Xbox

Análise: asus rampage v extreme

Índice:

Anonim

Hoje, analisamos o compromisso da Asus com as placas-mãe topo de gama desta geração. Como é habitual nesta série, que é o principal carro-chefe da empresa quando se trata de overclocks extremos e usuários avançados que desejam a maior quantidade de extras e possibilidades oferecidas pela tecnologia do momento, a série ROG e, em particular, a Rampage V Extreme como a mais recente adição a ele. É uma das primeiras placas de soquete LGA 2011 com chipset X99 e inclui todas as melhorias que esperamos em uma placa desta faixa: Suporte para processadores Intel de quinta geração, memória DDR4, portas M.2 e SATA Express, além de de uma placa de rede sem fio CA 3 × 3 e uma placa de som de boa qualidade.

Agradecemos à equipe da Asus Ibérica pelo empréstimo deste prato para realizar a revisão.

Características tecnicas

RECURSOS EXTREMOS ASUS RAMPAGE V

CPU

Soquete Intel 2011-v3 Core i7 ™

Suporta CPU Intel ® 22nm

Suporta tecnologia Intel® Turbo Boost

Chipset

Chipset Intel ® X99 Express

Memória

Memória 8 x DIMM, máx. Memória de 64 GB, DDR4 3300 (OC) / 3000 (OC) / 2800 (OC) / 2666 (OC) / 2400 (OC) / 2133 MHz não ECC, sem buffer

Arquitetura de Memória Quad Channel

Suporta Intel® Extreme Memory Profile (XMP)

Compatível com várias GPUs

Tecnologia NVIDIA® 4-Way SLI ™ compatível com várias GPUs * 1

Compatível com a tecnologia SLID ™ de 3 vias da NVIDIA®

Compatível com a tecnologia NVIDIA® SLI ™

Tecnologia AMD CrossFireX de 4 vias compatível

Compatível com a tecnologia AMD CrossFireX ™ de 3 vias

Tecnologia AMD CrossFireX ™ compatível 4 x slots de expansão PCIe 3.0 / 2.0 x16 (modo x16, x16 / x16, x16 / x8 / x8 ou x16 / x8 / x8 / x8 com CPU de 40 LANE; x16, x16 / x8, x8 / x8 / x8 com CPU de 28 LANE) * 2

1 x PCIe 2.0 x16 (modo x4) * 3

1 x PCIe 2.0 x1 * 3

Armazenamento

1 x soquete M.2 3, na cor cinza, com chave M, suporte a dispositivos de armazenamento do tipo 2260/2280/22110 (suporta SSDs PCIe) chipset Intel® X99: 1 x porta SATA Express, vermelho, 2 x compatível Portas SATA 6.0 Gb / s 8 x porta (s) SATA 6Gb / s, vermelho, * 4, com chave M, tipo 2242/2260/2280 suporte a dispositivos de armazenamento (modo SATA e PCIE), 1, 5, 10 Suporta tecnologia Intel® Smart Response, tecnologia Intel® Rapid Recovery * 5 driver ASMedia® SATA Express: * 6 1 x porta SATA Express, vermelha, suporta 2 x portas SATA 6.0 Gb / s

USB e extras

4 x porta (s) USB 3.0 (4 na placa intermediária) Chipset Intel® X99: * 7 portas (s) 6 x USB 2.0 (2 no painel traseiro, preto, 4 na placa intermediária) Driver ASMedia® USB 3.0: * 8 porta (s) 10 x USB 3.0 (10 no painel traseiro, azul

Vermelho

Rede Intel I218V, 1 x Controlador (es) LAN Gigabit, com GameFirst III

Interconexão de LAN Intel® dupla entre o controlador de LAN integrado e a camada física (PHY)

LANguard anti-surto

Bluetooth V4.0 Bluetooth
Áudio COGEC de áudio de alta definição ROG SupremeFX de 8 canais

- Suporta detecção de Jack, Multi-streaming, reatribuição de tarefas no Painel Frontal

- Tecnologia de proteção SupremeFX

- Capacitores de áudio premium ELNA® recursos de áudio: - Camada de áudio Blu-ray Proteção de conteúdo - DTS Connect - / S PDIF óptico (s) no painel traseiro - Sonic SoundStage - Sonic SenseAmp - Sonic Studio - Sonic Radar IIExtras:

