMD Radeon Adrenalin 2019 do fabricante, que neste teste estão na versão 19.9.2.
Furmark
Existem outros programas, como o EVGA Precision X1 ou MSI Afterburner, mas como a AMD oferece um software muito completo e perfeitamente integrado à sua GPU, quanto menos usá-la.
Para enfatizar esta GPU e verificar se as alterações têm o efeito desejado, usaremos o software Furmark gratuito. Além disso, também usaremos o MSI Afterburnet ou Fraps para monitorar em tempo real o FPS fornecido pelo teste de estresse.
Subestimando o AMD Radeon RX 5700 XT passo a passo
A prática, como dizemos, é aplicável a qualquer placa de vídeo AMD. Esse processo é sempre por iteração, ou seja, partimos de um valor de referência e o variamos até atingir os resultados desejados em temperatura, desempenho, consumo e, é claro, estabilidade. Portanto, seja paciente, pode não sair como o esperado da primeira vez, pelo menos é muito mais seguro do que fazer overclock, mas não vamos queimar nada.
Bem, o que faremos é abrir o software AMD Radeon Settings e ir para a seção Games. A seguir, vamos à Configuração Global e, na guia superior, encontraremos o WattMan Global. E seria.
Software WattMan
O programa está dividido em quatro seções básicas:
- Gráficos de desempenho: representam a carga, temperaturas, GPU e frequência de memória, consumo e RPM dos ventiladores em tempo real. Será muito importante olhar para eles depois de fazer as alterações relevantes. GPU: para nós, será a seção mais importante, pois temos um gráfico em que a frequência é representada em função da tensão. Ventilador e temperatura: nesta seção, configuraremos o perfil de rotação do ventilador para diminuir a temperatura. Energia: os parâmetros de energia e frequência de memória são mostrados. Também tocaremos algo daqui.
Modos de controle de ajuste no manual
Na primeira seção comentada, temos quatro modos de ajuste, mas o que usaremos é o Manual. Com ele, o restante dos gráficos será ativado para que possamos modificá-los. Mais tarde, também testaremos o modo " Baixa voltagem da CPU automaticamente ", para ver o que menosprezar o programa faz automaticamente.
Modificar tensão e frequência
Será o parâmetro básico para remover a AMD Radeon RX 5700 XT. No eixo X deste gráfico, é mostrada a faixa de freqüência do relógio do processador gráfico, enquanto no eixo Y teremos a tensão a ser aplicada em todos os momentos.
Esta placa é capaz de atingir 2.150 MHz a um máximo de 1.200 mV (milivolts) ou 1, 2 V. O que vamos fazer é mover a bandeira vertical para a esquerda para diminuir a frequência máxima de trabalho. Por sua vez, clicaremos no círculo laranja para diminuir o mV que deve ser aplicado nessa frequência.
Para este AMD Radeon RX 5700 XT, alguns valores que deram bons resultados são limitar a frequência a 1900 MHz e a tensão a 994 mV. Os números sempre estarão em torno desses registros, inferiores a 1000 mV e inferiores a 1920 MHz. Depende muito das temperaturas máximas que obtivemos anteriormente em um processo de estresse, o que recomendamos fazer.
Esses parâmetros serão considerados bons quando obtivermos valores em torno de 70 ° C ou menos em “Temperatura atual”. O mesmo será aplicado ao Radeon RX 5700, mesmo a tensão e a frequência serão muito semelhantes a esta GPU que testamos. Também podemos diminuir a curva de tensão com o ponto central do gráfico, mas o programa faz um ajuste proporcional automaticamente, para que não haja problema.
Modifique o perfil de temperatura
Quando terminarmos no gráfico anterior, controlaremos as RPM do ventilador, dependendo da temperatura.
O perfil da série que nos chega é um absurdo completo, já que não chega nem perto de espremer todas as possibilidades do soprador. E o motivo é simples: mostrar ao usuário que é um sistema silencioso à custa de temperaturas excessivas. Devemos ser realistas, se quisermos baixar as temperaturas, pagaremos com mais barulho, e não é muito, então vamos dar um pouco mais de energia a esse ventilador.
