Tutoriais

Temperature Temperatura do processador: o que é tj max, tcase e tunion?

Índice:

Anonim

Verificar a temperatura do processador do nosso PC é algo que todos os usuários devem fazer com frequência. Não dizemos que é necessário monitorá-lo continuamente, mas verificamos periodicamente valores como CPU Package, Tunion e verificamos que esses valores são sempre inferiores a Tj Max. O que tudo isso significa? Bem, agora vamos ver.

Índice de conteúdo

Atualmente, temos muitos aplicativos para medir a temperatura do processador completamente de graça. De fato, temos até gadgets para nossa área de trabalho com programas como o Rainmeter ou similar. Hoje vamos tentar ver o mais completamente possível tudo sobre a temperatura do processador.

Por que controlar a temperatura da CPU

Nosso processador é um dos elementos, se não o máximo, que quanto mais alta a temperatura puder passar por sua operação. Através dele, passe todas as instruções dos programas, sistema operacional e dispositivos. Para isso, devemos adicionar sua alta frequência de trabalho, que às vezes toca 5 GHz e faz com que a temperatura suba com a passagem de energia através de seus núcleos.

É por isso que um bom sistema de refrigeração é tão importante quanto comprar qualquer outra peça de equipamento. Além do mais, hoje em dia um computador não funcionará, a menos que tenhamos um dissipador de calor, uma vez que o Thermal Throttling será ativado para proteger a integridade de nossa CPU, desligando o PC mesmo se necessário. Então veremos do que trata este sistema.

No mercado, temos muitos modelos de CPU e também dois principais fabricantes, AMD e Intel. Em geral, devemos dizer que a AMD sempre teve processadores mais quentes que a Intel, porque, como regra geral, eles sempre foram mais frequentes que a Intel. Na era Ryzen, é verdade que esse assunto melhorou bastante e temos temperaturas semelhantes nos dois fabricantes, mas ainda acima da AMD. Por esse motivo, a AMD sempre incluiu dissipadores de calor melhores e mais eficazes em suas CPUs, em comparação com as excessivamente básicas da Intel.

Termos relacionados à temperatura do processador

Vamos agora olhar para alguns termos relacionados à temperatura da nossa CPU. Estes podem ser encontrados em muitos programas ou mesmo nas especificações dos fabricantes e na folha de dados da CPU.

TjMax ou Tjunction

Também chamado de junção T ou temperatura máxima da junção. Este termo refere-se à temperatura máxima que um processador é capaz de suportar em sua matriz, ou seja, em seus núcleos de processamento.

Sabemos que um processador de aspecto externo é um PCB com um encapsulamento na forma de um retângulo quadrado ou prateado. Chamamos isso de IHS ou DTS (Integrated Thermal Diffuser), e sua função é capturar toda a temperatura dos núcleos do processador e transferi-la para o dissipador de calor que esse elemento instalou. Como você pode supor, o fenômeno da condução térmica significa que as temperaturas sempre tendem a passar da área mais quente para a mais fria, e é por isso que não teremos o mesmo valor precisamente nos núcleos e no IHS.

Tj Max é a temperatura máxima que os núcleos de um processador são capazes de suportar. Cuidado, os núcleos, não o seu IHS. Para isso, dentro de cada CPU , temos sensores que medem a temperatura de cada um de seus núcleos. Dessa forma, a placa gerencia automaticamente o fluxo atual para a CPU com base nessa temperatura Tj Max.

Cada fabricante oferece as temperaturas máximas suportadas por seus processadores no núcleo. Normalmente, um processador desbloqueado (que permite overclock) deve ter um Tj Max maior do que um bloqueado, portanto, notaremos uma melhor qualidade de construção em sua matriz interna.

Tunion

Passamos para a próxima definição. Tunion é a temperatura que é registrada o tempo todo no núcleo do processador. Essa temperatura é o que precisamos saber sempre que estamos trabalhando em nossos equipamentos e queremos monitorar nossa CPU.

Essa temperatura é medida nas junções dos transistores, onde as temperaturas mais altas de um processador são normalmente registradas para saber com total fidelidade o quão perto ou longe estamos de Tj Max.

Cada núcleo terá um sensor de temperatura que nos dirá qual temperatura ele tem. Dependendo da carga de trabalho de cada núcleo, teremos um Tunion diferente, às vezes estando muito distantes entre os núcleos colados.

TCase

Tcase, por outro lado, é a temperatura medida no IHS do processador, ou seja, em seu encapsulamento, que sempre será diferente da marcada dentro de um núcleo. Portanto, essa é a diferença fundamental entre o Tcase e o Tjunction, eles não são iguais nem representam o mesmo. O Tcase é medido na parte externa da embalagem e no centro geométrico do CPU IHS em testes de laboratório.

A própria Intel define o Tcase como "a temperatura máxima permitida no IHS de uma CPU". De fato, a menos que não tenhamos um sensor entre o dissipador de calor e o IHS, não poderemos saber com certeza a que temperatura está o encapsulamento do processador. Mas tenha certeza de que isso sempre será menor que a temperatura central.

Tcase, por exemplo, pode ser a temperatura exibida em um sensor de refrigeração líquida que possui um sensor conectado à sua base de cobre. De qualquer forma, a que sempre devemos saber é a temperatura central.