Painel OC 2.6 "tela LCM

Seletor de modo EXTREMA / NORMAL Modo EXTREMA para banco abaixo de zero OC: * 9 - VGA Hotwire - Subzero Sense - Modo Lento - Pausa Alterar cabeçalho SMB VGA - - ProbeIt - 4 x conectores para ventiladores adicionais de modo NORMAL de 4 pinos para entradas Uso do chassi: * 10 - Botão da CPU OC de nível superior - botão de controle de velocidade da ventoinha - portas de E / S de luz de fundo LCM de ligar / desligar: - Alimentação: 1 x conector de alimentação SATA - porta ROG_EXT: 1 x 18-1 pinos porta de conexão de dados

Recursos Especiais DirectCU Thermal Design

Conexão WIfi Sim, Wi-Fi 802.11 a / b / g / n / ac

Suporta frequência de banda dupla 2.4 / 5 GHz

Taxa de transferência de até 1300Mbps

Formato. Formato ATX: (30, 5 cm x 27, 2 cm)
BIOS BIOS duplo

iROG Extreme Tweaker BIOS Flashback USB Proteção contra overclocking: - COP EX (Proteção contra superaquecimento de componente - EX) - Voltiminder LED II

Asus Rampage V Extreme: Aparência

A embalagem é idêntica à usual na série ROG, um design minimalista sem fotos do dispositivo na cor vermelha usual

Atrás, vemos um resumo das características, um esquema das conexões traseiras e um pouco de marketing

Abrindo a tampa, vamos diretamente para o interessante, com a chave OC em primeiro plano e diretamente atrás da placa. Na capa de papelão, vemos um pouco mais detalhadamente das características desta placa, neste caso as mais orientadas para overclock, como a chave OC e o soquete, e a placa de som

A aparência estética é impecável, com o típico esquema de cores preto e vermelho dos produtos da série ROG. todas as portas são USB 3.0 (exceto as duas específicas para teclado e mouse) e todas as portas são SATA3; portanto, não vemos distinção de cores. Os dissipadores de calor são generosos e, como vemos, eles optaram por eliminar o ventilador do chipset X99 e usar um resfriamento totalmente passivo, o que, como veremos mais do que está em conformidade, não poderia ter sido mais bem-sucedido.

Quanto aos acessórios, encontramos uma placa muito bem equipada. Vemos abaixo a parte inferior da caixa, com os cabos SATA, o cabo da OC Key, a antena 3 × 3, os conectores da frente e outros cabos gerais. À sua direita, o adaptador para usar a chave OC em um compartimento de 5, 25 "como controlador de ventilador. Abaixo, vemos o manual e, finalmente, pontes multigpu de vários comprimentos e gráficos 3-4 que se adaptarão a todas as nossas necessidades, por mais estranha que seja a nossa distribuição.

Asus Rampage V Extreme: Em detalhes

Estamos diante de uma placa com soquete 2011-3. Como antecipamos em análises anteriores, esse soquete é, no nível físico, idêntico ao antigo soquete LGA 2011, exceto pelos entalhes que nos impedem de clicar em um processador não compatível por engano. Isso significa que qualquer sistema de refrigeração compatível com esse soquete também será compatível com qualquer placa baseada nesta nova plataforma X99. Como vemos, os pinos são protegidos por uma aba de plástico que se remove da primeira vez que instalamos um processador.

Aqui vemos a mesma área da imagem anterior com o processador já instalado. Como vemos, um sistema com 2 alavancas ainda é usado para manter o processador no lugar, repetindo novamente o que já foi visto no soquete 2011.

Quanto às portas para discos rígidos, encontramos um número realmente impressionante, um total de 12 portas SATA3 (contando as dos conectores SATA Express), das quais 10 são nativas do chipset. Destes, 4 fazem parte de dois novos conectores SATA Express, um é responsável pelo chipset X99 (que é o que devemos usar primeiro, já que apresenta um desempenho um pouco melhor) e o outro de um controlador Asmedia, colocando esta placa como um um dos mais bem preparados para futuras necessidades de armazenamento, mesmo nas faixas mais altas.

A todas as portas anteriores deve ser adicionado um slot M.2, compatível com discos de qualquer comprimento. Vemos isso na fotografia abaixo, ao lado do conector ATX de 24 pinos, nos botões liga / desliga e mais conexões para o USB 3.0 frontal e para os ventiladores.

A parte inferior da placa não diminui, temos 5 portas pciexpress com formato 16x (embora nem todas tenham a velocidade máxima, especialmente quando o processador é limitado em faixas como a 5820K) e uma porta pciexpress 1x. No final desta seção, comentaremos as restrições ao usar essas portas, além das óbvias pelo número de faixas (todas elas, exceto a cinza que vai para o chipset e trabalha na velocidade 2.0, use as faixas pciexpress 3.0 do processador, que existem 28 no caso do i7 5820K e 40 no caso dos demais processadores)

Detalhe do dissipador de calor do chipset, os dois chips da BIOS no canto inferior esquerdo, juntamente com o botão para alternar entre eles, e mais conectores para a frente e para os ventiladores.

