Diferenças entre núcleos físicos e lógicos (smt ou hyperthreading) na CPU
Índice:
Núcleos, núcleos, threads, soquetes, núcleo lógico e núcleo virtual são termos relacionados a processadores que muitos usuários não entendem direito. Por isso, preparamos este post para tentar explicá-lo de uma maneira simples e compreensível para todos os usuários.
Diferenças entre núcleo e threads de execução (SMT ou HyperThreading) na CPU
Antes de tudo, precisamos pensar na era do Pentium, quando os processadores eram compostos de um único núcleo; o processador é instalado em um slot especial na placa-mãe que serve para se comunicar com outros componentes, Esse slot é o soquete ou soquete. Normalmente, as placas-mãe possuem apenas um soquete, mas alguns modelos de negócios têm vários soquetes, permitindo a montagem de vários processadores. Quanto ao núcleo, esta é a parte do processador em que todos os cálculos são feitos, digamos que é o cérebro que faz o computador funcionar. Cada um dos núcleos pode lidar com um encadeamento de dados.
Ao longo dos anos, ele apreciou a tecnologia HyperThreading da Intel, que consiste em duplicar alguns elementos do processador, como registros ou caches de nível superior, permitindo que o núcleo do processador possa lidar com duas tarefas ao mesmo tempo (2 threads ou threads) e resulta na aparência de kernels lógicos. Algo que melhora significativamente o desempenho, pois, se um processo precisar aguardar uma operação ou alguns dados, outro processo poderá continuar usando o processador sem que seja parado, um processador parado significa perda de desempenho, que devemos impedir que isso aconteça.
Essa tecnologia HyperThreading "engana" o sistema operacional, acreditando que existem dois núcleos quando, na realidade, existe apenas um, o que realmente existe é o núcleo físico e o que aparece como resultado do HyperThreading é o virtual. O núcleo virtual possui muito menos capacidade de processamento que o físico, portanto, o desempenho não é equivalente a ter dois núcleos físicos, longe disso, mas fornece um bom extra.
O próximo passo na evolução dos processadores foi dar um salto à aparência dos processadores com dois núcleos físicos, isso foi possível graças à miniaturização de todos os elementos que estão dentro do processador, ou seja, eles se tornam menores e tanto podemos caber muito mais no mesmo espaço. Essencialmente, um processador de núcleo duplo é como ter dois processadores trabalhando juntos, mas com uma comunicação muito mais rápida e eficiente entre eles, tornando o desempenho muito superior aos sistemas com dois soquetes e dois processadores.
Ao contrário do HyperThreading, nos processadores de núcleo duplo, cada um possui todos os elementos necessários para executar todos os tipos de tarefas, portanto, um processador de núcleo duplo é muito superior em desempenho a um processador de núcleo único com o HyperThreading. O próximo passo foi obter mais processadores principais, algo possível para uma miniaturização cada vez maior de seus componentes. Hoje existem processadores com até 18 núcleos físicos.
Recomendamos a leitura do nosso guia para os melhores processadores do mercado
Além disso, podemos combinar o uso de vários núcleos com a tecnologia HyperThreading para obter processadores com um grande número de núcleos lógicos, para que um processador físico de 18 núcleos com o HyperThreading tenha um total de 36 núcleos lógicos (18 núcleos físicos + 18 núcleos) virtual).
Amd Ryzen não teria modelos físicos de 6 núcleos
A AMD Ryzen não permite chips de 6 núcleos; todos devem ter um número de núcleos múltiplo de 4 para o design da arquitetura.
Quais são os núcleos de um processador? e os segmentos ou núcleos lógicos?
Nós explicamos que eles são os núcleos de um processador. A diferença entre um físico e outro lógico e se realmente vale a pena.
A Amd resolverá as diferenças entre os núcleos 'melhores' e 'preferidos'
Atualmente, existem discrepâncias entre os melhores núcleos e os preferenciais gerenciados pelo Windows e pelo AMD Ryzen Master.