Avaliações

Análise do Enermax liqmax iii rgb 240 em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

O Enermax Liqmax III RGB 240 é o novo sistema de refrigeração líquida proposto pela marca de Taiwan e apresentado juntamente com sua versão de 120 mm para chassis pequenos. Neste modelo, ele propõe uma melhoria estética ao sistema com um bloco de acrílico frio e muita iluminação, tanto nele como nos ventiladores.

O fabricante também melhorou a eficácia deste bloco com a tecnologia de câmara de líquido duplo para capturar melhor o calor da superfície de cobre e transferi-lo para o dissipador de calor de alumínio. Como sempre, veremos do que ele é capaz com o i9-7900X e o enfrentaremos com outras propostas da concorrência, e prestar atenção ao preço, pois isso o surpreenderá.

Antes de prosseguir, devemos agradecer à Enermax pela confiança que eles nos deram, emprestando seu sistema RL para nossa análise.

Características técnicas Enermax Liqmax III RGB 240

Desembalagem

O Enermax Liqmax III RGB 240 utiliza um padrão de apresentação clara e de alta qualidade no mercado de refrigeração. Temos uma caixa de tamanho compacto construída em papelão rígido com uma abertura do tipo caixa. Tudo é impresso nas faces visíveis com uma agradável cor RGB em fundo preto, para apresentar o produto e as principais características do sistema.

No interior, temos todo o sistema de refrigeração desmontado, exceto o circuito logicamente. Todos os componentes são embalados em sacos plásticos e acomodados em um molde de caixa de ovo de papelão para toda a vida.

Então, por dentro, temos todos esses elementos:

  • Sistema de refrigeração Enermax Liqmax III RGB 240 2x Ventiladores Enermax de duplo convexo Placa traseira universal Suportes de soquete Intel e AMD Parafusos de montagem Dow Corning Pasta térmica Seringa Power Multiplicador de 4 pinos para ventiladores Conector RGB de 4 pinos Manual de instruções do usuário

Veremos que, neste modelo, o assunto dos cabos foi muito otimizado, embora ainda existam muitos que temos para energia e iluminação.

Design e características exteriores

Não há dúvida de que cada vez mais sistemas de refrigeração líquida estão se estabelecendo no mercado como elementos básicos para um computador de jogos. E isso é demonstrado simplesmente pelo fato de os fabricantes estarem ajustando os preços de seus produtos a valores mais baixos do que muitos refrigeradores de ar.

É exatamente isso que o Enermax Liqmax III RGB 240 nos oferece, muito econômico e com o desempenho adequado de um líquido, quase sempre superior a um sistema de ar. Temos duas versões, embora tenhamos escolhido analisar a configuração de 240 mm, pois ela é a mais padronizada e atraente para a maioria dos usuários. Também não pode faltar um sistema de iluminação RGB completo, embora veremos tudo isso durante esses parágrafos.

Radiador de 240mm

O radiador do Enermax Liqmax III RGB 240 é o responsável por resfriar a água que circula dentro do sistema. Elemento com medidas padrão de 274 mm de comprimento, 120 mm de largura e 27 mm de espessura. É inteiramente feito de alumínio e pintado completamente de preto.

Ele também possui um design padrão de dutos planos que passam longitudinalmente pelo radiador, completamente preenchidos com aletas do tipo onda que ajudam a dissipar o calor. O fabricante garante uma capacidade de refrigeração TDP de 330W, ideal para CPUs de alta potência. As áreas superior e inferior são de alumínio, e o fabricante teve o detalhe de colocar um bujão no bloco para purgar a troca de fluidos do sistema. É algo que valorizamos muito do ponto de vista da manutenção.

O bloco oferece a possibilidade de instalar ventiladores nos dois lados da superfície, com uma estrutura metálica reforçada com acabamentos muito bons. Nesse caso, os soquetes dos tubos parecem metálicos, como sempre localizados na área lateral superior. Os tubos são construídos em poliamida de borracha e apresentam um revestimento de malha de nylon. A julgar pela baixa flexibilidade, eles parecem ser de espessura bastante aceitável e de boa qualidade.

O conjunto também é caracterizado por um baixo peso de apenas 0, 795 kg sem contar os ventiladores, o que indica que o próximo elemento que veremos, o bloco, tem plástico suficiente.

Bloco de bombeamento

Continuamos com o bloco de frio, bloco de bombeamento ou placa de frio deste Enermax Liqmax III RGB 240, comprometido com um design muito sóbrio chamado Aurabelt. É um bloco basicamente quadrado com cantos chanfrados para formar um design essencialmente octogonal. A verdade é que não é pequeno, algo útil para processadores com IHS grande, como a Intel da plataforma 2066.

