Avaliações

Análise do Thermaltake floe dx 240 em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

O Thermaltake Floe DX 240 já está disponível para os usuários, e não tivemos a oportunidade de testá-lo totalmente com o i9-7900X. O fabricante taiwanês apresentou sua nova linha de sistemas de refrigeração na Computex e, como sempre, o modelo em estrela é o modelo de 240 mm, devido à sua versatilidade e bom desempenho.

Esta versão Premium Edition possui um sistema de iluminação totalmente endereçável, com um microcontrolador incluído e milhares de maneiras de personalizá-lo. Além do bloco da bomba, os dois ventiladores Riing Duo RGB da gama TT oferecem o melhor desempenho possível para equipamentos de jogos de última geração. E se isso lhe parecer pouco, eles têm versões em 280 mm e 360 ​​mm.

Antes de prosseguir, sempre apreciamos a confiança que a Thermaltake deposita em nós, emprestando seu sistema RL para nossa análise.

Recursos técnicos do Thermaltake Floe DX 240 TT Premium Edition

Desembalagem

Nesta ocasião, o Thermaltake Floe DX 240 usou uma apresentação dos mais comuns da marca. É uma grande caixa de papelão rígida para ser um sistema de 240 mm que abrirá como sempre no lado superior na forma de uma caixa. Nas faces externas, temos uma serigrafia completa e elaborada que mostra o equipamento em operação, juntamente com muitas de suas características, afetando especialmente o sistema de iluminação.

No interior, temos uma distribuição exatamente igual aos outros modelos, com todos os acessórios do sistema perfeitamente acomodados em um molde de papelão em forma de ovo e todos enfiados dentro de plásticos.

O pacote configurável neste caso consiste nos seguintes elementos:

  • Thermaltake Floe DX 240 Sistema de resfriamento 2x Thermaltake Riing Duo Ventiladores traseiros universais RGB Suportes de soquete Intel e AMD Parafusos de montagem Adaptador MOLEX de alimentação Adaptador MOLEX de potência Controlador interno RGB e micro USB Controlador interno Microcontrolador Base adesiva Manual do usuário Manual de instruções

Desta vez, a placa fria já tem a pasta térmica aplicada, portanto, ela aceita apenas um conjunto antes de comprar a pasta térmica individualmente.

Design e características exteriores

Começamos com a revisão do Thermaltake Floe DX 240, que é uma edição Premium, o que significa que tanto a qualidade de construção quanto o desempenho devem ser superiores aos modelos ARGB Water 3.0, por exemplo. A presença de ventiladores topo de gama, como o Riing Duo ou uma bomba de 3600 RPM, é motivo para confiar nisso.

Temos a versão de 240 mm, em nossa opinião a que oferece a maior versatilidade de todas para montá-la na maioria dos chassis do mercado. No entanto, o fabricante possui versões de 280 mm (2 ventoinhas de 140 mm) e 360 mm (3 ventoinhas de 120 mm) como o desempenho máximo. Vamos ver as características de cada um de seus componentes.

Radiador de 240mm

O radiador que monta o Thermaltake Floe DX 240 é completamente feito de alumínio, um material típico para esse elemento cuja função é resfriar o líquido no circuito. Suas medidas são obviamente padrão, 274 mm de comprimento, 120 mm de largura e 27 mm de espessura. Para melhorar a apresentação, foi coberto com uma fina camada de tinta preta fosca.

A parte central possui 13 dutos verticais em configuração longitudinal, através dos quais circula o fluido quente proveniente da bomba. Entre cada duto, temos um denso tipo de onda que distribuirá melhor o calor na superfície. O fabricante não fornece um TDP de dissipação máxima para o sistema, embora deva ser pelo menos 330W como outros equipamentos disponíveis no mercado. As bordas deste radiador são cobertas por uma estrutura metálica mais espessa que oferece rigidez e as perfurações necessárias para instalar os ventiladores.

