Rpcs3, o melhor emulador para ps3 hoje
Índice:
- RPCS3 é o emulador de PS3 mais promissor hoje
- Requisitos para usar o RCPS3
- Ainda há muito trabalho pela frente
O RPCS3 é um emulador gratuito e de código aberto atualmente em desenvolvimento para o popular console de jogos Sony PlayStation 3. Este emulador está sendo desenvolvido na linguagem de programação C ++ e possui OpenGL, Vulkan e DirectX 12 como suas APIs gráficas. Atualmente, o emulador é executado nos sistemas operacionais Windows, Linux e FreeBSD, permitindo que jogos e softwares do PlayStation 3 sejam reproduzidos e depurados em um PC.
RPCS3 é o emulador de PS3 mais promissor hoje
A partir de 1 de outubro de 2018, a lista de compatibilidade do desenvolvedor marcou 1.014 jogos como jogáveis e 1.310 jogos jogáveis de um total de 3.025 jogos. O RPCS3 foi criado inicialmente em 23 de maio de 2011 pelos programadores DH e Hykem. Os desenvolvedores inicialmente apresentaram o projeto no Google Code e finalmente o mudaram para o GitHub em 27 de agosto de 2013. O emulador conseguiu executar com êxito projetos simples de homebrew em setembro de 2011 e obteve seu primeiro lançamento público em junho de 2012 como v0. 0.0.2 Sua versão mais recente é a v0.0.5-7439, lançada em 14 de outubro de 2018.
Recomendamos ler nosso post sobre a AMD Ryzen 7 2700X Review em espanhol
No início de 2017, sua equipe de desenvolvimento iniciou uma tarefa para eliminar a dispendiosa etapa de pré-processamento de vértices no lado da CPU do RPCS3. Basicamente, isso significava implementar todos esses tipos de vértices personalizados e técnicas de leitura de vértices para sombreamento de vértices e fornecer apenas uma visão simples da memória que o hardware do PS3 estaria vendo. Isso melhorou bastante o desempenho do RPCS3, mais de dez vezes em alguns aplicativos. Essa mudança foi o que tornou o RPCS3 utilizável para jogar jogos comerciais reais com taxas de quadros jogáveis sem a necessidade de um sistema HEDT. No entanto, a nova técnica de recuperação aumentou o tamanho do sombreador de vértice e adicionou uma função complexa para extrair dados de vértice do bloco de memória.
Isso fez com que os drivers gráficos demorassem muito tempo a vincular programas, mesmo sem otimizações, provavelmente devido ao uso de indexação de vetores, blocos de comutação e loops com saídas dinâmicas, além de operações adicionais, incluindo alterações de bits e máscara para decodificar o bloco de design do vértice . O código é executado muito rápido, mas a etapa do link é muito lenta. A solução para isso é pré-carregar os shaders para que você não precise compilá-los da próxima vez.
O RPCS3 recebeu muita atenção da mídia em abril de 2017 por sua capacidade de imitar o Persona 5, alcançando jogabilidade antes da data de lançamento do jogo no oeste. Em setembro de 2017, o desenvolvedor da Persona Atlus emitiu um aviso de remoção da DMCA contra a página Patreon da RPCS3. A ação foi solicitada pela página do Patreon, fazendo menções frequentes do progresso do emulador na emulação da Persona 5. No entanto, o processo foi resolvido apenas com a remoção de todas as referências da Persona 5 da página.
Em 9 de fevereiro de 2017, o RPCS3 recebeu sua primeira implementação de um planejador de encadeamento PPU. Em 16 de fevereiro de 2017, o RPCS3 ganhou a capacidade de instalar o firmware oficial do PlayStation 3 diretamente em seu sistema de arquivos central. Em maio de 2017, foi relatado que a implementação da API gráfica Vulkan havia mostrado algumas melhorias de desempenho próximas de 400%, levando vários jogos a um estado "jogável".
Requisitos para usar o RCPS3
Como de costume, um conjunto de requisitos mínimos deve ser atendido para que o emulador seja executado. Os usuários precisarão executar uma versão de 64 bits do Windows 7, Windows 8, Windows 10, uma distribuição Linux moderna ou uma distribuição BSD moderna. São necessários pelo menos 2 GB de RAM, uma CPU X86-64 e uma GPU compatível com OpenGL 4.3 ou superior. As APIs do Vulkan e do DirectX 12 também são suportadas, e recomenda-se uma GPU que suporte o Vulkan. Além disso, é necessário redistribuir o Microsoft Visual C ++ 2015, firmware PlayStation 3 e jogos ou aplicativos. Como os jogos e aplicativos podem ser instalados no PS3 emulado, o requisito de armazenamento depende do que está instalado.
Ainda há muito trabalho pela frente
O RPCS3 ainda está em um estado alfa, o que significa que seu desenvolvimento está longe de terminar ou está chegando a um ponto em que pode ser considerado o primeiro lançamento estável. A arquitetura do PS3 é muito complexa, principalmente seu processador Cell, portanto, é de se esperar que muitos anos se passem antes que a maioria dos jogos possa ser executada sem a necessidade de um PC extremamente poderoso. Atualmente, existem alguns jogos que podem ser jogados, mas isso não implica que eles não tenham falhas gráficas ou que seu desempenho seja muito baixo, mesmo nos PCs mais poderosos.
Isso termina nosso artigo sobre o RPCS3, o melhor emulador para Playstation 3 hoje. Lembre-se de que você pode compartilhar a postagem nas redes sociais para ajudar mais usuários que precisarem.
Emulador Dolphin recebe directx 12 para melhorar seu desempenho
Uma nova versão do emulador Dolphin compatível com o DirectX 12 já está em desenvolvimento, oferecendo uma grande melhoria de desempenho.
Chuwi hi9 pro: o melhor tablet para estudantes ao melhor preço
Chuwi Hi9 Pro: O melhor tablet para estudantes. Saiba mais sobre este tablet, ideal para estudantes que está disponível ao melhor preço.
▷ Como instalar retropie no raspberry pi: o melhor emulador de console
Guia para instalar o RetroPie para emular consoles no Raspberry Pi? Extensão do Guia de Opções de Instalação e Hardware do RecalBox OS