▷ Speedfan: o que é e como configurar perfis? ?
Índice:
- O que é o SpeedFan ?
- O que podemos fazer com o aplicativo?
- Como configuramos os fãs?
- Identifique os fãs
- Editar desempenho dos fãs
- Considerações finais sobre SpeedFan
Hoje vamos mostrar um programa que o servirá para monitorar o desempenho e a operação do seu equipamento. Existem muitos programas e mais e mais (como o Nvidia FrameView) , mas o que veremos hoje é um dos veteranos: o SpeedFan .
Índice de conteúdo
O que é o SpeedFan ?
Ao contrário de outros programas similares, este aplicativo nos oferece uma ampla variedade de informações e recursos para mexer. É uma crítica comum que, para as pessoas menos envolvidas no mundo da tecnologia, possa ser um software muito difícil e complexo. Talvez porque ofereça muitas características ou talvez porque arraste um pouco a estética e a filosofia de outros tempos.
Mencionamos o último porque o SpeedFan é um programa que está online há muito tempo e só podemos vê-lo com sua lista de suporte. Atualmente, ele funciona no Windows 9x, ME, NT, 2000, 2003, XP, Vista, Windows 7, 2008, Windows 8, Windows 10 e Windows Server 2012 (nas versões de 32 e 64 bits). Poderíamos dizer que é o Skyrim dos programas de monitoramento.
Se você deseja fazer o download do programa e personalizá-lo, pode fazê-lo neste link. O arquivo que você baixará é um executável simples e a instalação é bastante ágil.
O que podemos fazer com o aplicativo?
A primeira coisa que o SpeedFan fará é iniciar uma análise do seu equipamento para descobrir quais componentes você montou. As etapas serão algo semelhante ao que você verá abaixo.
Nesta primeira tela, você tem a maioria dos dados principais do seu computador. Podemos ver coisas como a temperatura de diferentes componentes, as rotações por minuto dos ventiladores ou a tensão consumida.
A parte mais importante dessa guia é o botão Configurar . Podemos ativar o modo automático para que o próprio programa decida, mas você pode criar seu próprio perfil operacional. Investigaremos esse tópico mais adiante no próximo ponto.
A seção Relógio ou Relógio é algo que recomendamos que você não toque muito. Você só deve editar este campo se tiver certeza do que deseja alcançar e também, antes de tudo, recomendamos a criação de um backup.
Selecionando corretamente a placa-mãe, podemos editar o comportamento do processador. Assim como ocorre com os fãs, uma funcionalidade é solicitar que, se diminuíssemos ou aumentássemos de uma certa carga de trabalho, a frequência mudasse para um determinado valor. No entanto, é certamente um processo delicado, então você deve ter muito cuidado.
As próximas duas guias são um pouco de um conglomerado de informações que podemos absorver do programa.
A segunda é uma versão mais completa da tela principal, pois podemos ver alguns dados extras. Apesar de estar na versão beta, é pouco provável que seja atualizado novamente, desde a última atualização de 2015.
Como curiosidade e relacionado a esse tópico, na primeira tela, podemos entrar em contato com o criador e fazer perguntas. Não sabemos se Alfredo Milani continua a responder perguntas, mas é um detalhe interessante.
Finalmente, nessas duas últimas guias, veremos os dados sobre os diferentes componentes do computador, alguns em tempo real. Na tela SMART , podemos realizar uma análise sobre o status atual de nossos HDDs ou SSDs.
Por outro lado, na tela Gráficos , podemos selecionar diferentes componentes e ver sua temperatura e evolução ao longo do tempo. Na imagem acima, você pode ver o gráfico (verde escuro) e os quatro núcleos do processador nas quatro cores descritas.
Como configuramos os fãs?
Vamos mergulhar um pouco na opção Configurar na tela principal. Ao pressioná-lo, acessaremos uma janela grande com várias guias e cada uma delas permitirá que você edite diferentes funcionalidades. A tela será semelhante à abaixo:
No entanto, aqui vamos mostrar um guia rápido para configurar perfis para os fãs do seu computador. O tutorial foi criado pelo usuário Morfy e você pode ver o trabalho original neste link.
Caso você tenha alguma dúvida, no final da explicação , anexaremos um vídeo dele explicando o processo de configuração com mais detalhes.
