Rocket lake
Índice:
Detalhes da 11ª geração da CPU de desktop Rocket Lake-S da Intel começaram a vazar online. Os detalhes mais recentes dos fóruns chineses de PTT PCs revelam que o Rocket Lake-S introduzirá algumas mudanças em comparação com os processadores Comet Lake-S da 10ª geração que vêm no próximo ano.
Rocket Lake-S para substituir a geração Comet Lake-S
Os detalhes são muito interessantes, considerando que não tínhamos muita informação, além de sabermos que eles serão feitos com um nó de 14nm. Espera-se que a família de CPUs Rocket Lake-S atinja a principal plataforma de desktop em 2021 e será a família de 11ª geração, substituindo a linha de produtos de 10ª geração Comet Lake-S. Além disso, esta será a última geração de chips Intel antes de saltar para 7 nm.
Espera-se que o Rocket Lake contenha processadores das séries U e S, mas focaremos apenas na série S, que é voltada para a plataforma principal de desktop. Assim, para iniciantes, o boato diz que a família Rocket Lake-S terá até 8 núcleos e um TDP de 125W. São dois núcleos a menos que a família Comet Lake-S, que ofereceria 10 núcleos com um TDP de 125W. O Rocket Lake-S também inclui o AVX-256 e o não-AVX-512, como a família 10nm Ice Lake ou Tiger Lake. Também há suporte para DDR4 para velocidades nativas de até 3733 MHz (32 GB) e 2933 MHz (128 GB).
O detalhe mais significativo é que a família Rocket Lake-S deve incorporar a arquitetura Gen 12. As GPUs Intel Gen 12 são baseadas na arquitetura Xe GPU, que também aparecerá nas CPUs Tiger Lake. A nova CPU possui 32 unidades UE, em comparação com as 48 unidades UE dos processadores Comet Lake-S. A diferença é que as CPUs Comet Lake-S ainda possuem a arquitetura de GPU Gen 9 mais antiga, enquanto o Rocket Lake possui uma GPU Gen 12 Xe.
Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado
Será interessante ver o que o Rocket Lake-S pode fazer para manter a Intel confiando em um nó de 14nm em 2021. A essa altura, a AMD teria que ter seus processadores Ryzen baseados em Zen 4 no mercado com um nó de 7nm aprimorado..
Fonte WccftechIntel divulga detalhes das plataformas intel x299 hedt skylake x, kaby lake x e coffee lake s
Finalmente, todos os detalhes da plataforma Intel X299, com suporte para os processadores Skylake X e Kaby Lake X, foram revelados.
O ssd pcie 4.0 sabernt rocket está disponível: 1 TB por 230 usd
Sabrent pode não ser o maior nome no mercado de unidades SSD, mas a empresa é uma das primeiras a oferecer uma unidade SSD.
Rocket lake, intel para adaptar núcleos de enseada de salgueiro à arquitetura
Parece que a Intel está trabalhando para adaptar os núcleos da CPU Willow Cove a uma microarquitetura de 14 nm (Rocket Lake).