A energia do processador é executada, como de costume ultimamente, por meio de um conector ATX de 4 pinos e um conector EPS. Observamos que este é um pequeno rebaixamento em comparação com o conector EPS duplo que vimos na geração anterior, assumimos que os engenheiros da Asus viram que isso não era necessário, mesmo nos casos mais extremos, na verdade, essa distribuição é a mais comum nas altas faixas de todos os fabricantes.

Na parte de trás da placa, encontramos, como sempre, um grande número de conectores. Os primeiros botões são para o ROG Connect e para redefinir o BIOS (muito confortável, embora infelizmente seja fácil pressionar por engano, como aconteceu em outras placas similares), um conector PS / 2 para teclado e mouse, juntamente com 2 USB2.0 que Eles são exatamente dedicados a esse uso, teclado e mouse, para poder configurá-los e controlá-los com o utilitário fornecido pela Asus, usando seu próprio processador e livre de interrupções de outros dispositivos USB.

A seguir, são apresentadas pelo menos 10 portas USB3.0, todas elas cortesia de um controlador Asmedia (uma vez que todos os nativos do chipset são usados ​​como conectores internos), uma porta de rede RJ45 com proteção contra surtos de energia. A seguir, vemos os 3 conectores RCA para as antenas da ótima placa de rede AC1300 (3 × 3) que ela inclui, embora a antena incluída não use um fio, mas sim encaixe à pressão de uma maneira muito confortável. Apenas os conectores de áudio na placa de som integrada permanecem, juntamente com a saída óptica.

Detalhes das fases e seu generoso dissipador de calor. Abaixo estão as 8 bobinas que dão origem às 8 fases que alimentam o processador. Não engane ninguém com um número a priori baixo, são fases muito bem projetadas, MOSFET e estrangulamentos de primeira linha, lembramos que o Rampage IV tinha uma configuração semelhante e também foi escolhido por muitos para realizar overclock extremo.

Acabamos voltando ao canto superior direito, onde vemos os botões liga / desliga, conectores do ventilador, a tela de diagnóstico para identificar possíveis problemas ou instabilidades do POST sem recorrer a um alto-falante. Também estão presentes os comutadores comuns para conectar ou eliminar a energia dos 4 slots pciexpress que usam as linhas do processador, para poder testar rapidamente sem ter que desconectar e reconectar os gráficos a cada vez. Também vemos o botão MemOK de sempre! da asus, um recurso curioso e útil que permite testar a memória em um nível básico sem a necessidade de clicar nem em um processador. Perfeito para descartar problemas de RAM, se o computador não passar no POST. Os botões Iniciar e Redefinir, comuns na grande maioria dos fabricantes, nos ajudarão a ter nossos equipamentos em uma mesa de bancada, economizando a necessidade de conectar manualmente os pinos que vão ao painel frontal.

A placa de som integrada é um chip realtek de médio / alto alcance, que por si só não difere muito do chip integrado encontrado em outras placas; felizmente, neste caso, é muito bem usado com uma entrada limpa e capacitores de qualidade específicos para áudio. Podemos dizer que, nos testes de som realizados, a avaliação subjetiva é de que soa muito bem. Ele não atinge completamente o nível das placas de som topo de linha, como a Xonar Essence, mas para a grande maioria dos usuários, ela será compatível e com boa nota.

Quanto às portas de expansão, vemos que, como é habitual em placas com uma quantidade tão grande, às vezes o uso de algumas delas implica em desacelerar ou desabilitar outras completamente. Por exemplo, o slot O slot PCIeX8_4 fica totalmente desativado se clicarmos em um processador de 28 pistas (5820K), enquanto que se usarmos uma pista de 40, ele funcionará no modo 8x apenas se não houver SSD usando o slot M.2

O slot PCIE_X4_1 (cinza) compartilha a largura de banda com o slot PCIE_X1_1, USB3_E910 e o conector SATAExpress_E1. Quando o slot PCIE_X4_1 estiver ocupado por um dispositivo X1 ou X2, a porta SATAEXPRESS_E1 será desativada. Quando o slot PCIE_X4_1 estiver ocupado por um dispositivo X4, as portas SATAEXPRESS_E1, USB3_E910 e o slot PCIE_X1_1 serão desativadas. Duas das portas SATA não oferecem suporte a ataques ou ao uso de IRST (tecnologia de armazenamento rápido da intel.) Devido às limitações do chipset.

