Tutorial: executar uma distribuição gnu / linux a partir de um pendrive
Olá queridos amigos, como prometi ontem, desenvolvi um novo tutorial para mostrar como executar uma distribuição GNU / Linux a partir de um Pendrive.
Ao contrário do Windows, o Linux permite ser executado diretamente de um CD, DVD ou Pendrive sem a necessidade de instalá-lo no disco rígido, é o que é conhecido como Live DVD ou Live CD. Embora isso tenha suas desvantagens, não podemos salvar as alterações feitas, por exemplo, e seu desempenho é muito menor, é muito interessante, pois nos permite executar um sistema operacional funcional sem instalá-lo em nenhum PC onde possamos conectar nosso Pendrive. Vou mostrar como preparar o nosso Pendrive para executar duas distribuições, Linux Mint e Xubuntu.
Que necessitamos:
- Uma imagem ISO de uma ou mais distribuições GNU / Linux (Ubuntu, Xubuntu OpenSuse, Fedora, Linux Mint…) Um Pendrive de pelo menos 2 GB de capacidade para uma distribuição ou mais capacidade, caso você queira usar várias.
Explicação do processo:
Antes de tudo, precisamos fazer o download de uma ferramenta chamada “YUMI” para preparar nosso Pendrive, mais uma vez é um aplicativo gratuito e o download é tão fácil quanto acessar o site:
www.pendrivelinux.com/yumi-multiboot-usb-creator/
Uma vez dentro do site, devemos descer até encontrar a opção de baixar a versão mais recente do YUMI e clicar.
Baixamos o aplicativo e o abrimos, a seguinte janela aparecerá na qual devemos aceitar o contrato de licença.
Aceitamos o contrato de licença e a seguinte janela aparece na qual devemos selecionar nosso Pendrive, a distribuição a ser instalada no menu suspenso e, finalmente, procuramos nossa imagem ISO em nosso sistema e clique em "Criar". Ele também oferece a opção de marcar a opção de formatar nosso Pendrive, se ainda não o fizemos.
Uma mensagem aparece nos avisando que todas as informações em nosso Pendrive serão apagadas, verificamos mais uma vez que não há nada valioso e aceitamos.
Aguardamos a conclusão do processo de cópia de arquivos no Pendrive e clicamos em "Avançar"
Ele nos perguntará se queremos adicionar mais distribuições ao nosso Pendrive, se não adicionaremos mais nada que dissermos não e o processo estiver concluído. Nesse caso, adicionaremos uma segunda distribuição, para dizer que sim.
A mesma janela aparece como antes e repetimos o processo, mas desta vez selecionamos a segunda distribuição a ser instalada, neste caso o Linux Mint. Certifique-se de NÃO marcar a opção de formatar o Pendrive desta vez e clicar em "Criar"
Esperamos o processo terminar e, desta vez, dizemos que não queremos adicionar outra distribuição.
Finalmente, precisamos reiniciar o PC e ter certeza de que configuramos o BIOS para inicializar a partir do Pendrive antes do Disco Rígido, exatamente o mesmo de ontem com o Rufus e o Windows. Espero que você goste deste tutorial e, se tiver alguma sugestão, diga-o nos comentários?
Tutorial: instalar janelas a partir de um pendrive
Tutorial detalhado mostrando passo a passo como preparar um Pendrive para instalar o Windows a partir dele, neste caso o Windows 8.1 Pro x64
A Nvidia está preparando uma mudança em sua política de distribuição de drivers
A nvidia quer forçar os usuários a usar a experiência da GeForce para mudar sua política de distribuição de drivers
Chaletos, a distribuição Linux é atualizada com a aparência do Windows
As últimas notícias que temos do ChaletOS são que ele foi atualizado para a nova versão 16.04 do Ubuntu. A distribuição que se parece com o Windows 7.