Tutoriais

▷ Como instalar retropie no raspberry pi: o melhor emulador de console

Índice:

Anonim

Há pouco tempo, ensinamos o que é necessário para emular consoles como Super Nintendo, NES, Megadrive ou Nintendo 64 no Raspberry Pi, e demos os passos a serem seguidos para instalar o RecalBox OS. Neste artigo, mostramos a segunda alternativa de emulação principal no Raspberry Pi, RetroPie e que é considerada pelos especialistas como a opção principal e mais compatível no mercado. Não o perca!

Índice de conteúdo

Como instalar o RetroPie no Raspberry Pi passo a passo

O primeiro passo é baixar o seguinte: software

  • Win32DiskImager: para poder piscar e criar imagens do Raspberry SD em um PC com Windows. RetroPie OS: já configurado na página oficial. Você precisa escolher a versão correspondente ao modelo RPi que vamos usar. Você não precisa escolher o BerryBoot porque é o caso de querer configurar um dualboot e isso não é abordado neste guia. Alternativa: podemos instalar manualmente o RetroPie em um sistema operacional Linux, seguindo as instruções do GitHub, mas isso também não é abordado neste guia.

Etapa 2: Piscar o sistema operacional no cartão SD

A instalação usando o Win32DiskImager é a etapa mais fácil.

  • Execute o Win32DiskImager.exe. Clique no ícone da pasta e mostre o programa em que o arquivo .img RetroPie OS está localizado. Insira o cartão SD no computador, se ainda não o tivermos. Selecione qual letra o disco SD possui.Flashear pressionando Write. Extraia com segurança o SD.

Etapa 3: configurar o BIOS

O BIOS do Raspberry Pi é acessado a partir do terminal usando raspi-config. Com ele, podemos configurar conexões de rede, como Wi-Fi. Para acessá-lo a partir do RetroPie, siga estas etapas:

  • Depois que o RetroPie OS é carregado, conectamos um teclado e pressionamos F4. Não importa se é a primeira vez e ainda não configuramos os controles.Deixando o RetroPie, ele solicitará que pressione qualquer tecla para acessar o terminal.Entre na tela de configuração do Raspberry, digite sudo raspi-config e pressione Enter.

Kit para iniciantes Raspberry Pi 3 modelo B + com 16GB de classe 10 Micro SD, adaptador de alimentação 5V 3A com interruptor, 2 radiadores, cabo HDMI, leitor de cartão, caixa transparente
  • O Raspberry Pi 3 Modelo B Plus (B +) é uma versão atualizada baseada no Raspberry Pi 3 Modelo B com Quad Core de 1, 4 GHz e 64 GHz, 1 GB LPDDR2 SDRAM. Este kit Raspberry Pi 3 B + está equipado com excelentes acessórios para que você possa começar a usá-lo quando o receber.O adaptador de energia existe um conveniente botão liga / desliga que fornece energia elétrica de 5V 3A para suportar overclocking ou usar um disco rígido externo. Especialmente projetado para Raspberry Pi 3 B + (listado pela UL), equipado com 2 radiadores de alta qualidade. Cartão micro SD de 16 GB SanDisk Classe 10 pré-carregado com NOOBS, que é fácil de inicializar Raspberry Pi 3 B + com Raspbian. Equipado com um leitor de cartão micro SD, USB compatível com USB-A e USB-C. Concentre-se no Raspberry Pi Kit 20.000 já vendido na Europa. Não apenas design engenhoso, mas também qualidade garantida. Atualização contínua do produto. Serviço sempre on-line: LAN sem fio de banda dupla de 2, 4 GHz e 5 GHz IEEE 802.11.b / g / n / AC, atualize para Bluetooth 4.2, BLE. Desempenho Ethernet aprimorado via USB 2.0 (taxa de transferência máxima de 300 Mbps), suporte a Power over Ethernet (PoE) (requer PoE HAT separado).Mala Premium a Transparente para Raspberry Pi 3 B + com fácil acesso em todas as portas, tampa removível para acessar o GPI0 e abertura de ventilação. Está disponível um cabo HDMI de alta qualidade. O guia de início rápido Globmalll ABOX Raspberry pi 3 modelo b + pode instruir os usuários a acessar facilmente o kit ABOX Raspberry Pi.
Compre na Amazon