Praticamente toda a estrutura externa é feita de plástico acrílico preto para reduzir bastante o peso do conjunto. No topo do bloco, foi instalada uma placa de metacrilato que fornece iluminação RGB no logotipo central da marca. Da mesma forma, na área lateral, podemos ver outra banda grossa de plástico branco translúcido que obviamente possui iluminação RGB.

Chegamos à área das garras, que neste caso é um sistema de quatro braços em cada canto que teremos que desmontar se quisermos optar pela plataforma AMD, pois elas vêm de fábrica com as garras da Intel no lugar. Dessa forma, eles serão compatíveis com todos os sistemas de soquete especificados. E, finalmente, um bloco frio de cobre muito bem polido foi instalado para capturar o calor do processador.

Então chegamos ao sistema de bombeamento, com um novo design aprimorado da Enermax chamado Dual Chamber. Este sistema é baseado em uma câmara dupla com o motor da bomba isolado. A primeira câmara é a maior, que coloca o líquido em contato direto com o centro da placa fria, graças ao sistema de entrada central de refrigerante Enermax. A segunda câmara é a que coleta o fluido quente para enviá-lo ao dissipador de calor.

A bomba é composta de rolamentos do tipo cerâmico que proporcionam uma vida útil de cerca de 50.000 horas. O motor, imaginamos que do tipo DDC, é capaz de girar em torno de 3.100 RPM, graças a uma fonte de 12V a 0, 4A fornecida diretamente pelo conector na placa-mãe. Nesse caso, não precisaremos do cabo SATA para que tudo funcione. De fato, em um dos lados é onde temos a saída desse cabo de alimentação e o conector de 4 pinos para o RGB que veremos mais adiante.

Por sua vez, a pasta térmica é fornecida em uma seringa separada de apenas 2 g para aplicação manual. O composto vem do modelo TC-5121 da Dow Corning, oferecendo uma condutividade térmica de 2, 5 W / mK. Não é uma condutividade muito alta, embora o sistema tenha se mostrado muito solvente em processadores de última geração. Com esta seringa, teremos pelo menos duas ou três aplicações, o que não é ruim.

A compatibilidade que temos com este bloco será:

  • Para a Intel, temos compatibilidade com os seguintes soquetes: LGA 1366, 1150, 1151, 1155, 1156, 2011 e 2066 E, no caso da AMD, o seguinte: AM2, AM2 +, AM3, AM3 +, AM4, FM2, FM2 + e FM1

Fãs

Em seguida, voltamos aos fãs do Enermax Liqmax III RGB 240, que obviamente serão dois e serão incluídos. Essas são as lâminas duplas convexas Enermax RGB criadas especificamente para esse novo sistema.

Em essência, são ventoinhas de 120 mm com uma espessura de 25 mm, que adicionadas ao radiador produzem uma espessura de 53 mm. Possui iluminação RGB, portanto suas lâminas são feitas de plástico branco. Nos 4 cantos, eles têm as placas de borracha correspondentes para reduzir as vibrações.

O tipo de rolamento que o motor carrega não é especificado, embora eles garantam um MTBF de 50.000 h, o que certamente não é muito para um ventilador. Eles poderão girar em uma faixa entre 500 e 1.600 RPM, graças a um controle PWM integrado através de cabeçalhos de 4 pinos que conectaremos à nossa placa. O desempenho desses ventiladores fornece um fluxo de ar máximo de 72, 1 CFM e uma pressão estática máxima de 1, 98 mmH2O, gerando um ruído máximo de 27 dBA.

Detalhes de montagem

No pacote do Enermax Liqmax III RGB 240, o manual de instruções para refrigeração líquida é incluído como de costume.

A verdade é que ele não tem muita complicação, muito menos se vamos instalá-lo em um soquete 2066 como nós. O sistema possui uma placa traseira genérica que muitos fabricantes já usam para torná-lo compatível com todos os soquetes especificados. Basta remover o original da placa (exceto o 2066) e colocá-lo com os parafusos correspondentes, conforme indicado nas instruções.

Mas se devemos comentar que há um pequeno inconveniente ao montá-lo. O sistema é baseado em 4 parafusos que foram instalados anteriormente para servir de base para a placa fria e, em seguida, outros 4 parafusos que a fixam. Quando deixamos o sistema montado e queremos desmontá-lo, todos os parafusos acompanham o bloco, pois os parafusos que compõem a base não podem ser apertados porque não possuem cabeça. Isso faz com que tenhamos de usar um alicate para separar os dois parafusos.

Devemos ter em mente que, para os soquetes AMD , teremos que remover as garras de metal do bloco frio e colocar o segundo conjunto fornecido.

Dito isto, o resto é bastante direto. O fabricante fornece um divisor para conectar os dois ventiladores à placa, bem como um cabo para conectar sua iluminação à bomba e, assim, sincronizar todo o sistema.

Iluminação RGB

Por último, mas não menos importante, veremos o sistema de iluminação completo que o Enermax Liqmax III RGB 240 oferece. Apesar de seu baixo preço, é o nível da concorrência.