Regulagem térmica

É um sistema pelo qual um componente eletrônico mais lento é feito para evitar danos à estrutura devido à temperatura. O VRM da placa-mãe limitará o consumo de energia e, consequentemente, a frequência de trabalho, nunca excedendo a temperatura Tj Max.

Se você quiser saber mais sobre a regulagem térmica

Pacote de CPU

Essa medição geralmente está presente em muitos programas de monitoramento de temperatura. Este valor representa a temperatura média em um espaço de 256 ms do núcleo mais quente da CPU. Se, por exemplo, tivermos a temperatura de um núcleo em 31 graus e outro em 27, o pacote da CPU marcará esses 31 graus como a temperatura do pacote.

Em outros programas, o CPU Package pode ser diretamente a média entre as temperaturas registradas em cada núcleo. Consideramos que a mais correta seria a medição no primeiro caso, a fim de saber com boa mão quais temperaturas máximas um processador registrou no tempo de trabalho medido.

Faixa de temperatura do processador

Em que toda essa nomenclatura se traduz? Bem, isso nos ajudará a identificar a temperatura máxima de nossa CPU e também a identificar em tempo real as temperaturas que os sensores dos programas que usamos marcam.

Em geral, qualquer programa de monitoramento ou monitoramento tem pelo menos a capacidade de ler os sensores de temperatura dos núcleos de um processador e fornecer um pacote de CPU para nos guiar melhor nas temperaturas registradas. É, por exemplo, o que usamos para ver os resultados da temperatura de um PC nas análises.

É sempre melhor conhecer a Tunion ou a temperatura dos núcleos e, nesse caso, as considerações dependendo das temperaturas serão:

  • Menos de 40 graus: Esta temperatura será fenomenal para o nosso processador. É uma temperatura normal para um processador em repouso e com um bom sistema de refrigeração, como refrigeração líquida. Entre 40 e 60 graus: é uma temperatura mais do que satisfatória em meia carga e uso normal de um PC. Se estiver cheio nesses registros, significa que você tem um ótimo dissipador de calor. Entre 60 e 70 graus: também é uma boa temperatura quando estamos tocando e usando programas que carregam muito a CPU. Se esse não for o seu caso, verifique se o dissipador de calor está bem instalado, com pasta térmica ou se não é muito pequeno. Entre 70 e 80 graus: já entramos em nossas próprias temperaturas de CPU com overclock e trabalhando com capacidade total. Devemos revisar o desempenho de nosso dissipador de calor, poeira e pasta térmica e considerar fazer uma alteração ou introduzir mais ventiladores no chassi. Entre 80 e 90 graus - Essa é uma temperatura na qual a aceleração térmica possivelmente entra em jogo em CPUs bloqueadas. É alto e devemos considerar trocar o dissipador de calor ou melhorar bastante a ventilação do nosso chassi. Mais de 90: Somente processadores que permitem overclock são capazes de suportar essas temperaturas. E mesmo assim eles são prejudiciais à estrutura e à placa-mãe. Devemos evitar a todo custo exceder 90 graus em qualquer PC.

Tipos de dissipadores de calor para nossa CPU

Para controlar a temperatura do processador de nossos equipamentos, precisamos de um sistema de refrigeração e, no mercado, podemos basicamente encontrar dois tipos de sistemas.

Dissipador de calor com ventiladores

Consiste em um bloco de alumínio, cobre ou ambos juntos. Ele é colocado na parte superior da CPU para capturar todo o calor e distribuí-lo através de suas aletas de alumínio. Então, um fluxo de ar forçado pelo ventilador passará por eles para remover todo esse calor.

Arrefecimento por líquido

Este sistema consiste em um bloco de cobre fornecido com uma bomba instalada na CPU. Um líquido circulará através dele em um circuito fechado que transporta esse calor para um radiador, onde os ventiladores serão colocados para resfriar o líquido que irá novamente para o bloco.

Programas para medir a temperatura da CPU

Só precisamos saber como medir a temperatura de nossa CPU no PC, especificamente no Windows 10, que é o sistema que mais usamos. Para isso, já temos um artigo citando as principais aplicações que essa função faz. Um que usamos para nossos testes é o HwInfo64, que funciona muito bem e é gratuito.

Visite o artigo sobre como conhecer a temperatura do PC no Windows 10

Conclusão e links recomendados

Já sabemos mais sobre as diferentes nomenclaturas que os fabricantes e os programas usam para se referir à temperatura do processador. É algo que sempre devemos ter controlado, mesmo que de tempos em tempos, como o chassi se enche de poeira, a pasta térmica evapora e deixa de funcionar bem. É por isso que as temperaturas aumentam e reduzem a vida útil da nossa CPU.

  • Como montar um processador rapidamente Quando fazer overclock em um processador ou placa gráfica O que é um processador de perna preta
  • Melhores processadores do mercado

E se você quiser saber mais sobre nossos guias de hardware, aqui estão alguns relacionados ao tópico. O que você achou do nosso artigo sobre temperatura do processador? Você sabia o que Tj Max ou Tcase significava? Aguardamos seus comentários!

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button