Identifique os fãs
A primeira coisa que você deve fazer é ativar o modo manual dos ventiladores. Você o encontrará em Avançado e terá que selecionar um chip com um nome semelhante ao abaixo.
Em seguida, você terá que definir todos os ventiladores como manuais, para que os perfis criados funcionem e não funcionem por conta própria.
Depois, como os nomes padrão dos fãs são um pouco estranhos, desative-os manualmente, exceto um. Assim, você pode identificar qual é qual e renomeá-los (você pode ver mais nomes de fãs do que montou) .
Quando todos forem detectados e renomeados, vá para a seção Controle do ventilador e, para cada ventilador que você tiver, será necessário estabelecer um perfil. Os passos a seguir serão:
- Primeiro, basta digitar um nome para criar um novo perfil. Então você terá que escolher os drivers nos quais eles trabalharão. Por fim, escolha o ventilador no qual eles trabalharão.
Editar desempenho dos fãs
Em seguida, no centro da tela, será mostrado um gráfico que você pode editar facilmente. Altere os valores como desejar e você terá um novo perfil operacional em execução.
RECOMENDAMOS O que é o Intel Management Engine e para que serveAlgo muito comum que as pessoas gostam muito é desligar os ventiladores sempre que estamos abaixo de uma certa temperatura. Dessa forma , reduzimos drasticamente o som e isso só será feito quando a temperatura e a carga de trabalho permitirem.
O resultado final pode ser algo como isto:
Observe que você pode usar as setas nas laterais para editar com mais precisão o desempenho com base nas temperaturas.
Considerações finais sobre SpeedFan
Este programa tem muitas luzes, mas também muitas sombras. Vamos listar alguns deles, porque nos parece uma tarefa importante.
Por um lado, é um programa muito completo que analisa toda a sua equipe.
Podemos conhecer muitos dados, mas, além dos comuns, também temos informações sobre discos rígidos, por exemplo. Também podemos fazer outras coisas interessantes, como monitorar temperaturas ou tensões em tempo real ou criar perfis para ventiladores. Isso pode não parecer muito especial, mas o interessante é que tudo está reunido em um programa.
Além disso, vale ressaltar que ele possui tantas funcionalidades em várias plataformas. Se você é um usuário do Windows , pode executar este programa em praticamente qualquer computador existente.
No lado ruim, a interface é bastante rústica e não excessivamente intuitiva, dificultando a interação. Não podemos alterar o tamanho da janela, alguns "gestos" típicos não funcionam… Parece realmente um programa do Windows 98 adaptado para o Windows 10 .
Além disso, é importante que o SpeedFan não seja especialmente amigável para noob , ou seja, pela primeira vez, ele pode ser um inferno. Há um grande número de guias, muitas configurações na tela e muitos botões para investigar. É por isso que acreditamos que é um programa que você precisa gastar algumas horas para saber como funciona. Ele possui um guia do usuário; portanto, se você o ler com atenção, certamente não terá problemas.
É um programa que recomendamos se você estiver interessado na personalização intensiva do seu equipamento. É uma aplicação muito compacta e altamente editável. No entanto, existem outras alternativas que são possivelmente mais atraentes para você, além de serem mais famosas.
Por outro lado, se você estiver interessado apenas em tarefas independentes, como criar perfis para os ventiladores ou monitorar o equipamento, existem programas mais eficientes e intuitivos. O exemplo mais direto pode ser o msi Afterburner ou o recente Nvidia FrameView .
E o que você acha do aplicativo SpeedFan ? Você experimentaria ou parece muito duro? Compartilhe suas idéias abaixo.
Fonte Linus Tech Tips ForumAlmicoStalkea - perfis gratuitos no facebook com stalkscan
Obtenha informações dos perfis do Facebook com o StalkScan. Uma ferramenta que persegue os perfis de usuários públicos ou privados do Facebook.
O Twitter remove o ovo dos seus perfis de usuário
O Twitter alterará a imagem padrão dos avatares e usará uma que simbolize mais uma pessoa em cores cinza.
Como registrar domínios e como configurar o DNS de um domínio
Ensinamos como registrar um ou vários domínios rapidamente no painel do seu provedor. Além de configurar a partir do back-end, a administração do DNS com seu domínio e o significado de cada registro e seu uso.