Algo que falta neste modelo é um plugue para acessar o fluido no circuito. Dessa forma, poderíamos trocar o líquido após alguns anos de uso ou purgá-lo quando necessário. Pensamos que um modelo topo de gama como este deveria tê-lo para manutenção.

O que temos são tubos de muito boa qualidade e comprimento, pois são feitos de borracha com boa espessura, a julgar pelo pouco que dobram e com 326 mm de comprimento. Não atingimos 400 mm em configurações de 360 ​​mm, mas não devemos ter problemas para instalar em chassis de grandes dimensões. Esses tubos têm uma cobertura de malha, presumivelmente nylon para reforçá-los.

As tomadas no radiador são de alumínio com montagem sob pressão, e a tomada nas extremidades é de plástico rígido. Eles não permitem rotação como no caso da bomba, algo normal para evitar quebras no manuseio do equipamento.

Bloco de bombeamento

Veremos mais detalhadamente o bloco de bombeamento do Thermaltake Floe DX 240, que contém a bomba e a placa de resfriamento responsável por dissipar o calor da CPU. A Thermaltake mantém um bom design cilíndrico para o bloco com um tamanho bastante compacto e uma superfície de chapa fria não muito larga.

Precisamente esta base é feita na forma de uma placa de cobre polida com a pasta térmica pré-aplicada. O polimento é muito bom, sendo praticamente um espelho, e a camada de pasta não é ruim. Isso é bom para usuários inexperientes em sua aplicação, mas, por outro lado, nos limita a apenas uma montagem, pois, por um segundo, devemos comprar pasta térmica por conta própria.

Esta base é fixada por um grande número de parafusos no corpo do bloco, que é novamente feito inteiramente de plástico rígido. Entendemos a escolha pelo simples fato de ser um material que não enferruja com o líquido e pesa pouco, mas não é o acabamento mais premium que pode ser encontrado. Da mesma forma, toda a área superior inclui iluminação RGB, tanto no logotipo quanto no anel externo, mais tarde a veremos em ação.

A bomba usada oferece uma velocidade máxima de 3600 RPM e será controlada por um sinal PWM da placa-mãe ou do software correspondente. Funciona em uma faixa entre 5 e 12 V com intensidade entre 0, 325 e 0, 4 A. O sistema de bombeamento correspondente ao tipo DDC com câmara dupla para fluido quente e frio, embora neste caso a bomba não injete o fluido na a placa de cobre, mas a remove para enviá-la ao radiador. Os tipos de rolamentos do motor e os enrolamentos que ele usa não são especificados, portanto, não temos um número de MTBF do fabricante.

O sistema de montagem, neste caso, é baseado em um anel intercambiável duplo para AMD ou Intel, que devemos inserir diretamente no cilindro do bloco de bombeamento e fixá-lo com um segundo anel. A verdade é que é um derivado que já vimos em outros tempos, muito simples quando entendemos como funciona. O Asus Ryuo usa um muito semelhante, mas mais simplesmente porque não possui o segundo anel e está diretamente conectado. Nesse caso, as entradas do tubo são dois cotovelos de plástico rígido resistentes à pressão que podem girar.

A compatibilidade que temos com este bloco será:

  • Para a Intel, temos compatibilidade com os seguintes soquetes: LGA 1366, 1150, 1151, 1155, 1156, 2011 e 2066 E, no caso da AMD, os seguintes: AM4, AM2, AM2 +, AM3, AM3 +, FM2, FM2 + e FM1

perdemos o suporte com o TR4 dos Threadrippers e o soquete 775 do primeiro Core 2 da Intel.

Fãs

Continuamos com o sistema de ventilação do Thermaltake Floe DX 240, que é composto por dois Thermaltake Riing Duo RGB, que também foram apresentados durante a Computex 2019. Esses ventiladores podem ser adquiridos independentemente em um pacote de 3 unidades com seu próprio microcontrolador para gerenciar velocidade e iluminação. Nesse caso, estamos nas mesmas circunstâncias, embora existam duas que incluímos, como é normal.

