Processadores

Ryzen 3000, amd publica novas bios beta que corrigem o relógio de impulso

Índice:

Anonim

Um novo BIOS beta foi lançado e promete melhorar as frequências de 'impulso' dos processadores Ryzen 3000. Esse novo BIOS foi testado pelo pessoal da Tomshardware e parece que ele funciona, pelo menos, com o Ryzen 7 3700X, embora ainda haja deficiências, provavelmente por estar em um estado Beta.

Teste com Ryzen 7 3700X

A Tomshardware plota a frequência dos oito núcleos no eixo esquerdo e a temperatura (linha vermelha na parte inferior do gráfico) no eixo direito. O processador Ryzen 7 3700X é executado nas configurações de fábrica e um dissipador de calor Corsair H115i em velocidade máxima.

O primeiro gráfico mostra o comportamento da CPU com o firmware oficial mais recente da placa-mãe MSI X570 Godlike. Aqui podemos ver que o Ryzen 7 3700X atinge 4.375 GHz. Embora isso não atinja a potência nominal de 4, 7 GHz do 3700X, é uma margem relativamente pequena. No entanto, as deficiências variam dependendo da qualidade do silício.

Aplicando o novo firmware ComboPI1.0.0.0.3ABBA AGESA, e como você pode ver, o Ryzen 7 3700X agora atinge sua taxa de 4, 4 GHz com facilidade e estabilidade.

Teste com Ryzen 9 3900X

Nossos testes com o Ryzen 9 3900X não mostram a melhoria geral esperada, que pode ser devido à natureza beta do BIOS.

Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado

Aqui podemos ver a Ryzen 9 3900X com o código antigo AGESA ComboPi1.0.0.3ABB. Este é o firmware mais recente lançado para a placa-mãe Godlike X570. Podemos ver que o chip atinge 4.575 GHz durante a execução, com a carga de trabalho migrando entre os núcleos durante o teste. Isso é apenas 0, 025 MHz abaixo da especificação do chip, mas muitos usuários observaram diferenças de até 300 MHz e muito mais.

Com o novo firmware, o chip atinge o pico de 4.625 GHz durante os primeiros momentos do teste. O chip é ajustado em 4, 6 GHz durante o teste LAME e, em seguida, é executado em 4, 55 GHz durante a parte POV-RAY do teste. Curiosamente, o chip cai para um limite mais baixo durante o Cinebench no final do teste, atingindo apenas 4, 425 GHz durante essa parte (linhas amarelas).

Enquanto observamos um ganho de pico mais alto, o chip funciona com uma frequência mais baixa na maior parte do teste. Isso pode ser devido a uma implementação incorreta do firmware para esta placa-mãe em particular ou devido à natureza beta do BIOS. Teremos que esperar até os novos firmwares finais para saber se isso é definitivamente corrigido na série Ryzen 3000.

Você pode acessar o teste completo no seguinte link.

Fonte Tomshardware

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button