Tutoriais

Teste de memória ram: melhores aplicações

Índice:

Anonim

Testar e testar sua RAM é uma ação que sempre procuramos quando realizamos nossa nova aquisição. Certamente, todos nós caímos na tentação de ver em termos numéricos o desempenho do nosso novo PC com os vários programas de benchmark disponíveis, já que gastamos o dinheiro e muito menos nos proporcionamos essa satisfação.

Índice de conteúdo

Mas não se trata apenas de ver até onde pode chegar, testar a RAM será muito útil para descobrir possíveis erros nela ou verificar a integridade do hardware que instalamos.

O que influencia a memória RAM no nosso PC

A memória RAM está localizada no segundo nível de armazenamento do nosso computador, consiste em módulos compostos por uma PCB com vários circuitos integrados capazes de armazenar temporariamente informações dentro deles. É a ponte entre o processador e o disco rígido para acelerar as tarefas e processos executados.

A função da memória RAM é armazenar os programas em execução no nosso PC. Esses programas são divididos em tarefas e processos, que irão diretamente para a CPU a ser processada, obtendo os resultados que desejamos. A memória RAM nos computadores de hoje está em comunicação direta com a CPU, que implementa o tradicionalmente chamado NorthBrigde ou North Bridge através de um controlador de memória interno.

Se a RAM não existir, o processador deve procurar os programas e instruções em execução diretamente no disco rígido, a unidade em que todos os arquivos são armazenados permanentemente. Vamos saber que o disco rígido é muito, muito mais lento que a RAM, até os novos SSDs NVMe são muito mais lentos. Por exemplo: o NVMe Samsung Evo 970 oferece números de leitura e gravação de cerca de 3.500 MB / s, alto, certo? Bem, uma RAM de 2666 MHz é capaz de atingir números de leitura e gravação de 37.000 MB / s, quase nada.

A CPU é muito mais rápida que a RAM, então imagine quão lento seria o nosso computador se não o tivéssemos. Além disso, quanto mais espaço de armazenamento a RAM tiver, mais tarefas poderemos executar simultaneamente.

O que é uma referência e para que serve?

Se quisermos testar e testar nossa RAM, precisamos usar programas de benchmark, você realmente sabe o que esses programas fazem?

Bem, uma referência é basicamente um aplicativo cuja função é medir o desempenho de um componente ou dispositivo eletrônico instalado em nosso computador. O que este programa faz está sujeito a testes exigentes e várias tarefas no componente em questão para analisar o quão bem ele os cumpre. Para fazer isso, os programas têm um banco de dados interno ou da Internet de todos os computadores ou componentes analisados, para que o usuário possa localizar seu componente nessa lista com base na pontuação que o programa atribuiu.

Por que estamos interessados ​​em benchmarking

Um benchmark nos fornece uma pontuação de referência que podemos comparar com outros componentes semelhantes, mesmo idênticos aos nossos. De fato, esses programas também nos fornecem informações completas sobre esse componente, como RAM.

Colocando essa pontuação na lista, nos permite saber mais ou menos exatamente quão bom ou ruim o componente analisado é. Isso é básico ao explorar o mercado de eletrônicos em busca dos melhores componentes e o motivo da existência de páginas como nós.

Testar e testar minha memória RAM

Já sabemos a importância da memória RAM para nossa equipe e em que consiste um benchmark, algo que sem dúvida fará parte da série de testes e experimentações de nossa memória RAM. Vamos ver de que hooligans podemos lembrar.

Saiba qual é a minha memória RAM, quantidade e velocidade com CPU-Z

Começamos os testes com uma tarefa bastante simples, embora possa ser muito útil e que seja conhecer todas as características da nossa memória RAM. O programa favorito para isso será o CPU-Z, somos pesados, mas é um daqueles que nos mostra informações mais úteis. Podemos baixá-lo gratuitamente no site oficial.

Depois de instalá-lo, precisaremos apenas abri-lo para começar a ingerir informações. Como aqui se trata de conhecer nossa memória RAM, iremos à seção Memória e à seção SPD para descobrir informações sobre elas.

Aqui encontramos informações bastante interessantes. Poderemos saber qual é o tipo e a quantidade total que instalamos, por sua vez, informa se o configuramos no canal único ou no canal duplo. Lembre-se de que para instalar as memórias no canal duplo, elas devem ser instaladas nos slots da mesma cor (geralmente nos slots 1-3 e 2-4).

Na área inferior, a frequência será mostrada em tempo real e suas medições de latência.

Vamos continuar com a próxima seção, SDP, onde obteremos muito mais informações sobre os módulos que instalamos. Para fazer isso, a chave é selecionar os slots que estão ocupados na área superior esquerda (os livres estarão em branco).

Aqui podemos saber a velocidade da minha RAM, a quantidade de cada módulo, a marca e o modelo específico de cada um. Na área inferior, teremos informações sobre os perfis JEDEC, que mostram a velocidade de operação da RAM.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Para qualquer coisa, escreva-nos na caixa de comentários ou no fórum de hardware.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button