Notícia

A Rússia planeja substituir os chips intel e amd pelos de marca nacional.

Anonim

A Rússia relata abertamente que planeja substituir todos os chips de marcas estrangeiras (principalmente Intel e AMD) pelos de sua marca nacional Baikal. Os primeiros a serem fabricados serão as séries Baikal M e os chips Baikal S / M. Com núcleo de 64 bits, Cortex A-57, base e fabricado pela empresa inglesa ARM. Sua frequência será de 2 GHz para computadores pessoais e microsservidores.

Os chips Baikal serão instalados nos equipamentos dos órgãos governamentais e nas empresas estatais, que compram cerca de 700.000 computadores pessoais por ano no valor de 375 milhões de euros e 300.000 servidores no valor de 650 milhões de euros. O volume total do mercado é de cerca de 5 milhões de dispositivos, no valor de 2, 7 bilhões de euros.

Inicialmente, esse abandono de chips estrangeiros parece ser direcionado apenas a sistemas governamentais / estaduais e, a curto prazo, não haverá planos para abolir proibições de hardware ou importação fabricadas nos EUA. Os novos processadores fabricados na Rússia são chamados de "Baikal" e projetados pela T-Platforms em cooperação com a Rostec e a Rosnano. O nome do processador Baikal refere-se ao Lago Baikal, o lago de água doce mais profundo do mundo.

Fonte. Guru3d

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button