Dvorak vs teclado qwerty. histórico e utilitários de ambos os teclados.
Índice:
- História do teclado Dvorak
- História do QWERTY, o padrão
- Vantagens do teclado Dvorak
- Saúde e teclado Dvorak
- Dvorak
- Desvantagens do teclado simplificado
- Quem usa esses teclados?
- Considerações finais
Se você está pesquisando teclados ultimamente, pode ter se perguntado mais de uma vez "o que é um teclado Dvorak" . Aqui veremos o que é esse layout de chave e por que ele foi criado.
O teclado Dvorak é um daqueles layouts de teclas que você pode ter visto no seu sistema, mas não entende para que serve. Além disso, você provavelmente nunca viu alguém usar esse teclado, no entanto, é um layout de teclado altamente recomendado para digitação.
História do teclado Dvorak
Embora normalmente o conheçamos hoje como o teclado Dvorak , o nome real dessa distribuição é 'Teclado Simplificado' . Seu nome coloquial deve-se a um de seus dois criadores, August Dvorak , psicólogo e professor americano.
Layout da chave Dvorak
O teclado Dvorak foi patenteado em 1936 e foi estudado e projetado principalmente pela dupla de agosto Dvorak e William Dealey. Desde aquele ano, eles apresentaram distribuições diferentes, mas não foi até 1982, quando o ANSI (American National Standards Institute, em espanhol) estabeleceu uma base sólida.
No início do século, os dois professores realizaram uma série de estudos exaustivos sobre a língua inglesa e a fisiologia das mãos. Como concluíram, o atual teclado QWERTY não faz bom uso de ambas as mãos e exerce um estresse excessivo sobre elas. É por isso que eles se propõem a criar um novo padrão.
O objetivo de Dvorak e Dealey era projetar um teclado mais ergonômico para diminuir os erros de digitação, reduzir o estresse nas mãos e acelerar a digitação. Foi assim que, em 1932, eles conseguiram montar o primeiro teclado Dvorak do mundo, que é um pouco diferente do mostrado na foto acima.
História do QWERTY, o padrão
Se você já se perguntou por que é chamado assim, é muito simples. As cinco primeiras letras do teclado começando no canto esquerdo / superior são “QWERTY”.
Layout das teclas QWERTY
Como o Dvorak , o teclado QWERTY foi projetado para otimizar a digitação, embora tenha sido criado aproximadamente 60 anos antes, em 1868 . Como apenas máquinas de escrever muito rudimentares existiam na época , o layout acabou sendo muito diferente de Dvorak devido a limitações do sistema.
Seu criador, Christopher Sholes , o projetou para impedir que as teclas da máquina de escrever colidam devido às altas taxas de digitação. Com essa limitação em mente, ele procurou uma maneira de otimizar a escrita com as duas mãos. Hoje não sofremos com esse problema, mas esse padrão tem sido tão popular que nenhuma outra distribuição conseguiu desfazê-lo.
Outra decisão de design que temos hoje é a característica distintiva das teclas 'F' e 'J'. Quando as mãos estão em repouso, os dois dedos indicadores geralmente descansam nessas duas letras. A maioria dos teclados possui uma gravação ou protuberância para permitir que o usuário saiba quais teclas ele está tocando sem precisar olhar para o teclado.
Recomendamos a leitura dos melhores laptops
No início do século 20, juntamente com os primeiros computadores de escritório, eles instalaram teclados com esse layout de teclas. Por que, se é uma distribuição mais baixa? Isso foi feito principalmente para permitir que funcionários e escritores de escritórios não precisassem reaprender a escrever. Desde então, vários países implementaram pequenas diferenças no QWERTY.
Por exemplo, a Alemanha trocou 'Y' por 'Z' , uma variante que chamamos de QWERTZ, e a França criou a sua própria com uma primeira linha totalmente diferente, chamada AZERTY . A Espanha, por sua vez, incluiu as teclas 'Ñ' e 'Ç' e dificilmente a alterou . Em geral, cada país tem pequenas diferenças, especialmente na área de símbolos (|,, \…) , onde até os teclados espanhóis e latino-americanos variam.
Vantagens do teclado Dvorak
Uma vez introduzidos na era dos computadores, os teclados já eram comuns, portanto, arrastar os costumes era estúpido. (Algo muito comum na computação).
"Sem as limitações de hardware do século passado, poderíamos evoluir para um novo padrão", pensaram Dvorak e Dealey.
Os dois professores de educação descobriram em seus estudos uma série de hobbies gerados pelos teclados QWERTY :
- A maioria das teclas mais comuns não está na linha central, é a mais fácil de alcançar.A mão esquerda trabalha mais que a direita.Algumas combinações requerem movimentos estranhos ou pressionamentos de teclas seguidos pelo mesmo dedo.
Letras mais usadas no teclado Dvorak
Em resposta, o teclado Dvorak colocou as letras mais comuns do idioma inglês na linha central. Como os ponteiros ficam nessa linha, são as teclas que podemos pressionar mais rápido, seguidas pelas teclas da linha superior. Continuando o esquema, as teclas menos usadas foram colocadas na linha mais lenta, a inferior.
Por outro lado, eles queriam que as duas mãos trabalhassem de maneira equilibrada, colocando as vogais à esquerda e as consoantes mais usadas em inglês, respectivamente. O principal motivo foi que isso força o trabalho a ser inserido com cada mão e reduz o estresse do canhoto. Eles também enfatizaram que, sendo a maioria das pessoas destras, seria mais agradável se a mão dominante trabalhasse mais.
Outro ponto que eles levaram em consideração é que é mais natural que as pessoas movam os dedos consecutivamente dos dedinhos para o índice do que vice-versa. Com todas essas idéias em mente, eles criaram a distribuição que temos hoje, que é o luxo de alguns escritores.