Neste ponto, o fabricante da placa não é o culpado, já que, com o baixo número de pistas pciexpress do 5820K, é necessário fazer algumas concessões, também é uma pena que uma placa tão poderosa seja um pouco limitada em termos de slots de expansão em caso de montagem deste processador.

Em resumo, estamos diante de uma placa digna de seu nome, com os melhores componentes disponíveis e uma estética que certamente não deixará ninguém indiferente.

Equipamento de teste e testes de desempenho

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel i7 5820K

Placa de base:

Asus Rampage V Extreme

Memória:

Crucial DDR4 4x8gb 2133MT / S CL15

Dissipador de calor

Cooler master Seidon 120XL + NB Eloop 1900rpm

Disco rígido

Intel X-25M G2 160Gb

Placa gráfica

Asus 780Ti Matrix Platinum

Fonte de energia

Antec Alta Corrente Pro 850W

Como esperado, o desempenho é alto e muito semelhante ao obtido com os hexacores i7 da geração anterior. Os benchmarks que aparecerão abaixo foram realizados com o processador e o gráfico nas frequências de estoque e todas as opções padrão, portanto a influência da placa nos resultados será mínima, mas isso nos ajuda a ter uma idéia. o que devemos esperar de uma equipe de ponta criada em torno desta plataforma. Com nosso processador específico, atingimos um overclock máximo de 4, 4Ghz a 1.325V, usando tensão offset e testando extensivamente a estabilidade. As configurações usadas em cada benchmark estão detalhadas em nossa análise do i7 5820K.

TESTES

Cinebench R15

1020 pontos

3DMark Fire Strike

10812 3DMarks

Tomb Raider

96, 1 FPS

Metro: A última luz

56, 13 FPS
RECOMENDAMOS O ASUS ROG Gaming Smartphone seria anunciado na Computex

Chave BIOS e OC

Vemos que a Asus fez um excelente trabalho, como de costume, com o BIOS, a interface é realmente boa e você pode ver uma melhoria incremental muito clara se a compararmos com o BIOS das placas X79 do mesmo fabricante, que em seus dias também eles eram uma referência. As seções são bem organizadas, temos os seguintes menus:

  • Extreme Tweaker: Para fazer a grande maioria dos ajustes dedicados ao overclock: Frequências, tensões, latências de RAM, configuração de fase, LLC… Avançado: onde podemos configurar os dispositivos incluídos, o comportamento da porta WoL, SATA e outros parâmetros avançados Monitor: Para verificar as temperaturas de todos os sensores incluídos na placa, bem como as revoluções dos ventiladores e onde eles estão conectados. Boot: Para iniciar as prioridades e também alguns pequenos ajustes, como o atraso para o POST.Tool: Aqui estão os acessos às ferramentas típicas da Asus, como o EZ Flash para atualizar o BIOS ou o comportamento dos botões OC internos. Saia: Nesta seção, existem simplesmente opções para carregar valores anteriores, salve alterações e sair ou descartar as alterações e sair.

Vemos que o controle do ventilador foi integrado a um novo menu próprio, como pode ser visto na penúltima imagem, com curvas configuráveis ​​pelo usuário e muito visuais, é claro, um grande avanço do Rampage IV, igualmente completo, mas muito menos amigável.

Eles também incluem um assistente de overclock automático que escolhe frequências e configurações de acordo com os parâmetros informados (dissipador de calor em torre ou líquido, equipamento de jogos ou multimídia, etc.) e, embora certamente muitos usuários apreciem, na revisão profissional, sempre recomendamos o uso opções manuais, não é nada complicado com um bom guia e, em geral, são obtidos resultados semelhantes aos do overclock automático, otimizando melhor a tensão e o consumo.

O BIOS é o mais completo que podemos imaginar, com configurações avançadas em termos de latências ou comportamento de RAM que muitos overclockers, mesmo profissionais, certamente raramente usarão, se é que existem. Ele tem tantas opções que pode sobrecarregar usuários inexperientes, mas se o revisarmos com calma, veremos que ele está realmente bem organizado e que tudo está em sua seção; portanto, com um pouco de paciência, teremos o que estamos procurando com o clique de um mouse.

Em relação à OC Key, vemos que eles fizeram um excelente trabalho. O design é o mesmo a que estávamos acostumados quando o vimos pela primeira vez na série Maximus, com linhas muito agressivas que certamente serão apreciadas pelos usuários mais comuns deste dispositivo. O dispositivo deve ser conectado à placa por meio do cabo incluído e é alimentado por um cabo SATA padrão.

