▷ Tipos de cabo de par trançado: cabos utp, cabos stp e cabos ftp
Índice:
- O que é um cabo de par trançado
- Quando você começou a usar esse tipo de cabo?
- Vantagens e desvantagens dos cabos de par trançado
- Tipos de cabos de par trançado: UTP, STP e FTP
- Cabo UTP
- Cabo FTP
- Cabo STP
- Cabo SSTP
- Cabo SFTP
- Categorias de cabos de par trançado
Quem não tem Internet hoje? Mesmo você estará usando um cabo UTP, ou um cabo STP ou um cabo FTP. Todos eles são cabos de par trançado; se você não souber o que são esses tipos de cabos, veremos imediatamente o que são, como são fabricados e quais são melhores e piores.
Índice de conteúdo
Na atualização, estamos totalmente cercados pelo mundo da Internet, um mundo que sem dúvida mudou completamente nossas vidas, com suas coisas boas e também suas coisas ruins. Para conectar-se à Internet, sempre usamos um dispositivo eletrônico que pode ser nosso celular, tablet ou computador de mesa.
Os avanços tecnológicos e mais e mais dispositivos estão usando o meio sem fio chamado Wi-Fi para estabelecer essa conexão com a Internet. As vantagens são óbvias, maior mobilidade e boa velocidade, e é claro que podemos estar em quase qualquer lugar. Especialmente agora que os primeiros roteadores com o protocolo 802.11ax estão sendo introduzidos, o que oferece vantagens muito importantes em conexões sem fio, atingindo velocidades em redes internas de mais de 2, 5 Gbps.
Mas ainda não falamos sobre cabos, e a verdade é que eles são muito importantes hoje e continuarão a ser devido a vantagens importantes sobre a conexão sem fio: maior largura de banda pelo menos até agora, latência muito menor e maior distâncias de conexão. Em 90% dos casos, quando contratamos um serviço de conexão à Internet em casa, nosso roteador será conectado por um cabo da Internet, um cabo de par trançado ou um cabo de fibra óptica. Os cabos de par trançado serão os protagonistas deste artigo, portanto, sem mais delongas, vamos começar.
O que é um cabo de par trançado
O cabo de par trançado é o cabo mais comumente usado para estabelecer comunicações de dados em uma rede. Recebe esse nome porque possui dois condutores elétricos isolados e entrelaçados para cancelar as interferências causadas por fontes elétricas externas e ondas eletromagnéticas.
Hoje, um cabo de par trançado não possui apenas dois desses cabos intertravados, mas possui um número maior deles. Claro, sempre em números pares e sempre torcido dois a dois de maneira helicoidal. O inventor deste tipo de cabos foi um certo Alexander Grahan Bell em 1881. Bell descobriu que as ondas que viajam por dois cabos independentes e helicoidais são canceladas, causando uma redução nas interferências que ocorrem, melhorando assim a transmissão. de dados.
E o mais interessante, sem dúvida, é que, se agruparmos um conjunto de cabos entrelaçados dois a dois, também garantiremos que cada um desses grupos tenha menos interferência de si e dos grupos ao seu redor, e até de ações externas. como cabos de alta tensão ou microondas que atravessam esse meio físico.
Cada um desses pares trançados será identificado por um material isolante e uma cor para diferenciar cada um dos pares e cada um dos condutores. Em cada um desses pares, o sinal elétrico é configurado no modo diferencial, ou seja, um é o inverso do outro. Dessa maneira, o ruído de ambos os sinais é cancelado, caso contrário, o que faria seria aumentar.
Quando você começou a usar esse tipo de cabo?
As primeiras redes de comunicação telefônica usavam uma rede telegráfica baseada em um fio aberto e uma conexão à terra, mas esse sistema logo deixaria de ser viável devido ao aumento da frequência das comunicações e à construção de bondes próximos a eles. redes. Por ser um cabo único, o ruído afetou bastante essas instalações, piorando consideravelmente a qualidade das transmissões.
Com a evolução das redes elétricas nas cidades, o uso de redes balanceadas que foram projetadas para evitar o ruído dos bondes também não foi suficiente, principalmente devido à alta voltagem e ao campo magnético que geraram ao seu redor. Foi então que a invenção de Graham Bell fez sentido e os sistemas de pares trançados começaram a ser usados para unir grandes cidades por assentamentos aéreos com repetidores a toda distância. Além disso, esse sistema permitiu maior largura de banda e capacidade de transmissão, tornando-o também um dos principais motivos pelos quais a evolução das telecomunicações avançou tanto.