Eles têm medidas de 120 x 25 mm, formando assim uma espessura máxima de radiador + ventoinha de 52 cm. Esses ventiladores são capazes de girar de 500 a 1500 RPM usando o controle PWM direto do controlador incluído. Eles também geram um fluxo máximo de 42, 52 CFM e uma pressão estática de 1, 45 mmH2O, para que tenham um bom equilíbrio entre fluxo e pressão ideal para radiadores. Finalmente, eles geram um ruído máximo de 23, 9 dBA. O Riing Duo tem um rolamento do tipo hidráulico e cada um pesa 163 gramas. Sua vida útil ou MTBF é de 40.000 h, um valor relativamente baixo para esse tipo de rolamento, devemos dizer.

A qualidade de construção é muito boa, com uma coroa central fornecida com iluminação e a área do rotor, fornecendo assim um número de 36 LEDs endereçáveis. O sistema helicoidal da lâmina é branco translúcido, como é habitual para os ventiladores RGB. Da mesma forma, os quatro cantos têm protetores de borracha nos dois lados para evitar vibrações e, assim, reduzir o ruído.

Microcontrolador e iluminação RGB

O Thermaltake Floe DX 240 possui um dos seus pontos fortes no sistema de iluminação RGB, integrado aos ventiladores e ao bloco da bomba. O sistema também inclui o microcontrolador correspondente, que além de direcionar os LEDs, também inclui o controle de velocidade dos ventiladores, o que facilita muito a conectividade do aparelho e evita o emaranhado de cabos.

Tudo isso pode ser controlado em primeira instância com o nosso próprio software Thermaltake RGB Plus, conectando o cabo USB do controlador ao USB 2.0 interno da placa-mãe. No entanto, a marca também oferece perfeita compatibilidade com a tecnologia Razer Chroma, desde que tenhamos o TT RGB Plus e o Razer Synapse 3. A vantagem desse sistema é que podemos integrar produtos de ambas as marcas e é possível sincronizar a iluminação com certos jogos como DOOM ou Metro.

E não é tudo, porque também optou pela alta versatilidade, integrando um sistema de controle de voz para iluminação e velocidade do ventilador com o próprio aplicativo Android AI Voice Control Android do fabricante ou com o Amazon Alexa. Então, a verdade é que opções não nos faltam.

Embora seja verdade que temos algumas opções de controle disponíveis no que diz respeito ao software proprietário da Thermaltake, a interação é exatamente a mesma que com outros produtos. O TT RGB Plus, do nosso ponto de vista , não oferece a interface mais amigável de todas, com gerenciamento completo do sistema, mas ainda atualizável em termos de interação e limpeza do usuário.

Este controlador incluído tem capacidade para conectar no máximo 5 dispositivos. Neste caso, temos 3, dois ventiladores e a bomba. Da mesma forma, o sistema pode ser estendido até 16 controladores, que é o que o software suporta no máximo. A entrada de energia é feita através do MOLEX, em vez do SATA, e a saída de dados é via Micro USB com o cabo incluído.

Na parte inferior, temos um painel de comutadores que serve apenas para atribuir um número ao controlador. Isso será útil se tivermos mais de um, pois o software precisa do ID do controlador para poder acessá-lo. A Thermaltake terá suas razões para fazer isso manualmente e não por software.

Teste de desempenho com o Thermaltake Floe DX 240

Após a montagem no soquete Intel LGA 2066, é hora de mostrar os resultados de temperatura com esta Thermaltake Floe DX 240 em nossa bancada de testes, que consiste no seguinte hardware:

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Core i9-7900X

Placa de base:

Asus X299 Prime Deluxe

Memória:

16 GB a 3600 MHz

Dissipador de calor

Thermaltake Floe DX 240

Placa gráfica

AMD Radeon Vega 56

Fonte de energia

Corsair AX860i

Para testar o desempenho deste dissipador de calor com os dois ventiladores instalados, submetemos o Intel Core i9-7900X a um processo de estresse com o Prime95 por um total de 48 horas ininterruptas e na velocidade de estoque. Todo o processo foi monitorado pelo software HWiNFO x64 para mostrar a temperatura mínima, máxima e média ao longo do processo.