OC Key 1

Chave OC 2

Chave OC aberta

Conexões principais de OC

No modo normal, este é um monitor e controlador completos de ventilador e temperatura, e caberá como uma luva em qualquer montagem usando seu adaptador de baia de 5, 25 ″. A tela é girada 90º para se encaixar perfeitamente nessa posição.

No entanto, é no modo extremo em que este dispositivo mostra seu verdadeiro potencial. Podemos modificar 2 voltagens, uma voltagem secundária da CPU (devido a limitações do chipset, a verdade de que ficaríamos muito gratos por ter o Vcore em vez deste) e a RAM (que está perfeitamente configurada), além da frequência BCLK em etapas de 0, 1 mhz. Também temos 4 voltagens para modificar usando a opção exclusiva asus do VGA Hotwire, conectando os pinos habilitados para esse fim na chave OC ao regulador de voltagem de, por exemplo, uma placa de vídeo, para poder realizar uma sobretensão extrema sem a necessidade de hardware adicional.

Conclusão

OC Key 1

O comprometimento da Asus com o entusiasmo dessa geração não decepciona e traz, como sempre, uma das melhores opções para usuários exigentes e overclockers profissionais. Estamos em um produto no qual nada foi deixado de fora e nenhum compromisso foi feito com relação à qualidade dos componentes e dos extras. Infelizmente, como sempre, isso nos coloca a um preço que está entre as mais altas de todas as placas desse soquete.

Obviamente, se nunca for recomendado economizar no quadro, menos será em uma plataforma na qual apenas entre o processador e a RAM DDR4, indo para o mais simples, investiremos cerca de € 650 e veremos o preço de outros modelos fabricantes de qualidade semelhante, nada é exagerado.

Se optarmos por esta placa, podemos ter certeza de que não perderemos nada: Suporte para 64 GB de RAM, SLI / CF de 3 vias (4 no caso de montagem de um processador de 40 faixas), 8 fases muito bem projetadas para overclocks mais extremos (aqui vemos a prova de que qualidade> quantidade, esta placa já possui vários registros de overclock e acaba de ser lançada). O limite é com você.

O BIOS tem alguns pontos de melhoria, como de costume em uma plataforma mais recente, embora seja evidente uma progressão para melhor a partir do excelente BIOS Rampage IV, e é sem dúvida um dos mais polidos de todos os fabricantes no momento.

Pessoalmente, fico com a sensação de que algo tão poderoso e completo quanto a chave OC é um pouco desperdiçado pelo que poderia dar por si mesmo. É um extra realmente bom, mas nesses chipsets, a voltagem marcada como V1 não é a voltagem do núcleo da CPU, que geralmente é o que queremos modificar, mas uma voltagem secundária; portanto, também devemos entrar no BIOS para alterar um valor mais básico. Seja como for, ele ainda é um excelente monitor no modo normal e uma ajuda mais que bem-vinda no modo extremo, apesar dessa falta. Outra coisa que tenho certeza de que veremos nas gerações futuras e que muitos apreciarão é uma Oc Key sem fio. Seria uma ótima cobertura deste bolo.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ CAPACIDADE DE SOBRECARREGAMENTO E PERSONALIZAÇÃO AO MAIS ALTO NÍVEL - MESMO QUE MENCIONAMOS, A CHAVE OC PODERIA TER VANTAGEM DE MAIS

+ EXTRAS EM QUANTIDADE: 10 PORTAS USB3.0, SLOT M.2, 2 PORTAS SATA EXPRESSAS, AC 3X3 VERMELHO...

- MUITOS NÚMEROS SLOTS DE EXPANSÃO SÃO COMPROMETIDOS SE USAMOS UM PROCESSADOR DE 28 LAN

+ ESTÉTICAMENTE IMPECÁVEL, COM AS CORES TÍPICAS DA SÉRIE ROG. POSSIBILIDADE DE DESLIGAR OS LEDS EM CASO DE DINHEIRO

- PREÇO DA MAIS ALTA GAMA, TOTALMENTE JUSTIFICADO

+ CARTÃO DE SOM INTEGRADO BONITO SUPERIOR AO USUAL

+ O PAINEL DE MONITORAMENTO EXTERNO / CHAVE DE OC OCLAMENTO…

Por sua impressionante qualidade e desempenho, a equipe de Revisão Profissional concede a medalha de platina

Qualidade dos componentes

Capacidade de overclock

Sistema MultiGPU

BIOS

Extras

10/10

Uma das melhores placas para overclock e equipamentos de ponta. E como tudo de bom, é caro.

Xbox

Escolha dos editores

Back to top button