Internet

Diferentes memórias RAM podem ser usadas no mesmo PC

Índice:

Anonim

Ao montar um PC por peças, encontramos uma enorme variedade de componentes a partir da qual podemos escolher opções diferentes. A RAM é um dos aspectos que nos dá mais flexibilidade com kits de diferentes capacidades e velocidades. O que muitos usuários não sabem é que podemos misturar módulos diferentes no mesmo sistema.

O que acontece quando usamos diferentes memórias de RAM?

Embora possamos misturar diferentes módulos de RAM no mesmo PC, devemos levar em consideração vários aspectos para que funcionem corretamente e que possamos tirar o máximo proveito deles. Portanto, é importante escolher módulos que sejam o mais semelhante possível para obter o melhor desempenho. Se os módulos forem muito diferentes, eles podem não ser capazes de trabalhar juntos em canal duplo, o que penalizaria o desempenho.

O preço da RAM continuará subindo em 2017

Vamos dar um exemplo de que temos um módulo de 8 GB de RAM a uma frequência de 2.400 MHz e uma latência CL13. Neste módulo , queremos adicionar outro de uma marca diferente, com capacidade também de 8 GB, mas uma velocidade de 2.800 MHz e um Latência CL15. Nesse cenário , podemos encontrar-nos na situação em que o segundo módulo vê sua velocidade reduzida para 2.400 MHz e a latência para CL14 como igual ao primeiro módulo.

A outra possibilidade que existe é que os dois módulos sejam configurados para um perfil que corresponda ao padrão JEDEC automaticamente, o que corresponde a 2.133 MHz. Se você notou que usamos dois módulos da mesma capacidade, com isso é possível que o canal duplo funcione; se colocarmos módulos de capacidade diferente, será impossível ativar o canal duplo.

Outra possibilidade é que configuremos os módulos manualmente para tentar obter uma configuração compatível com ambos. No exemplo anterior , poderíamos tentar equalizar os dois módulos a uma velocidade de 2.666 MHz. Para isso, teríamos de aplicar um leve overclock no módulo mais lento, em Ser bastante tranquilo não deve nos dar um problema. Teríamos que diminuir a frequência para o outro módulo, algo mais fácil do que fazer overclock. Também teríamos que corresponder às latências, podemos tentar colocar ambos no CL14 e ver se o sistema está estável.

Como conclusão final, podemos dizer que é possível colocar diferentes módulos de memória no mesmo sistema, o grau de uso de seu potencial nesses casos depende da nossa experiência como usuários avançados e também da sorte, que é um fator importante que pode nos facilitar o trabalho ou dificulta muito. Portanto, a recomendação é que usemos os mesmos módulos sempre que possível.

Internet

Escolha dos editores

Back to top button