Também devemos levar em consideração a temperatura ambiente, mantida permanentemente a 24 ° C.

Os valores da temperatura estão dentro do esperado em um sistema de 240 mm, embora esperássemos que uma temperatura média um pouco mais baixa e mais baixa de 60 ° C correspondesse a outros modelos, como o recentemente testado Corsair ou Enermax.

As temperaturas nunca excederam 80 ° C, com picos muito altos de 78, como podemos ver no gráfico. Talvez esses picos tivessem sido melhorados com uma pasta térmica de maior desempenho ou com um sistema de bombeamento que coloca a água com maior pressão na placa fria de cobre. De qualquer forma, são ótimos resultados para um processador 10C / 20T voltado para a estação de trabalho.

Palavras finais e conclusão sobre o Thermaltake Floe DX 240

Chegamos ao final desta análise e o sistema que a Thermaltake propõe produziu resultados fantásticos de temperatura com uma CPU bastante poderosa como a 7900X. Com uma média de 61 ° C após 48 horas de estresse, não podemos reclamar, embora devamos admitir que esperávamos valores abaixo de 60 ° C devido ao custo do produto.

A compatibilidade e o sistema de montagem estão em um nível muito bom. Por um lado, apenas o soquete AMD TR4 é excluído, estando disponível para o atual desafio da plataforma. Por outro lado, o sistema de montagem é bastante simples quando descobrimos a utilidade dos diferentes anéis que estão incluídos. Um sistema bastante confiável e com a pasta térmica já pré-aplicada, o que facilita as coisas.

Um dos principais pontos fortes do sistema Thermaltake RL é que ele possui uma seção de iluminação impressionante. Não apenas pelo número de LEDs, mas pela grande integração com outros sistemas, como Razer, gerenciamento de voz ou com um controlador útil que cuida de tudo, incluindo as RPM dos ventiladores. Isso economiza muitos cabos e podemos dimensionar o sistema com mais produtos Thermaltake. Vemos apenas a interface do software TT RGB Plus que pode ser aprimorada, um passo atrás da concorrência.

Recomendamos o nosso guia para os melhores dissipadores de calor do mercado

A qualidade de construção do sistema está em um nível muito bom, não é por acaso a edição Premium. Especialmente tendo dois fãs do Riing Duo, os melhores fãs de desempenho do fabricante para a RL. Gostaríamos de ter um bloco com menos plástico e mais metal e, acima de tudo, algumas informações extras sobre a bomba, como MTBF ou desempenho.

Finalmente, este Thermaltake Floe DX 240 está disponível por um preço oficial de € 199, embora o tenhamos visto na Amazon por cerca de 179 euros aproximadamente. Não é exatamente um equipamento barato, especialmente se comparado ao que outras marcas como a Enermax oferecem. Da mesma forma, o desempenho é muito bom, mas dentro do padrão de uma RL de 240 mm, portanto, um preço como o do TT Water 3.0 teria sido uma ótima notícia.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ DESEMPENHO COM PROCESSADORES DE ALTA QUALIDADE

- PREÇO

+ SISTEMA RGB ENDEREÇÁVEL COMPLETO COM MICROCONTROLADOR

- UTILIZAÇÃO DE PLÁSTICO NO BLOCO DE BOMBA

+ FÃS DUO RIING DE ALTA QUALIDADE

- INTERFACE DE SOFTWARE

+ DISPONÍVEL EM 240, 280 E 360 MM

+ MUITO SILENCIOSO

A equipe de Revisão Profissional concedeu a ele a medalha de ouro:

PROJETO - 89%

COMPONENTES - 85%

REFRIGERAÇÃO - 86%

COMPATIBILIDADE - 88%

PREÇO - 70%

84%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button