Saúde e teclado Dvorak
Além da redução de estresse que já discutimos, o uso do Dvorak pode oferecer algumas melhorias no seu dia a dia.
Quando você já se adaptou à escrita em Dvorak , a escrita se torna muito mais relaxada e natural. É por isso que as pessoas que sofrem de distúrbios repetitivos do movimento, como a "Síndrome do túnel do carpo", alegam alívio ou até o desaparecimento de lesões ao usar esses teclados por um tempo.
Observe também que o layout mais ergonômico das teclas distribui melhor a carga de trabalho e acelera a digitação. Se você é alguém dedicado à escrita ou que escreve muito, é uma alternativa que você deve tentar.
Por curiosidade, também existem ratos onde o importante é a ergonomia do dispositivo. Esses ratos também foram projetados para reduzir a fadiga usando o computador continuamente e têm uma forma vertical.
Dvorak
Como já vimos, o teclado Dvorak é otimizado para uso com as duas mãos. No entanto, Dvorak e Dealey também criaram duas distribuições para uso com apenas uma.
Teclados de uma mão Dvorak
Esses layouts concentram as teclas importantes, não na linha central, mas no lado direito ou esquerdo do dispositivo. Dessa forma, podemos usá-lo com uma mão e com a outra podemos usar o mouse, um painel de controle ou até mesmo escrever. (Afaste-se dessas partes, mentes sujas).
Claramente, as imagens que você vê aqui são as versões básicas, mas existem várias distribuições ligeiramente diferentes, dependendo do seu país, idioma ou gosto. Além disso, os drivers para usar esses teclados geralmente estão disponíveis na Microsoft e nas mais famosas distribuições Linux . A Apple , por outro lado, não possui um método tão direto para usar teclados alternativos.
Desvantagens do teclado simplificado
A maior fraqueza dos teclados Dvorak é a dificuldade de obter hardware dedicado. Como o QWERTY é um padrão reconhecido em quase todas as partes do mundo, quase não existem fabricantes que criam dispositivos Dvorak . Existem muitos dispositivos que possuem teclados incorporados, como laptops ou teclados, no entanto, praticamente todos montam teclados QWERTY .
Para resolver isso, podemos comprar um conjunto de adesivos para 'remapear' as teclas, embora o acabamento final não seja tão bom. Além disso, se o teclado estiver em contraluz, você perderá essa função nas teclas substituídas.
Teclado Dvorak com etiquetas caseiras. (Recomendamos a compra de uma qualidade um pouco melhor)
Outra maneira simples de aproveitar um teclado Dvora k quase completo é modificar um teclado mecânico para que as teclas estejam na mesma posição.
Por outro lado, temos o problema de atalhos e teclas com funções especiais. Muitos aplicativos têm combinações de teclas que executam ações e geralmente as projetam com o teclado QWERTY em mente. Ao reposicionar todas essas teclas, os atalhos atrapalham ou podem ser irritantes de usar.
É certo que isso pode ser corrigido, mas adiciona uma camada extra de complicação da qual alguns usuários nunca aproveitarão. O exemplo mais claro disso é a combinação 'Ctrl + C' e 'Ctrl + V', ambas no lado direito do teclado. Você pode alterar a combinação de teclas, mas se outro usuário usar o seu PC, ele poderá ter ainda outra dificuldade extra para trabalhar com ele.
Quem usa esses teclados?
Há um número interessante de pessoas que sabem, entre outras coisas, digitar nos teclados de Dvorak . Entre eles, temos:
- Steve Wozniak, co-fundador da Apple, Barbara Blackbum, a pessoa com a escrita mais rápida do mundo. Sua marca foi de 150 ppm (palavras por minuto) e picos de até 225 ppm. Bram Cohen, criador do BitTorrent Matt Mullenweg, criador do WordPress
Como você pode ver, entre algumas das pessoas mais famosas estão os usuários dedicados ao mundo da computação, pessoas que passam muitas horas escrevendo código.
Considerações finais
Agora que vimos os pontos fortes e fracos do teclado Dvorak , podemos fazer uma avaliação clara desse sistema peculiar.
Sem muita dúvida, podemos concluir que o Teclado Simplificado é uma distribuição, em todas as áreas, superior ao QWERTY , tanto em eficiência quanto em velocidade. Se você está aberto a novas experiências , deve tentar esta nova maneira de escrever.
Depois de passar pela fase de reaprendizagem (dura entre um e três meses), você desfrutará de uma digitação natural, suave e muito ágil. Obviamente, para as pessoas ao seu redor, será uma mudança bastante peculiar, pois pode ser semelhante ao uso de um teclado adaptado para outro idioma.
Felizmente, as desvantagens de usar essa distribuição podem ser superadas com soluções baratas. Depois disso, teremos uma experiência única que poucas pessoas desfrutam hoje. É altamente recomendável tentar mudar para o teclado Dvorak , tanto por sua versatilidade. quanto à sua utilidade para digitar.
Recomendamos a leitura dos melhores teclados
E você, o que você acha de Dvorak ? Você tentaria fazer a mudança? Diga-nos as suas ideias sobre o teclado simplificado abaixo.
Configurar o skype windows 10 [todos os truques e utilitários]
O Skype para Windows 10 é um dos melhores aplicativos de bate-papo e chamada de vídeo do mercado. Aqui você pode aprender alguns truques muito interessantes?
Teclado azerty vs qwerty: histórico de distribuições
Deseja saber o que é um teclado AZERTY? Aqui, informaremos o que é essa distribuição de chaves, onde é usada e seus dados mais importantes.
História do teclado qwerty
Explicamos a história e o porquê do teclado QWERTY. Onde nasce da primeira máquina de escrever! Também falamos sobre a competição em Dvorak.