Tutoriais

Cables Cabos HDMI: que tipos existem e qual devo escolher?

Índice:

Anonim

Todos os cabos HDMI são iguais ? Por que existem versões diferentes ? Que tipo de cabo HDMI devemos escolher ? Explicamos tudo isso e muito mais em nosso artigo completo.

Mas primeiro vamos contar um pouco da história, e é que a chegada da alta definição nas residências abalou o paradigma da eletrônica de consumo, tanto para a própria indústria quanto para os usuários que aproveitaram seus benefícios. Essa mudança, como quase todas as feitas nesse campo, foi altamente impulsionada pela tecnologia; especialmente para a aparência e extensão do uso de um padrão criado para se tornar a norma para reprodução de multimídia: HDMI.

Índice de conteúdo

O que é HDMI?

HDMI significa Interface multimídia de alta definição . É um padrão criado pelas principais marcas do setor no final de 2002 para responder às necessidades impostas pelas novas resoluções, que começaram a surgir no mercado doméstico naqueles anos.

O conceito de HDMI gira em torno do uso de um único conector e cabo para visualizar o conteúdo multimídia em um dispositivo. Em outras palavras, áudio e vídeo de alta qualidade são integrados, juntamente com outras funcionalidades, através de uma única conexão.

Sendo um sinal digital, o conector era compatível com o DVI-D (o grande padrão digital antes do HDMI em vídeo) em sua saída, um dos fatores que ajudaram a sua extensão em monitores e projetores. Embora suas características, mais avançadas que as dos euroconectores que na época ocupavam a parte traseira desses dispositivos, ajudassem a tirar o conector francês do mercado.

Tal foi o sucesso de sua implementação que o conector foi modificado e atualizado para se adaptar às novas tecnologias no campo da multimídia e a todos os tipos de cenários. Isso nos leva a muitos tipos de HDMI e suas peculiaridades.

A versão padrão é a chave

Se há uma coisa que define completamente do que um cabo HDMI é capaz, é sua versão. Desde o seu lançamento, o conector passou por uma série de atualizações que o preparam para enfrentar desafios futuros. Essas versões ou iterações passaram do 1.0 original para o 2.1 atual. No entanto, 2.0b ainda é o mais difundido. Destacamos especialmente das versões anteriores:

HDMI 1.0.

Serviu como um substituto para o DVI (Somente o Padrão Digital Estendido na época) no início dos anos 2000; e era capaz de transmitir imagem e som enquanto suporta resoluções HD / Full HD.

HDMI 1.4.

Se nossos dispositivos já estão há alguns anos em seus circuitos, é provável que eles usem uma variante do HDMI 1.4, a iteração lançada em 2011 que abriu as portas para o Ultra-HD e o Micro-HDMI pela primeira vez, bem como o então flutuante 3D. Ele recebeu duas iterações (aeb) devido ao seu suporte estendido.

HDMI 2.0.

A chegada do HDR dinâmico implicou um aumento na largura de banda do conector. Isso ocorreu por meio do HDMI 2.0 (2013), junto com o suporte a altas taxas de atualização nas resoluções FHD. Como o anterior, ele recebeu mais duas iterações (aeb), a última em 2017.

HDMI 2.1

A versão atual do HDMI foi anunciada no mesmo ano em que a versão 2.0b foi lançada, mas há alguns meses começou a ser vista entre dispositivos de consumo, como consoles ou televisões. Adicione suporte completo a resoluções de alta qualidade e alta atualização e novos recursos importantes para áudio e jogos. Entre elas:

  • Suporte para resoluções de até 8K (120Hz) ou 10K (60Hz) Suporte para HDR10 de próxima geração, Dolby Vision e HDR dinâmico Melhorias no suporte de áudio através do eARC Melhorias nas taxas de sincronização e atualização através do VRR. banda de até 48 Gbps.

Embora os dispositivos HDMI 2.0b e 2.1 possam ser encontrados no mercado hoje, é altamente provável que, se nossos dispositivos estiverem em seus circuitos por alguns anos, é provável que eles usem a versão 1.4b, a versão lançada em 2011 que foi aberta pela primeira vez. portas para Ultra-HD e Micro-HDMI.

Conectores para todos os tipos de situações

E agora que falamos sobre Micro-HDMI, é um bom momento para falar sobre conectores. Existem vários tipos de conectores adaptados às necessidades dos dispositivos nos quais esse padrão industrial estendido é usado, alguns deles, como o tipo B (Descontinuado) ou o tipo E, têm aplicações industriais, portanto, apenas nomearemos os dois mais comuns:

Tamanho comum (tipo A)

Como no USB, o padrão também possui versões menores. O Micro substituiu o Mini como uma referência de tamanho pequeno, mas ambos os tipos têm as mesmas funcionalidades do tipo A. Além disso, como no caso do Micro-USB, esse conector está começando a ser substituído pelo formato USB-C, pois Ele permite as mesmas funções e é compatível com o padrão HDMI.

Um cabo para cada versão

Imagem: HDMI.org

Mas para usar o conector, você também precisa de um cabo. A evolução do conector foi acompanhada pela evolução dos cabos que se adaptam às suas características. Embora possamos encontrar esquisitices como cabos automotivos destinados ao mundo dos esportes a motor ou cabos HDMI com conexão Ethernet, os mais comuns são os seguintes:

  • HDMI padrão. O primeiro a ser comercializado. Eles são de uso comum para equipamentos que usam versões inferiores a 1.2a, inclusive as últimas. HDMI de alta velocidade. Eles foram projetados para suportar resoluções nativas de Full HD para 4K. Eles têm uma largura de banda maior (10 Gbps) e suportam as versões 1.4a e inferiores. HDMI Premium de alta velocidade. Este cabo é uma atualização do modelo anterior projetado para HDMI 2.0 e suas versões a e b . Por isso, é compatível com HDR nativo e outras tecnologias. Ultra- alta velocidade HDMI. Por trás desse nome amigável está o cabo HDMI mais avançado até o momento, com suporte para resoluções de 8K + HDR e uma largura de banda de 48 Gbps. É o único cabo que tira proveito de todas as funções do padrão HDMI 2.1.

Mas o que é o cabo HDMI para mim?

Como você pode ver, existem muitos mais tipos de HDMI do que podemos pensar a princípio; mas é algo perfeitamente normal, pois é um conector que nos acompanha há quase vinte anos. Felizmente para nós, escolher o HDMI perfeito é uma tarefa muito simples e lógica. Para nós, as chaves são:

  1. Obtenha um cabo com os conectores certos para sua equipe. É fácil comprar adaptadores para esses conectores, mas sempre será melhor se o sinal não precisar passar por eles. Não se concentre nos "recursos especiais" dos cabos mais caros. Todos os cabos HDMI certificados funcionam da mesma forma entre eles, portanto, um cabo de alto desempenho de mais de € 150 não fará diferença palpável de um de € 20 se ambos forem certificados. Obtenha esse cabo compatível com a versão dos seus dispositivos. Os cabos HDMI são compatíveis com versões anteriores entre suas diferentes versões, mas a capacidade de aproveitar ou não seus recursos depende inteiramente do cabo usado. Certifique-se de acertar de acordo com as especificações dos seus dispositivos.

Com isso, concluímos nosso tutorial sobre como escolher e escolher um bom cabo HDMI. Isso te ajudou? Aguardamos seus comentários.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button