Vamos começar aumentando o regime de baixa temperatura para 20-25%, para que o dissipador de calor não superaqueça. Uma boa referência será aumentar a velocidade em 42% quando a GPU atingir 60-65 ° C. Nesse regime, já teremos um sistema com algum ruído, mas é um bom ponto de partida para iterações subsequentes.
No final do gráfico, colocaremos o ventilador em 95% de sua capacidade quando a temperatura atingir 85 graus. Embora já lhe asseguremos que, com o menosprezo, nunca alcançaremos esses registros.
Maximize o limite de energia
Não é obrigatório, mas não faz mal aumentá-lo por causa do que poderia acontecer. Dessa forma, estamos permitindo que a GPU trabalhe com mais energia do que o inicialmente estabelecido no perfil.
Não vamos modificar mais nenhum parâmetro, já que a frequência das memórias não afeta muito as temperaturas, e já está abaixo das possibilidades da GPU.
A opção de undertolting automático
O software Andrenalin que estamos usando também possui uma opção automática de desprezo. Nós apenas temos que ativar a opção correspondente no topo e aplicar as alterações. O programa selecionará automaticamente o que considerar melhor para a GPU.
É um sistema bastante inflexível, pois bloqueia completamente o ajuste manual dos gráficos. Além disso, já prevemos que os valores obtidos com este modo são praticamente os mesmos, como se não fizéssemos nada na GPU, portanto, basicamente, é inútil.
Como verificar se a configuração funciona bem
Depois de fazer as alterações, é hora de verificar se a configuração que fizemos produz bons resultados, então vamos para a área superior e clicamos no botão " Aplicar ". Também podemos salvar esse perfil e carregá-lo quando quisermos.
Agora, o que recomendamos é usar a Furmark para verificar se a perda de desempenho no AMD Radeon RX 5700 XT entrou em vigor. Deixamos o teste por 10 minutos ininterruptos para torná-lo mais rápido. Além disso, após esse período de tempo, as temperaturas tendem a se estabilizar e nos dão uma boa idéia de onde as fotos estão indo.
Como devemos interpretar os resultados?
- Bem, o principal será verificar se a temperatura atinge valores mais baixos do que em seu estado anterior. Se eles estão abaixo de 60 ° C, ele ainda suporta mais energia, talvez tenhamos baixado demais a tensão ou aumentado muito o ventilador. Caso a GPU seja muito barulhenta, podemos tentar diminuir as RPM para ver se as temperaturas não disparam, caso em que mantemos a tensão igual. Se, pelo contrário, temos temperaturas muito altas, talvez tenhamos que diminuir ainda mais a tensão e a frequência, por exemplo, a 1850 MHz / 950 mV. Ou aumente ligeiramente as RPM do ventilador.
Resultados obtidos na desprotecção do AMD Radeon RX 5700 XT
Para esses testes, coletamos todos os dados que o software WattMan nos mostra, juntamente com os quadros por segundo que a Furmark registrou no teste de estresse. Os gráficos mostram os valores coletados por 10 minutos em seções de 60 segundos. Em todos os casos, comparamos os registros sem desvios, com desvios manuais e com desvios automáticos.
Os valores que mostramos nas capturas anteriores do WattMan são aqueles que consideramos finais e ideais para esta placa gráfica em nossas condições de uso.
Nos dois casos, o método manual é o que realmente teve efeito na placa de vídeo. Conseguimos constantemente reduzir as temperaturas da superfície em 15 ° C, enquanto as do DIE são reduzidas em nada menos que 23 ° C em quase todos os casos. Estamos falando de uma queda de quase 100 ° C para 75 ° C e limitando um pouco a tensão.
No modo automático, não vemos diferenças de temperatura; portanto, já podemos descartar esse modo como uma solução.
Obviamente, a ventoinha aumentou em RPM, especialmente ao se aproximar de temperaturas comprometidas pelo desempenho. A vantagem que obtemos é grande, enquanto a desvantagem é a do aumento do ruído.
