Tutoriais

O que é um antivírus e qual é a sua função (melhor explicação)?

Índice:

Anonim

O que é um antivírus? Se você chegou aqui, talvez você tenha um vírus ou software malicioso, mas primeiro você precisa saber que os computadores têm basicamente muitos perigos em seu uso, porque são componentes altamente sensíveis, suscetíveis à aquisição de vírus e malwares.

É por isso que muitos usuários optam por baixar ferramentas antivírus; no entanto, se eles não sabem do que se trata esses recursos, todas as informações serão mencionadas em detalhes abaixo.

Índice de conteúdo

O que é um antivírus?

Um antivírus é um recurso on-line que protege o computador de diferentes ameaças existentes no sistema, como vírus de qualquer tipo e também malwares.

Esses programas funcionam basicamente como um filtro entre o computador base e o resto do mundo digital, como a Internet ou periféricos de entrada e saída que podem desencadear vírus no sistema.

No entanto, eles não apenas detectam vírus, mas também os eliminam, dependendo da localização, e também executam configurações de proteção em todo o sistema.

Eles funcionam principalmente com um código de link, que estabelece limites de entrada para o computador, permitindo assim que sejam conhecidas as informações de qualquer tipo de dado fornecido no PC.

Apesar disso, esses componentes não gerenciam essas informações, apenas as recebem, leem, detectam alterações perigosas e as deixam em seu ponto de partida, ou seja, funcionam basicamente como um componente de leitura remota.

Classificação antivírus

Da mesma forma, essas ferramentas são divididas em diferentes seções, dependendo de suas especificações, dentre elas podemos citar:

De acordo com o seu objetivo:

  • Antispyware: são componentes totalmente protetores, que basicamente eliminam a possibilidade de hackers acessarem o sistema e são sempre encontrados em execução em segundo plano no PC. Antispam: a maioria deles gerencia e-mails ou aplicativos da Web, onde elimina todos os tipos de mensagens de spam (com origem duvidosa) da plataforma. Firewall: age como uma parede entre o próprio dispositivo e o resto do mundo digital, porque fornece limites estabelecidos de onde eles podem detectar e interromper vírus que desejam acessar o sistema. Antipop-us: a maioria dos antivírus os vincula e também bloqueia o acesso a janelas pop-up no computador, a fim de suprimir sua execução e bloquear a entrada de malware. Antimalware: em geral, os antivírus têm esse objetivo por padrão, pois detectam componentes identificados como malwares e os excluem antes que se tornem uma grande ameaça para o computador.

De acordo com sua função:

  • Detectores: cuja única função é realizar análises preventivas e detectar rapidamente a existência de vírus ou malwares para informar o usuário imediatamente. Heurística: Eles são muito famosos na Web, o que fazem são executar programas em segundo plano simultaneamente para detectar o tipo de comportamento que cada um deles possui. Eliminadores: eles funcionam muitas vezes em conjunto com os detectores, pois simplesmente pesquisam o vírus ou o worm de computador e o excluem com um código de proteção estabelecido. Imunizadores: esse tipo de antivírus geralmente vem com os discos do computador, e eles também detectam e analisam possíveis falhas na execução de programas predeterminados.

De acordo com sua categoria

  • Antivírus tradicional: é aquele baixado e instalado no computador e fornece segurança em tempo real ao sistema, pois está sempre em segundo plano. Antivírus on-line: são todos os recursos obtidos através de páginas da web que analisam e detectam vírus no sistema, mas não são baixados ou instalados no PC.

Funções gerais do antivírus

Apesar de mencionarmos anteriormente como o antivírus é classificado de acordo com sua função, existem certas especificações que todas essas ferramentas apresentam em uma base básica, entre as quais podemos mencionar:

Firewall / Firewall

Nesse caso, é um tipo de proteção, que gera uma leitura detalhada de todas as informações fornecidas ao dispositivo, a fim de detectar possíveis ameaças.

Colocando-o em um contexto rotineiro, é uma parede simples que não permite que certos recursos passem para o computador, como malware ou vírus conhecidos, para que eles não infectem ou desacelerem sua operação.

Da mesma forma, esse firewall está posicionado não apenas em periféricos de entrada como USB ou discos, mas também com qualquer tipo de informação obtida da Internet, como páginas da Web ou downloads executados.

Antiphishing e Antispam

A maioria dos antivírus possui afiliações simples com os e-mails dos usuários de computadores, e nele possui as funções de Antiphishing e Antispam.

O anti-spam é simplesmente um tipo de firewall, mas orientado apenas para arquivos indesejados, que são simplesmente componentes que não têm nenhum tipo de informação além de publicidade ou dados desnecessários.

E no caso do Antiphishing, é um recurso que elimina e protege o usuário de origens duvidosas, ou seja, suprime e alerta o indivíduo de mensagens falsas enviadas com assinaturas de outras contas do Gmail.

Otimização da informação

Apesar de os programas antivírus terem o único objetivo de cuidar de possíveis infecções no sistema do computador, eles apresentam a possibilidade de acelerar sua operação.

Eles fazem isso com a ajuda de um recurso conhecido como "Otimização", que elimina execuções desnecessárias de recursos que estão ocorrendo em segundo plano.

O que simplesmente gera um peso maior na operação do PC e causa como conseqüência que ele diminui a velocidade e tende a executar suas ações mais difíceis.

Limpeza de computadores

Esse recurso é um dos antivírus mais utilizados, pois simplesmente permite excluir os arquivos indesejados encontrados no sistema, também conhecido como "Cache".

Estes últimos são recursos gerados por processos com falha ou cancelados no computador e que, quando acumulados, também geram peso considerável na web.

No entanto, como o antivírus limpa constantemente esses recursos graças à leitura de códigos de “0 MB”, eles são basicamente excluídos quando criados.

Gerenciamento de arquivos

É verdade que, basicamente, ao permitir que o antivírus execute a ação de limpeza e otimização no PC, elimina qualquer ameaça que detectar, independentemente de estar em um arquivo predeterminado.

No entanto, a maioria dessas ferramentas permite gerenciar as ações que serão executadas nesses arquivos e, em geral, elas conseguem colocá-las em quarentena ou eliminá-las completamente conforme o usuário desejar.

Como um antivírus funciona?

A operação de um antivírus é muito simples, tudo começa quando processos e entradas de informações são executadas no sistema; nesse caso, o conteúdo é analisado minuciosamente pelo firewall.

Este último componente contém um dicionário de vírus, que pode ser extenso ou básico, dependendo da configuração da ferramenta, e compara os códigos de entrada com as informações fornecidas no referido dicionário.

Caso o antivírus detecte um relacionamento, ele interrompe o vírus e o elimina completamente com a ajuda do limpador interno que possui.

Também no caso de otimização e limpeza, o antivírus possui um dicionário.

Somente nesse caso, ele possui códigos especificados para processos executados em segundo plano (no caso do otimizador) e aqueles que possuem 0 MB de informações (no caso do limpador).

Em seguida, eles são identificados e juntos são fechados e eliminados, cumprindo o ciclo da ferramenta como tal.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button