Tutoriais

Test Teste de memória RAM: melhores aplicações para verificá-lo?

Índice:

Anonim

Continuamos com nossos tutoriais de hardware e, neste caso, vamos aprender a fazer um teste de memória RAM para verificar a integridade de nossos módulos instalados quando nosso PC estiver apresentando problemas. É um método muito simples de executar e que pode salvar a vida do nosso PC ou, pelo menos, evitar mais danos.

Índice de conteúdo

Certamente todos vocês conhecem o Windows BSOD (Tela Azul na Morte), podemos deixá-lo em uma tela azul para os amigos. Todos nós que possuímos o Windows em algumas de suas versões e ficamos mais curiosos do que o normal, obtemos essa bela tela de tempos em tempos, o que normalmente não é um bom sinal para o nosso PC, especialmente se ocorrer continuamente.

Quando precisamos fazer um teste de RAM?

Como dizemos, as capturas de tela azuis fazem parte da história do Windows, embora seja verdade que um grande número delas não tenha muito a ver com RAM, há momentos em que o fazem. No Windows 10, já vimos que há muito menos do que no Windows XP, por exemplo, então o fato de que eles saem é motivo suficiente para ficarmos alarmados.

Uma dessas capturas de tela azuis é chamada de erro " Gerenciamento de memória ", sua "aparência" evoluiu com os sistemas, mas o que esse erro basicamente nos notifica é que nossa RAM tem um problema. Também é possível que apareça quando estivermos com overclock da própria memória e de seu perfil JEDEC. Será um dos momentos em que precisaremos usar um desses testes que veremos.

Mas há também a possibilidade de não obter erros desse tipo e simplesmente perceber uma operação muito mais lenta do que o habitual da nossa equipe, descompactar arquivos e tornar seus elementos ilegíveis sem motivo, ou causas semelhantes que honestamente nunca tivemos até agora

Em qualquer um desses casos, vale a pena verificar nosso hardware, por exemplo, a temperatura do nosso processador, discos rígidos e, claro, a RAM.

Execute um teste de memória RAM no próprio sistema Windows

Antes de analisar os diferentes programas que temos na Internet para realizar esse tipo de teste de memória RAM, vale a pena fazer uma referência especial à maneira mais fácil e como tudo. O Windows 10 (e versões anteriores) possui um utilitário chamado " Windows Memory Diagnostics ", que é basicamente um teste de memória RAM integrado ao nosso próprio sistema. Vamos ver como usá-lo.

Temos métodos diferentes para abrir esse teste no Windows, embora a maneira mais rápida seja colocar o comando " MDSCHED " na janela " run " do Windows, que podemos abrir com " Windows + R"

Nesse ponto, teremos duas opções: reiniciar diretamente e iniciar o processo ou adiar para a próxima reinicialização. De qualquer forma, lembre-se de que esse aplicativo será executado antes do PC ser iniciado.

O processo começará e seremos notificados se forem encontrados problemas nas células da memória. Não será um resultado muito detalhado, mas pelo menos saberemos da existência de algum problema.

Programas recomendados para testar a memória RAM

O programa Windows não é ruim e também é confiável, mas temos outros programas que nos mostram mais informações e também é possível fazê-lo com o sistema operacional ligado. Vamos ver o melhor sob nossa opinião pessoal.

MemTest64

O pessoal da TechPowerUp sabe como criar bons programas, e um exemplo disso é o programa GPU-Z, que nos fornece todas as informações em nossa placa gráfica. Bem, além deste, eles também têm um programa de diagnóstico para RAM que funciona como um encanto. Faça o download gratuitamente do seu site.

O Memtest64 executa uma série de testes na memória RAM, preenchendo-a com dados e interagindo com o arquivo de paginação do sistema operacional. Através desse processo de estresse, o programa pesquisará as células da memória em busca de dados corrompidos.