Agora observe como foi drástica a redução no consumo de energia. Controlando ativamente a tensão, passamos de médias de 180W para apenas 137W. Eles são mais do que 40W, então podemos pensar que a queda no desempenho será brutal. Veremos mais adiante se for esse o caso.
Agora, vemos os registros referentes à frequência da GPU, que certamente não está tão longe dos modos automático e normal. Isso convida você a pensar que a otimização térmica era um fato nesta GPU sem subestimar.
E concluímos esse teste com o FPS da Furmark, que é exatamente o mesmo nos três casos. Como você pode ver, o desempenho não caiu a qualquer momento, mesmo com um consumo de 40W a menos. Isso pode certamente significar que a Radeon XR 5700 XT está funcionando perfeitamente nessas tensões.
Teste de benchmark e teste no Final Fantasy XV
Queríamos fazer a comparação com o menos valioso para o AMD Radeon RX 5700 XT e a configuração de estoque. Descartamos diretamente a opção de remoção automática, porque é inútil.
Final Fantasy XV | Estoque | Undervolting |
1920 x 1080 (Full HD) | 120 FPS | 117 FPS |
2560 x 1440 (WQHD) | 82 FPS | 81 FPS |
3840 x 2160 (4K) | 42 FPS | 43 FPS |
Benchmarks | Estoque | Undervolting |
Fire Strike (Pontuação dos gráficos) | 26309 | 26126 |
Time Spy (Pontuação de gráficos) | 8833 | 8717 |
Vejamos os valores relacionados à placa " Pontuação gráfica ". Para o teste com Fire Stri ke com a configuração normal, obtivemos 26.309 pontos, enquanto com o undervolting temos quase o mesmo, 26.126 FPS, apenas 200 pontos a menos. Isso confirma os resultados de desempenho anteriores, mostrando que somos praticamente os mesmos. No benchmark DirectX 12, acontece exatamente a mesma coisa, com resultados praticamente iguais.
E finalizamos os testes testando o desempenho do Final Fantasy XV com o DirectX 12, que também produziu dados muito semelhantes. Perdemos apenas 3 FPS na resolução 1080p, enquanto nas outras resoluções temos os mesmos números. É pouco, é verdade, mas para os jogadores mais exigentes pode parecer uma perda considerar. Para nós, honestamente, não é, pois estamos bem acima de 60 FPS.
Conclusão final sobre a remoção da AMD Radeon RX 5700 XT
Bem, aqui chegamos com isso de uma das novas criações da AMD, e precisamente uma das que mais precisam dessa prática para tirar o máximo proveito dela. Vimos que, mesmo limitando sua tensão a 996 mV, ele ainda é capaz de fornecer um desempenho praticamente idêntico ao seu estado normal.
Isso nos convida a pensar que esta GPU só precisava de certos ajustes do fabricante para aliviar aquelas temperaturas horríveis que o dissipador de calor do ventilador que ele instala nos fornece. É um modelo sempre mais barato que o personalizado, portanto, para usuários que, antes de um pouco de orçamento, este tutorial será fenomenal.
Além disso, não precisamos de nenhum software para essa prática, pois o WattMan é uma excelente aposta da AMD para modificar seus produtos no nível do hardware. Obviamente, o tópico da remoção automática de informações é absolutamente inútil, onde estão nossas mãos e julgamentos, para que o restante seja removido.
Agora deixamos mais alguns tutoriais que podem lhe interessar para complementar este:
Conte-nos sobre a sua experiência com undervolting nesta ou outras placas gráficas. Você consegue pensar em outro que precise de um ajuste?
Como fazer login com várias contas do facebook
Os usuários do Facebook que precisam acessar mais de uma conta ao mesmo tempo podem se incomodar ao desconectar várias vezes no navegador.
▷ O que fazer se não conseguir fazer login no Windows 10
Neste artigo, veremos o que fazer se eu não conseguir entrar no Windows 10, ✅ veja as diferentes soluções para diferentes problemas.
→ Undervolting: o que é? para que serve? e como fazer isso?
Undervolting ou underclocking é uma ótima prática para o seu processador ou gráficos consumir menos e aquecer menos. ☝