Tutoriais

▷ Ramdisk o que é e como criar um no Windows

Índice:

Anonim

Hoje vamos ver o que é um RAMDISK e como criá-lo em nosso sistema operacional Windows 10. Atualmente, é bastante comum ter valores de memória RAM bastante grandes em nossos equipamentos e, por esse motivo, veremos como fazer melhor uso dessa quantidade de memória para criar um disco rígido super rápido em nossos equipamentos.

Índice de conteúdo

Se você é um usuário que normalmente não joga frequentemente ou tem tanta memória instalada no computador que sempre a possui 10% da capacidade, é uma excelente opção para testar a operação de um RAMDISK. Você pode carregar programas contidos nele super rápido, obtendo um desempenho incrível.

O que é um RAMDISK

Um RAMDISK é simplesmente o uso de parte de uma memória RAM, pois é um disco rígido. Portanto, se criarmos um RAMDISK, criaremos um disco rígido virtual em nosso equipamento usando parte do armazenamento disponível e não usado pelos nossos módulos de memória RAM.

Esse disco rígido virtual será infinitamente mais rápido que qualquer outro, como um SSD normal e, é claro, um disco rígido mecânico, da ordem de 200 vezes mais rápido que o último. Graças a esta técnica, usaremos a memória RAM que sempre permanece em nossos equipamentos, no caso de grandes quantidades, como 32 ou 64 GB.

Mas não apenas precisamos de tanta RAM, como, com apenas 8 GB, podemos criar um RAMDISK de, por exemplo, 4 GB para usar quando não estamos usando jogos ou programas que consomem mais de 4 GB de RAM do nosso computador. A grande vantagem de um RAMDISK é que podemos criá-lo e destruí-lo com facilidade e rapidez. Também devemos ter em mente que estamos armazenando informações na memória RAM; portanto, quando desligarmos nosso equipamento, todas as informações serão apagadas, pois a RAM é um armazenamento volátil.

Podemos evitar o último caso, antes de desligar nosso equipamento, armazenemos todas as informações em nosso disco rígido normal e atual.

Um dos utilitários mais importantes do uso do RAMDISK é dedicá-lo à edição de vídeo em 4K, devido ao grande uso do disco rígido e à necessidade de altas taxas de transferência para reprodução e codificação suaves.

Como criar um RAMDISK no Windows 10

Agora vamos trabalhar para criar um RAMDISK em nosso computador. Além disso, testaremos seu desempenho para ver o que podemos alcançar com ele.

Vamos usar um software gratuito para criar isso, chamado ImDisk Toolkit. Isso pode ser baixado diretamente da página do Sourceforge livremente. Realizamos os testes com a versão de 64 bits, em sua compilação 2.0.9

Bem, uma vez baixado, procederemos à instalação.

O processo é muito simples, deixamos os valores padrão na tela inicial do assistente e clique em " Instalar ". A instalação leva menos tempo do que um galo canta. Agora teremos 3 atalhos em nossa área de trabalho.

Vamos clicar em um com o título " Configure RAMDISK ". Na primeira tela exibida, estamos localizados na guia " Básico " para escolher os valores da quantidade de armazenamento, a letra da unidade a ser criada, o sistema de arquivos e outras opções, como a possibilidade de iniciá-lo quando iniciarmos o computador.

Agora, estamos localizados na guia " Avançado ", onde teremos diferentes opções de configuração:

  • Tamanho do cluster e etiqueta da unidade forma e ative rapidamente a compactação NFTS, o que não é necessário Use um ponto de montagem - para colocar o ponto de montagem do disco rígido virtual em um determinado local.

Na guia " Dados ", podemos escolher o conteúdo de uma pasta para que ela seja carregada diretamente no disco rígido virtual.

Uma opção importante é "Sincronizar ao desligar o sistema". Graças a esta opção, quando desligamos o sistema ou desmontamos a unidade, o conteúdo é armazenado no local escolhido no disco rígido. Dessa forma, não perderemos as informações que armazenamos nela.

Quando tivermos toda a configuração de acordo com o nosso gosto, clicaremos em " Aceitar " para que o RAMDISK seja criado em nosso sistema. Automaticamente, abriremos uma janela de propriedades como se fosse um disco rígido normal. Além disso, se formos para " Esta equipe ", veremos como se fosse um disco rígido normal

Vemos que a memória escolhida está sendo usada no momento como disco rígido, portanto não poderemos tê-la enquanto estiver usando.

Obviamente, podemos usar esta unidade de maneira normal e atual e até instalar programas nela.

Vamos realizar um teste de desempenho para ver o que obtemos através do CristalDiskMark. Ao abri-lo, teremos que selecionar nossa nova unidade para enviá-la aos testes de benchmark

Como vemos, os resultados são impressionantes. Além disso, dependendo da RAM que temos em nosso equipamento e com que frequência ele funciona, obteremos medidas muito mais rapidamente do que as do nosso exemplo.

Desmonte um RAMDISK

Quando estivermos cansados ​​de usar o RAMDISK, basta clicar novamente em " Configurar RAMDISK " e clicar no botão " desmontar " para remover a unidade

Antes de confirmar as alterações, ele nos perguntará se queremos armazenar o conteúdo que o RAMDISK possui. Podemos optar por salvá-los ou não.

Como você pode ver, a criação de um RAMDISK é um procedimento bastante simples e muito útil, devido às velocidades que alcançamos.

Também recomendamos:

O que você acha dessa opção? Para que você a usaria? Escreva-nos nos comentários.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button