Obviamente, esse cabo ainda é usado hoje em muitos lugares, e não apenas para conexões de rede local. As linhas aéreas ADSL tradicionais são baseadas em cabos de par trançado. Com a evolução das telecomunicações e a grande necessidade de sistemas cada vez mais rápidos, levou à substituição de muitos dos cabos de par trançado por cabos de fibra óptica muito mais rápidos, com maior largura de banda e capacidade de alcançar muito mais. afastados sem interferência, pois eles dependem de um sinal óptico e não elétrico.
Vantagens e desvantagens dos cabos de par trançado
Em geral, esses cabos oferecem um desempenho muito bom para redes locais e, finalmente, para links de média e longa distância, desde que haja repetidores de sinal a cerca de 2 ou 3 quilômetros de distância. As especificações mais altas desses cabos têm capacidade de até 40 Gbps, mas a distâncias reduzidas e em ambientes bem protegidos. Esses cabos não são totalmente imunes ao ruído, como podem ser os cabos de fibra ótica, apesar de serem blindados e blindados nas categorias mais altas, o elemento de ruído sempre estará presente.
Principais vantagens:
- Possibilidade de alimentar equipamentos conectados PPPoE Facilidade de uso e instalação Baixo custo de fabricação e aquisição Alta capacidade de transmissão de dados em redes de área local Conectividade rápida e atualizável Boa latência nas redes LAN
Principais desvantagens:
- Não imune ao ruído Largura de banda limitada versus cabos de fibra Distância e necessidade limitadas de repetidores Taxas de erro a serem consideradas em alta velocidade
Tipos de cabos de par trançado: UTP, STP e FTP
Atualmente, existem diferentes configurações de cabos de par trançado. Dependendo do método de construção, eles são orientados para uso doméstico, industrial ou para transmitir vários sinais de dados simultaneamente. A diferença básica de todos esses tipos é a forma de isolamento que eles implementam, uma vez que a configuração básica é sempre a mesma: dois condutores com trança helicoidal.
A partir daqui, focaremos quase exclusivamente nos cabos de quatro pares trançados, que são os que usamos em nossas casas. É composto por 8 cabos divididos em 4 pares de intertravamento. Para conhecer a categoria de um cabo, precisamos apenas olhar a capa externa.
Cabo UTP
Eles representam " Par trançado não blindado " ou cabo de par trançado não blindado. Esse tipo de cabo contém seus pares trançados não blindados, ou seja, não há meios de separação entre cada par de cabos que os isola dos outros pares.
É quase sempre usado em redes locais de curta distância, pois, à medida que são mais expostas, o sinal diminui se um repetidor de sinal não for introduzido de vez em quando. Esses cabos são baratos e normalmente têm uma impedância característica de 100 Ω.
Esses cabos foram utilizados na rede telefônica residencial, em dois pares trançados com um conector RJ11. Mas eles também são usados na configuração de 4 pares usando o conector RJ45, DB25 ou DB11.
Cabo FTP
Acrônimo de “ Par Trançado Torcido ” ou cabo de par torcido blindado. Nesse caso, temos um cabo cujos pares trançados são separados um do outro por um sistema básico baseado em material plástico ou não condutor. Nesse caso, a blindagem não é individual, mas global, que cobre todo o grupo de pares trançados e é feita de alumínio.
Ele não oferece benefícios tão bons quanto os cabos STP, mas eles aprimoram os UTPs em termos de distância e isolamento. Eles são amplamente utilizados e usam o conector RJ45, e sua impedância característica é de 120 Ω.
Cabo STP
Vamos para o próximo cabo desta lista, cujas iniciais significam " par trançado blindado " ou, em espanhol, par trançado blindado individual. Neste caso, já temos cada um dos pares trançados cercados por uma cobertura de proteção normalmente feita de alumínio.
Esses cabos são usados em redes que exigem desempenho superior, como os novos padrões Ethernet, nos quais são necessárias alta largura de banda, latências muito baixas e taxas de erro de bits muito baixas. São cabos mais caros que os anteriores e permitem traçar distâncias maiores sem a necessidade de um repetidor. Sua impedância característica é de 150 Ω.
Esses sabres são geralmente usados com conectores RJ49.
