Tsmc revela tecnologia de empilhamento de chips wafer-on
Índice:
A TSMC aproveitou o Simpósio de Tecnologia da empresa para anunciar sua nova tecnologia Wafer-on-Wafer (WoW), uma técnica de empilhamento 3D para wafers de silício, que permite conectar chips a duas wafers de silício usando conexões através de silicone via (TSV), semelhante à tecnologia 3D NAND.
TSMC anuncia sua revolucionária técnica Wafer-on-Wafer
Essa tecnologia WoM da TSMC pode conectar duas matrizes diretamente e com um mínimo de transferência de dados, graças à pequena distância entre os chips, o que permite melhor desempenho e um pacote final muito mais compacto. A técnica WoW empilha silício enquanto ele ainda está dentro de sua pastilha original, oferecendo vantagens e desvantagens. Essa é uma grande diferença do que vemos hoje com as tecnologias de silício de matriz múltipla, que têm várias matrizes próximas uma da outra em um interposer ou usando a tecnologia EMIB da Intel.
Recomendamos que a leitura de nosso post sobre bolachas de silicone aumente em 20% este ano 2018
A vantagem é que essa tecnologia pode conectar duas pastilhas de matriz ao mesmo tempo, oferecendo muito menos paralelismo no processo de fabricação e a possibilidade de menores custos finais. O problema surge ao unir silício com falha com silício ativo na segunda camada, o que reduz o desempenho geral. Um problema que impede que essa tecnologia seja viável para fabricar silício que ofereça rendimentos baseados em bolachas por bolacha inferiores a 90%.
Outro problema potencial ocorre quando duas peças de silício que produzem calor são empilhadas, criando uma situação em que a densidade do calor pode se tornar um fator limitante. Essa limitação térmica torna a tecnologia WoW mais adequada para silicons com baixo consumo de energia e, portanto, pouco calor.
A conectividade WoW direta permite que o silício se comunique excepcionalmente rapidamente e com latências mínimas, a única questão é se um dia será viável em produtos de alto desempenho.
Tsmc começará a produção em massa de chips a 10 nm no final de 2016
A TSMC anuncia a seus clientes que eles poderão iniciar a produção em massa de chips no FinFET de 10nm no final de 2016
Os chips da Intel ocultam uma tecnologia que pode ser usada para roubar informações
Os chips da Intel ocultam uma tecnologia que pode ser usada para roubar informações. Saiba mais sobre esse problema de segurança.
Amd dobrará sua produção de wafer de 7 nm no segundo semestre
A TSMC espera que os pedidos de 7nm da AMD dobrem no segundo semestre de 2020, enquanto a Apple passa de 7nm para 5nm.