Tutoriais

▷ Maneiras de conectar duas máquinas virtuais na rede de caixa virtual

Índice:

Anonim

Continuando com os tutoriais do VirtualBox, hoje veremos uma seção interessante, e é para ver as maneiras de conectar duas máquinas virtuais na rede VirtualBox para poder transferir nossos arquivos entre eles e interagir como faria em uma LAN real. Veremos que existem diferentes maneiras de fazer as coisas, dependendo do objetivo que temos, estaremos mais interessados ​​de uma maneira ou de outra.

Índice de conteúdo

O VirtualBox é um dos Hypervisores gratuitos mais completos que existem para criar uma máquina virtual em nosso computador doméstico ou em pequenas e médias empresas. Este programa nos permite fazer muitas configurações em nossos equipamentos virtuais, e uma das mais interessantes é a possibilidade de conectar esses equipamentos via rede.

Tipos de conexão de rede para máquinas virtuais

No VirtualBox, existem vários tipos de configurações de rede para nossas máquinas. Vamos nos dedicar a ver o que cada uma das configurações mais úteis e usadas faz.

Para fins práticos, a configuração da rede acabará por custar cada sistema operacional específico. O VirtualBox fornece as ferramentas para fazer a conexão, mas cada usuário deve configurar as características da rede de cada sistema operacional para conectá-los, por exemplo, para ver uma pasta compartilhada ou usar o controle remoto.

Acesse as configurações de rede da máquina virtual

A primeira coisa que precisamos saber, como é normal, é saber onde está essa configuração. Podemos fazer isso de duas maneiras diferentes, na janela de execução da máquina virtual ou no painel principal do administrador do VirtualBox.

Na janela de cada máquina virtual, teremos que ir para a barra de ferramentas na área superior e clicar em " Dispositivos -> Rede -> Preferência de Rede ".

Em cada uma das máquinas virtuais, teremos que fazer o mesmo procedimento para acessar essa configuração.

Também podemos fazer isso através do painel geral selecionado a máquina virtual em questão e clicando no botão de configuração. Na janela, iremos à seção de rede para acessar essas propriedades.

De nossa parte, vemos a primeira opção melhor, pois podemos executar as ações simultaneamente em cada máquina. Também teremos que levar em consideração que não será necessário desligar a máquina, pois as alterações serão feitas diretamente quando estiverem quentes.

Modo de conexão: Rede Interna

Esse tipo de conexão não tem muito mistério, embora seja muito útil se o que queremos é obter a proteção máxima contra invasões externas para nossa máquina virtual.

Por esse modo, poderemos comunicar as máquinas virtuais entre si como se fosse uma rede LAN, mas NÃO teremos acesso à Internet (rede externa) ou mesmo a computadores host.

Isso é especialmente útil quando queremos fazer testes de rede entre máquinas sem intervenção externa ou risco de brechas na segurança.

Se observarmos a conexão de rede do sistema operacional, veremos que não temos um gateway e nem sequer teremos um endereço IP semelhante ao do computador host.

E é claro que teremos acesso restrito à Internet.

Se, por exemplo, fizermos ping na outra máquina virtual, obteremos uma resposta eficaz de você, para que possamos perfeitamente compartilhar arquivos e executar ações típicas.

Se agora executarmos ping no nosso host, obteríamos um erro de conexão interessante. Isso mostra que a rede interna funciona apenas para máquinas virtuais.

Modo de conexão: NAT

O modo de conexão NAT ou Network Address Translation é outro modo de conexão pelo qual o computador host fornece o endereço IP à máquina virtual. Por esse modo, podemos navegar na Internet a partir da máquina virtual e baixar um arquivo.

Pelo contrário, não conseguiremos estabelecer uma conexão, nem entre máquinas virtuais, nem entre as máquinas e o host. Se verificarmos se há uma conexão entre esses três computadores, obteremos o seguinte:

Além disso, as duas máquinas virtuais terão o mesmo endereço IP, impossibilitando que se vejam. Esse será o tipo de conexão mais limitado que teremos além do que não está conectado.

Modo de conexão: Adaptador Bridge

Essa é sem dúvida a maneira mais útil de conectar máquinas virtuais. Esse tipo de conexão simula uma conexão física com a rede da máquina virtual. Isso significa que nossa máquina virtual será conectada através de um adaptador de rede criado na máquina host ao roteador ou servidor em nosso ambiente.

Dessa maneira, cada máquina virtual obtém um endereço IP diretamente do gateway da Internet, portanto, teremos exatamente as mesmas possibilidades como se estivéssemos em um computador físico.

Nós podemos navegar na Internet e conectar máquinas físicas. Também podemos criar nossos próprios servidores e acessá-los remotamente de fora da nossa rede usando o IP ou domínio público criado.

Vemos aqui como obtivemos um IP diretamente do nosso roteador.

Também podemos verificar em nosso computador host físico se vemos todos os computadores conectados à rede, máquinas virtuais e os nossos. Não é necessário executar ping porque já sabemos que eles são visíveis um ao outro.

Modo de conexão: rede NAT

Esse modo de conexão é, por assim dizer, uma extensão do modo NAT para poder criar uma rede entre as máquinas virtuais e que, por sua vez, pode acessar a Internet. Poderíamos dizer que é a união entre as características de uma rede NAT (para a Internet) e uma rede interna (conexão entre máquinas virtuais)

Para ativar esse tipo de conexão, primeiro precisamos configurar esta rede na janela principal do VirtualBox.

Vamos para " Arquivo " e clique em " preferências ". Em seguida, estamos localizados na seção " Rede " e clique no ícone à direita para adicionar uma nova rede.

Agora, no novo item criado, clique duas vezes para editá-lo. Agora podemos colocar um nome e também podemos atribuir um endereço IP.

Em princípio, não importa o que colocamos, seja do tipo A, B ou C, mas em parte manteremos o “/ 24”. Também precisamos levar em consideração que o dígito final é 0.

Agora vamos às máquinas virtuais para estar pronto para escolher a opção correspondente.

Agora veremos que, nesse modo, as máquinas têm endereços IP diferentes e também têm acesso à Internet

Se fizermos ping ou observarmos as máquinas virtuais na rede NAT, veremos que teremos acesso entre elas. Obviamente, não teremos acessibilidade do equipamento físico para as máquinas virtuais.

Dessa forma, podemos configurar ao nosso gosto e de acordo com o que precisamos das conexões de rede das máquinas virtuais.

Também recomendamos:

De que tipo de rede você precisa? Esperamos que este artigo tenha divulgado mais informações e informações sobre as diferentes opções que temos para conectar computadores à rede.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button