O bom desse teste é que podemos fazê-lo diretamente do sistema operacional, sem reiniciar, e também não precisamos instalar o aplicativo. Se desejarmos, também podemos analisar apenas uma certa quantidade de memória e é compatível com todos os processadores.

Memtest86

Certamente o programa de diagnóstico mais conhecido pela comunidade de hardware e por mais tempo.

A peculiaridade deste programa é que ele é executado a partir de uma unidade USB, que teremos que colocar no nosso PC antes de iniciá-lo e depois selecioná-lo para iniciar o sistema pequeno. Sabemos que o procedimento é um pouco tedioso, mas é sem dúvida um dos aplicativos mais completos e oferece melhores resultados de teste.

No momento do download do aplicativo no site oficial, obteremos um arquivo no qual, além do Memtest86, também teremos um pequeno programa que permitirá criar o USB inicializável com ele.

O processo é tão simples quanto selecionar a unidade USB e pressionar " Write " para iniciar o procedimento. O próximo passo será inserir o USB no PC e selecioná-lo no nosso menu de inicialização UEFI. Normalmente, a tecla Esc ou F8 é usada para iniciar este menu. Devemos ter em mente que a versão mais recente do Memtest86 na versão 8 funcionará apenas com computadores com BIOS UEFI. De qualquer forma, isso explica muito bem na página. Para equipes mais antigas, teremos outra versão disponível também gratuitamente.

O programa é extremamente completo e teremos a capacidade de usar um mouse e teclado. Com ele, podemos selecionar as opções do teste de maneira extremamente detalhada. Além disso, é um aplicativo que é atualizado regularmente e compatível com todos os tipos de processadores de 32 e 64 bits, bem como com todos os tipos de RAM. O melhor que temos.

VMmap

O VMmap não é um aplicativo destinado a testar a integridade da memória RAM, mas pode ser complementado com qualquer um dos anteriores, pois é capaz de nos mostrar indicadores gráficos do uso da memória RAM divididos em processos e threads

A verdadeira utilidade consiste em descobrir se, neste espaço ocupado pela memória, temos dados suspeitos ou uma carga anormalmente alta. Portanto, será uma boa maneira de procurar vírus hospedados na memória ou bugs semelhantes. Também é um aplicativo totalmente gratuito que você pode baixar no site da Microsoft. Não esqueça que também não é necessário instalá-lo e que ele deve ser executado diretamente no sistema operacional.

O que teremos que fazer ao abri-lo é clicar em " Arquivo " e escolher um dos processos em execução no nosso sistema. O aplicativo mostrará absolutamente todas as informações que estão hospedadas na RAM deste processo. Seu objetivo é o uso mais avançado, já que a maioria das coisas certamente irá para a área chinesa, mas será um método infalível para detectar anomalias.

Resultados e possíveis ações a serem realizadas

Ao realizar um teste de memória RAM, teremos que verificar se o programa em questão nos diagnostica com um erro. Nesse caso, o mais importante será identificar qual é o módulo, isolá-lo do resto, o que isso significa? Bem, isso significa removê-lo da nossa placa-mãe. Os erros nas células de memória RAM são normalmente reproduzidos para outras pessoas e podem causar falhas em cascata até que o módulo completo acabe.

Ou talvez o erro se intensifique e, finalmente, nosso computador não inicie. Lembre-se de que o próprio BIOS faz um diagnóstico básico na inicialização para determinar se a RAM está operacional e funcionando corretamente.

Também podemos alterar o módulo do slot e verificar novamente através do software se o erro persiste. Nesse caso, podemos enviar diretamente a memória passo a passo e mantê-la até que ela se quebre completamente. Geralmente são falhas físicas e são impossíveis de recuperar.

Se você quiser ver mais tutoriais e artigos relacionados à RAM, aqui estão alguns:

Melhor memória RAM do mercado

Se você tiver alguma dúvida ou quiser apontar algo, deixe-nos um comentário. Você acha que as melhores aplicações foram as que escolhemos? Você conhece algum outro programa de teste de memória RAM?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button