Cabo SSTP
Par trançado blindado blindado ou cabo de par trançado laminado blindado individual. O trava-língua é complicado aqui, agora temos um cabo com a estrutura de um cabo STP, ou seja, com cada um dos pares cobertos por alumínio. Mas, por sua vez, também encontramos um revestimento global em torno do material LSZH.
Este cabo é o cabo de mais alto desempenho, com excelente proteção contra altas frequências e grande capacidade de transmissão em longas distâncias. Sua tela global será geralmente conectada ao terra do equipamento, para eliminar tensões residuais. Claro que é o cabo de maior custo da lista.
Sua resistência é de 100 Ω e é compatível com os conectores RJ45.
Cabo SFTP
Par trançado laminado blindado ou cabo laminado blindado individual. Esse cabo é baseado na construção do cabo FTP, mas na blindagem geral foi adicionada uma malha metálica LSZH ao redor dele para aumentar o isolamento desse cabo. Como na anterior, esta planilha será conectada à conexão à terra nos dispositivos que a possuem.
Isso melhora o desempenho de um cabo FTP, embora ainda seja inferior aos cabos SSTP.
Categorias de cabos de par trançado
Depois de conhecer os diferentes tipos de cabos que existem em termos de construção, eles também são divididos em categorias, de acordo com a velocidade de transmissão. Esta divisão de categoria está em conformidade com a especificação 568A EIA / TIA (Aliança das Indústrias Eletrônicas / Associação da Indústria de Telecomunicações).
Largura de banda | Use | Caracteristicas | |
Categoria 1 | - | Telefonia e modem | Cabo UTP |
Categoria 2 | 4 Mbps | Terminais antigos (descontinuados) | Cabo UTP |
Categoria 3 | 10-16 Mbps
16 MHz |
10 Ethernet BASE-T / 100 BASE-T4 | Cabo UTP |
Categoria 4 | 16 Mbps
20 MHz |
Token Ring | Cabo UTP |
Categoria 5 | 100 Mbps
100 MHz |
10 Ethernet BASE-T / 100 BASE-TX | Cabo UTP |
Categoria 5e | 1 Gbps
100 MHz |
100 BASE-TX / 1000 BASE-T Ethernet | Cabo UTP / FTP |
Categoria 6 | 1 Gbps
250 MHz |
1000 Ethernet BASE-T | Cabo FTP / STP / SFTP / SSTP |
Categoria 6e | 10 Gbps
500 MHz |
Ethernet 10GBASE-T | Cabo FTP / STP / SFTP / SSTP |
Categoria 7 | Transferência múltipla
600 MHZ |
Telefonia + televisão + Ethernet 1000BASE-T | Cabo FTP / STP / SFTP / SSTP |
Categoria 7a | Transferência múltipla
1000 MHz |
Telefonia + televisão + Ethernet 1000BASE-T | Cabo SFTP / SSTP |
Categoria 8 | 40 Gbps
1200 MHz |
Ethernet de 40GBASE-T ou
Telefonia + televisão + Ethernet 1000BASE-T |
Cabo SFTP / SSTP |
Categoria 9 | 25000 MHz | Na criação | Cabo SFTP / SSTP de 8 pares |
Categoria 10 | 75000 MHz | Na criação | Cabo SFTP / SSTP de 8 pares |
Estes são basicamente os tipos de cabos de par trançado que existem hoje.
Você também pode estar interessado nestes artigos sobre redes:
Você sabia que todos esses tipos de cabos e categorias existiam? O que você acha que é o cabo que você tem? Se você tiver alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, escreva-nos.
Novo fique quieto! cabo de alimentação, cabos com capa para suas fontes
Be Quiet!, Marca alemã de hardware, apresentou sua nova geração de cabos para fontes de alimentação. Esta é a sua gama de cabos de alimentação que seja silencioso! Cabo de alimentação são os novos kits de fiação para mangas que a marca lançou para suas fontes modulares. Descubra-os
O Razer Basilisk v2 inclui um novo sensor e cabo trançado speedflex
O mouse para jogos Razer Basilisk V2 com sensor óptico Razer Focus + e o novo cabo trançado Razer Speedflex foram anunciados hoje.
Cabo HDMI: tipos, baratos ou caros e qual é o melhor
Explicamos tudo sobre o cabo HDMI, como seus tipos, preços, quais itens comprar, o que é melhor e nossa lista de HDMI recomendados.