Lá encontramos o BIOS, no qual podemos modificar vários parâmetros. Lembre-se de que eles se aplicam quando você reinicia o sistema. Existem vários valores que podem ser modificados para melhorar a experiência do RetroPie. Abordaremos os mais interessantes, exceto que o Wi-Fi é opcional:

  1. Expanda o sistema de arquivos. Com isso, indica ao sistema operacional qual é o tamanho e está interessado em aproveitar todo o potencial do nosso SD. Pressione Expandir sistema de arquivos e pressione Enter. Overclock (devemos levar em consideração se nosso modelo precisa de refrigeração). Digite Overclock e brinque com as predefinições. Se o Raspberry Pi congelar e não for possível acessar o BIOS por esse motivo, a atualização da imagem no SD a deixará como antes: aumente o tamanho da VRAM, ou seja, a parte da RAM dedicada ao vídeo. Vá para Opções avançadas / Divisão de memória. Não é necessário aumentar esse valor nas versões atuais do RetroPie, mas se recebermos telas brancas, essa é a solução: ative o SSH para acessar o sistema via IP no futuro. Para fazer isso, escolha Opções avançadas / SSH / Ativar / Pressione Ok. Configure o Wifi. Essa opção é mais conveniente no sistema RetroPie OS. Uma vez nele, insira as configurações da estação de emulação e configure o Wifi. No menu, siga as etapas para escolher o SSID e digite a senha.

Recomendamos a leitura dos melhores usos para o Raspberry Pi e os modelos de Raspberry Pi que comprei.

Etapa 4: adicionar controles

Agora é a hora de conectar os controles via USB e seguir o assistente de configuração do RetroPie. O tutorial oficial indica quais números correspondem aos botões nos controles mais comuns. Para configurar mais controles, pressione Iniciar, vá para Configurar Entrada, conecte o controle, mantenha A pressionado e siga o assistente novamente.

Etapa 5: adicionar ROMs

Agora é a hora de adicionar as ROMs que os emuladores executarão. Eles não são selecionáveis ​​até que o sistema tenha uma ROM para esse emulador. Para apresentá-los, existem vários métodos, e o mais comum é o uso de uma memória USB. O processo de sincronização é quase automático e é assim: use USB para sincronizar ROMs

  • Verifique se o USB está formatado no FAT32. Na raiz do disco USB, crie uma pasta com o nome retropie.Ejete o disco flash e insira-o no Raspberry executando o RetroPie. O sistema encontrará o diretório que criamos e criará os subdiretórios necessários em cerca de 10 segundos. Conecte a memória ao PC novamente.Na pasta retropie / roms, haverá subdiretórios para todos os emuladores que o sistema possui. As ROMs devem ser copiadas para os diretórios apropriados e os arquivos .zip são permitidos.Quando as ROMs foram copiadas, podemos extrair a memória flash e colocá-la no Raspberry.

Sincronizar ROMs no RetroPie

  • Com o USB no Raspberry, o RetroPie precisa reiniciar. Não é necessário reiniciar o sistema operacional inteiro, mas apenas o RetroPie, por isso é útil pressionando Iniciar e Sair do EmulationStation. Aguarde o RetroPie sincronizar todas as ROMs e elas podem ser usadas. Note-se que as ROMs na pasta USB são adicionadas apenas; elas não são excluídas do RetroPie se não estiverem mais no USB durante a sincronização.

Etapa 6: inserir metadados

É sempre mais agradável ter imagens e descrições nas interfaces gráficas. Para fazer isso, o RetroPie deve ter metadados, que podem ser inseridos automaticamente com o Scraper.

  • Pressione Iniciar e Raspador.Você pode escolher de qual banco de dados os metadados serão obtidos.Pressione Raspar agora Desativar “O usuário decide conflitos” para que não nos incomode repetidamente.

A jogar!

Após todas essas etapas, deve ser possível reproduzir emuladores de consoles "antigos" no RetroPie. Como eles são pesados ​​e repetitivos, é uma boa ideia criar uma imagem do SD clicando em Ler no Win32DiskImager e salvá-lo com segurança. Se o sistema tiver que ser recuperado para um ponto anterior, o momento após a configuração é conveniente.

Você conhecia a RetroPie ou nosso tutorial o ajudou? Qual é o melhor emulador de ROM para você? Como sempre, convidamos você a continuar lendo nossos tutoriais e aprendendo juntos.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button