Xbox

Quem inventou a placa-mãe e o que isso significava para a indústria de computadores

Índice:

Anonim

A placa - mãe é o elemento central de nossos computadores e de todos os produtos eletrônicos, pois é o componente que acolhe todos os outros para que o conjunto possa funcionar. Neste pequeno artigo, analisamos sua origem para entender sua grande importância.

A história por trás da placa-mãe

A placa-mãe é uma placa de circuito impresso (PCB) que é o alicerce de muitos dispositivos eletrônicos, principalmente computadores domésticos. As placas-mãe também são reconhecidas como placa-mãe, placa principal ou placa lógica. Placas-mãe consistem em muitos elementos importantes de um PC. Qual pode ser a memória principal, o microprocessador e o microprocessador suportam o chipset, que oferece uma conexão entre a unidade central de processamento e elementos periféricos adicionais.

Antes da criação dos microprocessadores, os sistemas de computadores eram montados em quadros principais, com engrenagens ligadas por um painel traseiro com vários slots para conectar cabos. Nos planos anteriores, eram necessários cabos para conectar os pinos do conector da placa; no entanto, eles rapidamente se tornaram coisa do passado com a descoberta de placas de circuito impresso.

Para entender a importância da placa-mãe, precisamos voltar ao aparecimento do primeiro PC, o IBM 5150, lançado em 12 de agosto de 1981. Logicamente, esse primeiro computador era muito mais simples do que o que todos temos em nossas casas hoje.

Os primeiros computadores foram baseados em uma arquitetura muito simples, e o firmware do processador incluía a maioria das funções que a placa-mãe desempenha hoje. O problema era que, toda vez que você queria mudar algo, tinha que reescrever o firmware, o que tornava o processo muito complexo e caro. Dessa forma, se um usuário quisesse alterar um item em seu PC, o firmware teria que ser alterado para um que contivesse as informações necessárias para que ele funcionasse.

Não foi até o final dos anos 80 que o conceito de placa-mãe como a conhecemos hoje foi criado, seu criador foi o engenheiro da IBM Patty McHugh. A IBM batizou essa placa-mãe como Planar, era um modelo básico que continha a CPU e a RAM. Com a aparência da placa-mãe, ficou muito mais fácil trocar um componente, pois era necessário instalar apenas um novo driver, sem ter que trocar todo o firmware.

Com a chegada da placa-mãe, os usuários puderam alterar os componentes do computador de uma maneira muito simples, bastava ter alguns conhecimentos básicos.Este filme parece familiar para você?

Recomendamos nosso post sobre as melhores placas - mãe do mercado

Na década de 1990, verificou-se que o aumento do número de suportes periféricos no PCB era muito econômico, portanto, periféricos de baixa velocidade, como mouses, teclados, portas seriais, etc. foram integrados às placas-mãe. No final dos anos 90, elementos relacionados às funções de áudio, vídeo, rede e armazenamento começaram a ser incluídos. As funções para placas gráficas e jogos em 3D foram incorporadas um pouco mais tarde.

O conceito de placa-mãe permaneceu inalterado desde a sua invenção até o presente, a única diferença é que novos elementos foram adicionados constantemente, para que hoje eles sejam muito mais complexos, mas sua operação seja exatamente a mesma.. Aqui termina nosso post sobre a origem da placa-mãe, esperamos que você tenha gostado.

Fonte computer-historybillingsgazette - wikipedia

Xbox

Escolha dos editores

Back to top button