O que é hyperthreading?
Índice:
- O que é o HyperThreading?
- HyperThreading no uso diário
- A evolução desta tecnologia
- Alternativa da AMD
Certamente você já ouviu falar da tecnologia HyperThreading de diferentes processadores modernos, como o Intel Core, mas o que exatamente é HyperThreading? Vamos tentar explicá-lo nas próximas linhas e também fazer um pouco de história, porque essa tecnologia não é nova.
O que é o HyperThreading?
A tecnologia HyperThreading consiste em "simular" dois processadores (ou núcleos) em um, dividindo a carga de trabalho entre eles e, portanto, melhorando a velocidade de processamento. Aqui, o ditado " duas cabeças pensam mais de uma" aplica perfeitamente uma lógica que a Intel implementa há muito tempo em seus processadores.
Hoje, podemos ver processadores de 2, 4, 6 ou 8 núcleos físicos da Intel, que graças à tecnologia HyperThreading, podem simular o dobro de núcleos de processamento. Por exemplo, os processadores Intel Core i3 têm apenas dois núcleos físicos, mas se comportam como se tivessem 4 núcleos (eles realmente são LINHAS) graças a essa tecnologia. Esses núcleos adicionais simulados pelo HyperThreading costumam ser chamados de 'núcleos lógicos' .
Esse recurso está presente em toda a família Intel Core, Intel Core M e Intel Core Xeon.
HyperThreading no uso diário
Atualmente, um computador ou telefone celular é um dispositivo multitarefa que executa várias operações ao mesmo tempo. Podemos assistir a um filme e fazer uma verificação do sistema em busca de vírus ou jogar um videogame e baixar a série completa Black Mirror. Isso é apenas o que o usuário pode ver, mas um computador executa muito mais tarefas em segundo plano sem perceber. São tarefas comuns que realizamos todos os dias, com mais núcleos de processamento que um computador pode fazer tudo isso e muito mais sem perder o desempenho.
A evolução desta tecnologia
A primeira vez que a Intel implementou essa tecnologia foi com os bem lembrados processadores Intel Pentium IV (Northwood), que na época prometiam uma melhoria de desempenho entre 15 e 30%, se a ativássemos, consumindo apenas 5% a mais.
Essa primeira abordagem à tecnologia HyperThreading foi um pouco agridoce, uma vez que o software da época (estamos falando de 2001) não estava muito preparado para esse tipo de recurso, portanto, no Windows 2000 ou em sistemas operacionais anteriores, poderíamos sofrer uma falha de desempenho, então tivemos que desativá-lo através do BIOS da nossa placa-mãe.
Após uma pausa de vários anos, a tecnologia HyperThreading retornou com o Intel Core i3, i5 e i7 da arquitetura Westmere (2010) e permaneceu com excelentes resultados em tarefas multithread que pulverizaram em desempenho as propostas de AMD.
Alternativa da AMD
Embora a Intel tenha sido pioneira em sua tecnologia HyperThreading, a AMD também implementou algo semelhante em seus processadores a partir da arquitetura Bulldozer. A AMD, por sua vez, chamou de CMT (Multithreading Baseado em Cluster), que faz exatamente a mesma coisa, mas não funciona de maneira semelhante à proposta da Intel.
O que a tecnologia CMT faz é integrar dois núcleos em um único bloco, mas não replica a unidade de ponto flutuante, que é compartilhada pelos dois núcleos. Ou seja, esse novo superbloco terá duas unidades para executar operações com números inteiros e apenas uma para operações de ponto flutuante.
RECOMENDAMOS VOCÊ Benchmarks filtrados da nova CPU AMD RYZEN 8-core 16-coreA tecnologia CMT dos processadores AMD (séries FX e outras) será substituída em breve pelo SMT (Simultaneous Multi-Threading), que será incluído no novo Ryzen. A diferença com o CMT introduzida no Bulldozer é que ele pode executar dois threads idênticos, com o SMT dois threads por núcleo podem ser executados, mas totalmente independentes. O que veremos uma grande evolução em relação à já "obsoleta" Intel.
Espero que este artigo tenha resolvido suas dúvidas e convido você a ler nosso guia sobre Os melhores processadores do mercado.
Diferenças entre núcleos físicos e lógicos (smt ou hyperthreading) na CPU
Núcleos, núcleos, threads, soquetes, núcleo lógico e núcleo virtual. Explicamos de maneira muito simples todos esses conceitos de processadores.
O que são DNS e para que servem? toda a informação que você deve saber
Explicamos o que é o DNS e para que serve no nosso dia a dia. Também falamos sobre memória cache e segurança DNSSEC.
Intel Core i3 de última geração pode vir com hyperthreading
Novas informações surgiram nas últimas horas sobre os próximos processadores Intel de gama baixa, o Intel Core i3.