O sistema em questão está integrado nos ventiladores e no bloco de bombeamento. Por sua vez, o microcontrolador está integrado neste bloco, que possui um conector de 4 pinos na lateral para também sincronizar os ventiladores.

O sistema não possui nenhum tipo de conexão USB 2.0 para a placa, nem um comando para modificar as animações. Isso significa que precisamos instalá-lo no cabeçalho RGB da nossa placa-mãe. O sistema é compatível com todas as principais tecnologias de iluminação, Asus AURA Sync, Gigabyte RGB Fusion, MSI Mystic Light e ASRock Polychrome RGB.

Testes de desempenho com o Enermax Liqmax III RGB 240

Após a montagem, é hora de mostrar os resultados da temperatura com este Enermax Liqmax III RGB 240 em nossa bancada de testes, que consiste no seguinte hardware:

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Core i9-7900X

Placa de base:

Asus X299 Prime Deluxe

Memória:

16 GB a 3600 MHz

Dissipador de calor

Enermax Liqmax III RGB 240

Placa gráfica

AMD Radeon Vega 56

Fonte de energia

Corsair AX860i

Para testar o desempenho deste dissipador de calor com os dois ventiladores instalados, submetemos o Intel Core i9-7900X a um processo de estresse com o Prime95 por um total de 48 horas ininterruptas e na velocidade de estoque. Todo o processo foi monitorado pelo software HWiNFO x64 para mostrar a temperatura mínima, máxima e média ao longo do processo.

Também devemos levar em consideração a temperatura ambiente, mantida permanentemente a 24 ° C.

Em relação às temperaturas que não foram surpreendidos, o conjunto oferece um bom desempenho e a pasta térmica faz um bom trabalho no gerenciamento dos picos de temperatura. De fato, uma média de 51 ° C é quase o melhor que temos em nossa lista de revisão de sistemas de refrigeração.

O sistema em geral é bastante silencioso, sendo uma bomba pequena que quase não se nota e funciona com ventiladores que quando não excedem 2000 RPM também mantêm um baixo nível de ruído.

Palavras finais e conclusão sobre o Enermax Liqmax III RGB 240

Este sistema de refrigeração nos deixou sentimentos muito bons em relação ao seu desempenho. Uma configuração de 240 mm com uma boa placa fria que mantém as temperaturas muito baixas em uma CPU de alto desempenho como a 7900X. Superando até outros modelos da concorrência de maior custo e maior tamanho.

O bom do formato de 240 mm é que praticamente todos os chassis são compatíveis. Da mesma forma, oferece compatibilidade com todos os soquetes atuais, exceto o Threadripper, algo normal. O bloco é de bom tamanho para cobrir todos os tipos de CPU e também muito bem polido.

Recomendamos o nosso guia para os melhores dissipadores de calor do mercado

A qualidade de construção, no entanto, poderia ser melhor. Temos um bloco com muito plástico e isso nos shows de acabamentos estéticos e de toque. Além disso, ter um MTBF de 50.000 h em bombas e ventiladores o torna um pouco abaixo do modelo TOP. Algo muito positivo é que ele possui uma tampa para trocar o refrigerante e os ventiladores de alto desempenho e muito silenciosos.

O sistema completo de iluminação é uma grande atração para o público em geral, mais uma vez, devido ao seu bom preço, ter algo tão marcante o torna muito apetitoso. Apesar de oferecer uma ótima experiência de visualização, não temos nosso próprio sistema de endereçamento. Para interagir com ele, teremos que conectá-lo ao cabeçalho RGB da placa, sem poder personalizar seus LEDs um por um.

Este Enermax Liqmax III RGB 240 o disponibilizará por apenas 60 euros, sendo um dos 240 mais baratos que podemos encontrar no mercado. Por sua abrangência e desempenho comprovado, é um sistema altamente recomendado para equipamentos de jogos.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ GRANDE DESEMPENHO NA CPU DE ALTA END

- O PLÁSTICO É USADO BASTANTE

+ COM ILUMINAÇÃO RGB

- NENHUM SISTEMA PRÓPRIO PARA DIRIGIR O RGB

+ PREÇO EXCELENTE

- FIXAÇÃO NO SOQUETE NÃO OPTIMAL

+ SILÊNCIO BOM E BOM FLUXO DE AR

+ INSTALAÇÃO MUITO SIMPLES E SEM MUITOS CABOS

+ PERFEITO PARA REFRIGERAÇÃO DE CPU DE ALTA GAMA

A equipe de revisão profissional fornece a medalha de ouro e o produto recomendado:

Enermax Liqmax III RGB 240

PROJETO - 83%

COMPONENTES - 80%

REFRIGERAÇÃO - 90%

COMPATIBILIDADE - 88%

PREÇO - 90%

86%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button