Reutilizar cabos de uma fonte de alimentação antiga pode ser sua queda
Índice:
- Tudo começa com as conexões de origem
- O resultado da mistura de cabos
- Por que as marcas não fabricam cabos compatíveis?
Reutilizar cabos de uma fonte de alimentação modular antiga para uma nova pode ser um desastre. Antes de fazer isso, leia esta entrada.
Com o surgimento de fontes de alimentação modulares, os mais entusiastas começaram a comprá-las. O problema surge quando eles decidem atualizar seu computador, comprando uma nova fonte de alimentação modular. Se a nova fonte não possuir cabos que a antiga, o usuário decide reutilizar os antigos na nova.
Essa prática pode causar sérios danos ao seu equipamento; portanto, preste atenção ao que você verá abaixo, pois será de grande ajuda.
Índice de conteúdo
Tudo começa com as conexões de origem
Os cabos que podem causar mais problemas ao misturar são molex ou SATA, o PCI Express para alimentar os gráficos e o que alimenta o PC. Tudo começa com os quadrados dos cabos, porque cada um tem uma função e deve ser esclarecido para não produzir um curto-circuito.
Reutilizar cabos de uma fonte antiga para uma nova e vice-versa, pode queimar nossos componentes, como inutilizar os discos rígidos ou causar um curto-circuito na placa gráfica, por exemplo.
Em qualquer cabo modular, encontramos duas extremidades: uma que vai para a fonte de alimentação e a outra para a porta do dispositivo, que pode ser o disco rígido, os gráficos, a porta EPS12V ou o ATX. Esse fim não será um problema para nós; no entanto, o fim que vai para a fonte é aquele que pode detonar a sobrecarga e queimar o componente cujo cabo está em conflito.
As portas modulares da fonte de alimentação são tipicamente 6 ou 8 pinos. Muitos usam os conectores de 6 pinos para economizar custos, como é o caso de alguns sistemas Mars, EVGA, Corsair ou Thermaltake.
O resultado da mistura de cabos
Figura 1: Porta da fonte de alimentação
Ao reutilizar cabos de outras fontes, podemos causar um curto-circuito ou não, tudo depende do cabo. Assim, sabendo um pouco de eletricidade básica, saberemos quando o cabo pode ser reutilizado e quando não pode. Na foto acima, podemos ver o slot modular de uma nova fonte que compramos. Como você pode ver, cada quadrante tem uma função.
O correto seria conectar nessa porta um cabo que veio com a nova fonte que compramos. O principal motivo é esquecer as "histórias" e ter nossas conexões seguras. No entanto, podemos encontrar cabos de outras fontes que se encaixam fisicamente, mas eletronicamente não são compatíveis.
Portanto, o mais recomendado seria conectar um cabo que veio na caixa, como podemos ver na ilustração a seguir.
Figura 2: Conexão do cabo da nova fonte a ele
Porém, você não entrou procurando isso, quer saber o que acontece quando reutilizamos ou misturamos cabos de diferentes fontes de energia. A teoria é que um infortúnio pode ocorrer, como se nada estivesse acontecendo e funcionando perfeitamente. Tudo gira em torno da polaridade.
Por outro lado, você pode contemplar um cenário ruim, como o que lhe explicamos na última figura.
Figura 3: Conexão antiga do cabo à nova fonte
Como você pode ver na imagem, as fotos não cabem e, portanto, não são compatíveis. Isso significa que ocorre um curto-circuito, como ocorre? Conectamos, por exemplo, um SSD de 5V. A fonte deseja entregar 5V ao SSD, mas o cabo tem um quadrante vazio lá. Desta forma, tudo termina em uma polaridade reversa. Aqui estão duas possibilidades:
- Nossa fonte é de boa qualidade, por isso se protege com OCP ( proteção contra sobrecorrente) ou OVP ( proteção contra sobretensão). Dessa maneira, evita curto-circuito ou sobretensão no circuito. Se isso acontecer, desligue imediatamente a fonte de alimentação por trás, pois nossa fonte é de baixa qualidade e, portanto, não possui proteção. Portanto, o curto-circuito ocorre e a catástrofe começa, o que você pode imaginar.
Por que as marcas não fabricam cabos compatíveis?
A primeira pergunta que nos ocorre é essa, pois é um fato que pode causar sérios danos, causando um incêndio. Infelizmente, os fabricantes de fontes de alimentação não se reúnem para fabricar cabos compatíveis, porque devem fornecer os cabos necessários na caixa da fonte de alimentação.
O que parece mais sério é que eles fabricam cabos fisicamente idênticos, mas não são compatíveis. Tudo isso é feito para economizar custos, mas esse problema é mais frequente do que se pensa, porque já existem muitos usuários que lamentaram a perda de seus componentes em fóruns, como o Reddit.
Caso você tenha muitos cabos soltos de ambas as fontes, é melhor colocar cada um em sua caixa correspondente para não confundi-los e misturá-los. Se você não guardar a caixa das fontes de alimentação, poderá levar duas sacolas plásticas, colocar uma etiqueta com o nome e colocar os cabos na correspondente.
Fizemos este artigo para aconselhá-lo e aconselhamos que você não reutilize cabos de diferentes fontes de energia porque, devido à polaridade reversa, você pode danificar seriamente o seu computador. Portanto, use os que vêm com a fonte que você comprou para poder aproveitar o PC com segurança.
Recomendamos a leitura do nosso guia sobre as melhores fontes de energia
Você já reutilizou cabos de outras fontes? O artigo ajudou você? Compartilhe conosco suas opiniões!
Solução para o erro do Outlook 2007: O Microsoft Office Outlook não pode ser iniciado. a janela do outlook não pode ser aberta.
Alguns dias atrás, encontrei o seguinte erro: Não foi possível iniciar o Microsoft Office Outlook. Não foi possível abrir a janela do Outlook. Que nada apareceu
▷ Tipos de cabo de par trançado: cabos utp, cabos stp e cabos ftp
Se você deseja conhecer todos os tipos de cabos de par trançado, veja aqui em detalhes: cabo UTP, cabo STP e cabo FTP
Cabos coloridos para fonte de alimentação: qual é a melhor opção?
Caso você não saiba, podemos instalar cabos coloridos em nossa fonte de alimentação. Mostramos as opções que encontramos.