Hardware

Shamoon é um novo malware destrói máquinas virtuais

Índice:

Anonim

Malware é toda a raiva. O desenvolvimento de novas tecnologias impulsionou vírus, cavalos de Troia, worms, ransomware e todos os tipos de variantes de software malicioso, que proliferam na Internet, aguardando a chegada de incautos. Mas… o que aconteceria se agora fosse dado malware para destruir máquinas virtuais? Bem, é o caso do Shamoon, um malware que apareceu originalmente na rede de uma empresa de petróleo na Arábia Saudita e que agora possui uma nova variante que destrói máquinas virtuais.

Shamoon, o malware que destrói máquinas virtuais

Essa nova linhagem Shamoon é a segunda variante desse malware agressivo. A primeira variante foi descoberta no final de novembro do ano passado, quando um grupo de pesquisadores de segurança a encontrou após limpar malware em um disco rígido.

A primeira versão exibia uma bandeira dos Estados Unidos em chamas, mas essa segunda versão mostra a fotografia infeliz do menino refugiado sírio que se afogou enquanto tentava atravessar a Turquia para a Grécia.

A versão anterior do Shamoon acabou apagando o conteúdo dos discos rígidos de mais de 30.000 terminais, forçando a empresa Saudi Aramco a mover seus desktops físicos para os virtuais para parar a infecção e proteger seus sistemas. No entanto, essa medida não foi suficiente, pois o Shamoon voltou com a capacidade de destruir máquinas virtuais também.

De acordo com o que eles nos dizem da ArsTechnica e do relatório dos pesquisadores da Palo Alto Networks, a última variante do Shamoon foi atualizada para incluir essa funcionalidade, com a qual ele acessa sistemas virtuais e destrói seu conteúdo. O autor do ataque poderia ter usado alguma credencial para efetuar login nos sistemas de gerenciamento de infraestrutura das máquinas virtuais, permitindo acesso a eles.

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button