Tutoriais

O que é nuvem e para que serve (guia para iniciantes)

Índice:

Anonim

O que é nuvem? Vemos isso em todos os lugares e não sabemos ao certo o que é. Entramos totalmente nesse conceito que será o futuro.

Certamente, essa palavra tocará um sino e você a relacionará com servidores, internet, etc. Você não está errado, então também não é tão ruim. Se você não sabe como relacionar isso a nada, não se preocupe, porque aqui vamos ajudá-lo a aprender o que é.

O que é nuvem?

Podemos chamá-lo de " computação em nuvem " , mas popularmente é chamado de "nuvem" para o fornecimento de arquivos ou recursos a pedido do usuário por meio de uma conexão à Internet. Como quase qualquer conexão, existe um solicitante (o usuário) e um destinatário (o servidor), o solicitante solicita um recurso por meio de seu aplicativo e o destinatário o fornece.

A computação em nuvem pode ser usada de diferentes maneiras. Como podemos ver abaixo.

SaaS (Software como serviço)

Se usarmos o exemplo de uma plataforma de streaming, ela executa um sistema na nuvem, que é conectado aos sistemas do usuário pela Internet e por um navegador.

O mais interessante sobre o SaaS é que podemos fazer login e usar os aplicativos. Podemos acessar os dados de qualquer lugar, desde que tenhamos internet. Se o sistema falhar, não perderemos os dados e o serviço é escalável.

PaaS (plataforma como serviço)

É ideal para grupos de trabalho e troca de dados ou recursos. Enquanto um pode carregar e baixar, os outros só podem acessar esses dados.

Essas plataformas são amplamente utilizadas por grandes empresas.

IaaS (infraestrutura como serviço)

Esse sistema em nuvem permite que as empresas sejam equipadas com uma infraestrutura para seus recursos, servidores, redes, armazenamento de dados, etc. É um serviço amplamente usado para empresas que desejam ter um tipo de intranet para carregar aplicativos ou dados, como o download.

Os benefícios dessa nuvem é que não há necessidade de investir em hardware, a nuvem é escalável e os serviços são adaptados às empresas.

Nuvem pública

Eles pertencem a empresas e gerenciam isso oferecendo uma rede pública na qual os usuários podem acessar recursos. Os usuários não precisam fazer nada ou comprar nada, porque toda a infraestrutura pertence à empresa ou fornecedor.

Muitos governos usam esse sistema em nuvem.

Nuvem privada

A nuvem privada pode ser associada ao Google Drive, Dropbox ou iCloud. É um serviço que é oferecido apenas a certos usuários e pode ser orientado para o uso de poucos usuários.

Dessa forma, eles podem acessar seus arquivos de qualquer lugar da Internet. É uma nuvem feita para o usuário final.

Nuvem híbrida

Combina as estruturas da nuvem privada com a integração da nuvem pública.

Benefícios da nuvem

De acordo com vários estudos, prevê-se que, em 2020, sejam criados 40 zettabytes de dados e as empresas nos Estados Unidos tenham pelo menos 100 Terabytes armazenados em suas nuvens.

A nuvem é capaz de suportar tudo isso? Não há dúvida de que a nuvem é uma fera que pode fazer praticamente qualquer coisa e provou ser uma solução em larga escala.

Seus benefícios são os seguintes.

Velocidade

Seu sistema permite acessar dados muito rapidamente. Anteriormente, isso não era possível porque a administração de serviços semelhantes à nuvem era mais complexa e lenta.

Custos mais baixos

Os custos de uma nuvem são bastante baixos e podem ser pagos por qualquer empresa. Além disso, a possibilidade de tornar o serviço mais flexível, juntamente com sua personalização, permitiu que empresas que não exigem tanto tamanho gastassem menos dinheiro porque precisavam de menos.

Dados do processo

Suas plataformas conseguem reduzir a complexidade do processamento de dados, facilitando para qualquer tipo de empresa.

Reduzir recursos

Conseguimos um serviço melhor, pagando menos porque esse alto desempenho não é necessário em termos de processamento e armazenamento de dados. Dessa forma, é considerado um serviço escalonável para as empresas porque elas podem aumentar ou diminuir facilmente o desempenho da nuvem.

Pontos negativos

Tudo o que reluz não é ouro; portanto, este serviço pode ter vários pontos negativos pendentes de correção pelas principais empresas que oferecem serviços em nuvem.

De um modo geral, são os seguintes.

Ameaças ou ataques

Diante do escândalo do iCloud no qual muitos serviços de atrizes e celebridades foram invadidos, fica claro que a nuvem precisa "colocar suas baterias" e parar os ataques ou ameaças que empresas ou usuários podem sofrer.

Phising, violação de dados, problemas de autenticação, phishing, seqüestro de contas, ataques ou perda de dados são problemas que podem surgir ao usar uma nuvem.

Vulnerabilidades

Não é um sistema hermético que não pode ser acessado, mas possui pontos fracos como qualquer plataforma. Eu gostaria que fosse mais fácil tapar os buracos nas nuvens, mas a tecnologia avança muito rápido.

Responsabilidade

Os provedores de serviços em nuvem são, na grande maioria dos casos, responsáveis por essas coisas. Portanto, pode-se dizer que eles estão continuamente expostos a qualquer ataque que seus clientes possam sofrer.

Como você pode ver, uma nuvem não é uma questão simples de explicar, é bastante complexa. Da mesma forma, é um serviço que forneceu uma solução para um problema persistente entre empresas e usuários.

Você é um usuário da nuvem? O que você mais gosta nas nuvens? Você considera que eles não são úteis? Porque

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button