Processadores

Ryzen de primeira geração teria uma mudança de nó a 12nm

Índice:

Anonim

Os processadores Ryzen de primeira geração da AMD estão vendendo a preços muito baixos, e os mais recentes a aparecer vêm com uma surpresa inesperada, feita a 12 nm em vez dos 14 nm originais.

Ryzen de primeira geração teria uma mudança de nó a 12nm

O processo de 12 nm é mais eficiente e mais rápido que o processo de fabricação original usado com os chips Ryzen do primeiro lote lançados em 2017.

O Ryzen 5 1600 original foi lançado com seis núcleos e doze threads com o processo de 14nm da GlobalFoundries, mas uma nova versão "AF" apareceu nas lojas por apenas US $ 85 e aparentemente vem com a arquitetura Zen + de 12nm.

Os processadores Ryzen de segunda geração da AMD estrearam com a nova matriz de 12 nm e, embora o novo processo não ofereça transistores menores ou uma nova arquitetura inicial, ele forneceu melhorias de desempenho e eficiência em comparação com o processo LPP em 14nm do Ryzen original. A AMD modificou a arquitetura Zen, chamada Zen +, para oferecer suporte a frequências mais altas, taxas de aumento de núcleos mais sofisticadas e memória / caches mais rápidos, que juntos produziram um aumento de ~ 3% no desempenho instrucional por ciclo (CPI).

Os modelos originais Ryzen 5 1600 14nm (lançados em 2017) vêm com o identificador de produto YD1600BBAEBOX, enquanto os novos modelos (lançados em novembro de 2019) vêm com o número de peça YD1600BBAFBOX.

Como podemos ver na imagem acima (enviada pelo usuário do Reddit u / _vogonpoetry para Imgur), a primeira linha de código no IHS do processador agora também termina em "AF".

O identificador "AF" foi originalmente destinado a classificar chips como nó Zeppelin de 14 nm, etapa 2 (B1 e B2, respectivamente), mas utilitários de teste comuns, como CPU-Z e HWInfo, identificam esses chips como peças de 12 nm. Existe a possibilidade de que isso seja um mero erro nas cadeias de identificação de produto programadas nos chips. No entanto, o processador Ryzen 5 1600 'AF' consegue manter 3, 7 GHz, algo que o Ryzen 5 1600 'AE' original não pode alcançar, por isso não pode ser um erro.

A AMD não comentou sobre isso até agora. Vamos mantê-lo informado.

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button