Teclado azerty vs qwerty: histórico de distribuições
Índice:
Você já ouviu falar sobre o teclado AZERTY , mas não sabe o que é? Aqui, informaremos em um segundo o que é essa distribuição de chaves e suas coisas mais importantes.
Veja, o layout de teclas que conhecemos hoje como AZERTY é uma maneira de classificar e classificar as chaves para determinados usuários. Mais especificamente, hoje eles o usam apenas nos principais países francófonos do velho continente, isto é, na Europa . Se você foi ou vem da França ou da Bélgica , provavelmente saberá do que estamos falando.
Índice de conteúdo
O teclado AZERTY
Teclado AZERTY
Como o teclado QWERTY, esse layout nasceu durante a era das máquinas de escrever, com a sutil diferença de ser usado apenas em países francófonos. Enquanto o QWERTY pretendia otimizar o uso de máquinas para o inglês, o AZERTY o otimizou com o francês em mente.
Recomendamos a leitura do nosso artigo no teclado DVORAK.
Em países como Inglaterra ou Espanha , o teclado QWERTY se tornou a regra, enquanto outros países da Europa Central e Oriental adotaram outros padrões. No caso do teclado AZERTY, hoje é usado principalmente na França, Bélgica e Córsega.
Usando o teclado AZERTY na Europa.
No mapa que temos acima, podemos ver o uso do AZERTY e outros layouts de chaves na Europa .
- Verde: QWERTY Azul: AZERTY Laranja: QWERTZ Cinza: Teclados não do latino Amarelo: Variantes regionais
Ainda assim, o teclado AZERTY não é um padrão imutável, pois mesmo dentro desses territórios, temos variações como:
- Teclado AZERTY belga: variante com o mesmo conjunto de consoantes e vogais, mas com um conjunto diferente de símbolos (?! @ - _ + = § e outros). Teclado AZERTY em árabe combinado: é uma distribuição de teclas que segue a base do AZERTY , mas orientada para escrever em dois idiomas ao mesmo tempo. Com ele, podemos escrever francês e árabe ou outro idioma da região. É usado principalmente em países africanos de língua francesa.
Por outro lado, temos outros países francófonos que, no entanto, não adotaram o AZERTY . Os dois principais casos são a Suíça e o Canadá , países com uma tradição bilíngue ou mesmo trilíngue.
- Existem principalmente dois tipos de teclados no Canadá . Ambos são baseados em QWERTY , mas um é voltado para escrever francês e, ocasionalmente, inglês e outro apenas o contrário. Na Suíça, três idiomas são falados, no entanto, como o alemão é o mais dominante, é comum que a maioria dos teclados seja QWERTZ (padrão alemão). Semelhante ao Canadá , existem distribuições projetadas para escrever principalmente alemão, com francês do ensino médio e outros ao contrário.
AZERTY e sistemas de computador
Distribuição genérica de AZERTY
Os teclados AZERTY e Windows não se dão muito bem, pois não atendem a alguns padrões do idioma francês. A Imprimerie Nationale (uma figura relevante no idioma francês) recomendou certas propostas para melhorar os teclados AZERTY. Entre eles, encontramos:
- A implementação de chaves com tildes em certas vogais de capital como À, Ç, É ou È. Chaves dedicadas a ligaduras, ou seja, essas letras francesas especiais - The æ Æ O uso padrão das aspas francesas, uma vez que são frequentemente trocadas automaticamente por aspas duplas.
Por outro lado, o AZERTY implementou no segundo nível de teclas (aquelas pressionadas ao lado de Shift / Shift) alguns símbolos que não são muito úteis para o dia a dia.
Em geral, como vimos em nosso tutorial para configurar o teclado, a maioria dos idiomas não tira proveito de todas as possibilidades de suas distribuições. O maior problema é que eles têm muitas combinações de teclas não utilizadas, especialmente combinações com Ctrl + Alt / Alt Gr.
Ao contrário do Windows , no Linux , temos uma ampla gama de possibilidades. Podemos fazer o download de diferentes distribuições e até criar nossas próprias, para que não haja problemas.
Mudar para AZERTY ?
Na maioria dos casos, a resposta é clara: não. O teclado AZERTY não pretende ser um ponto determinante para melhorar a digitação, mas é uma adaptação simples para usuários francófonos.
Naquela época, ir rápido demais significava que a máquina de escrever estava emperrada, então havia limites, e tanto o QWERTY quanto o AZERTY nasceram nessas circunstâncias. A idéia principal era atingir a maior velocidade média, mas sem ir muito rápido para não dificultar a escrita.
É aqui que difere do teclado DVORAK que mencionamos acima. O DVORAK é outro layout de chave com uma variante para usuários franceses que, em princípio, serve para otimizar a digitação o máximo possível. Por outro lado, o AZERTY é um teclado regional simples que você pode usar e ao qual pode se acostumar, mas não receberá nenhum benefício em troca.
Como cada país usa um padrão diferente, no final, tudo se resume ao que você já aprendeu e ao seu gosto. Conhecer um pouco da AZERTY e sua história é mais do que tudo curiosidade e conhecimento adquirido, que nunca é supérfluo!
Você acha que todos devemos usar o mesmo padrão? Você já usou outro teclado que não o QWERTY? Conte-nos sobre suas experiências na caixa de comentários abaixo.
Wikipedia sourcecuriousTeclado ergonômico de superfície: novo teclado ergonômico da microsoft
O Surface Ergonomic Keyboard é o mais recente teclado ergonômico lançado pela Microsoft com recursos que buscam melhorar a produtividade.
Dvorak vs teclado qwerty. histórico e utilitários de ambos os teclados.
Se você está pesquisando teclados ultimamente, pode ter se perguntado mais de uma vez o que é um teclado Dvorak. Aqui vamos ver o que é isso
História do teclado qwerty
Explicamos a história e o porquê do teclado QWERTY. Onde nasce da primeira máquina de escrever! Também falamos sobre a competição em Dvorak.