Tutoriais

Flash drive: o que é e para que serve (explicação para iniciantes)

Índice:

Anonim

Dos muitos dispositivos externos relacionados aos nossos computadores com os quais interagimos todos os dias, poucos são tão grandes quanto as unidades flash USB. Eles são um dos sistemas de armazenamento mais comuns do mundo e, por esse motivo, desejamos dar a eles um espaço na Professional Review, para falar sobre o que é a memória USB e para que serve.

Índice de conteúdo

O que exatamente é uma unidade flash USB

Quando falamos sobre uma unidade flash USB (diariamente, memória USB), estamos nos referindo a um dispositivo baseado na memória flash usada para armazenar informações.

A memória flash é baseada no formato EEPROM, que pode ser familiar para você, porque é o formato usado para armazenar dados do BIOS do sistema. Derivadas dessa memória somente leitura, nascem as memórias do tipo NOR e do tipo NAND, sendo a última na criação de armazenamento de estado sólido que vemos tanto nos cartões de memória USB nos quais focamos neste artigo, como SSDs de armazenamento.

Assim, poderíamos definir unidades flash USB como um dispositivo externo de armazenamento em massa, com base na memória flash e que se comunica com nosso equipamento através do Universal Serial Bus (USB).

Memória USB vs. Armazenamento SSD

Sabendo que ambos os dispositivos são articulados pelo mesmo tipo de memória, muitos usuários podem se perguntar por que os SSDs apresentam desempenho tão desigual em comparação com a memória USB, sendo os últimos os mais desfavorecidos.

A resposta é encontrada em duas partes fundamentais de cada dispositivo: o controlador de memória e a interface de conexão.

  • O controlador de memória. O controlador é um chip integrado nos dispositivos de armazenamento cujo objetivo é gerenciar todas as operações entre os dados armazenados no sistema e o dispositivo de armazenamento. No caso de pen drives, esse controlador é muito mais humilde, tanto em termos de recursos quanto em relação ao que podemos encontrar em um SSD moderno. A interface de conexão. A outra grande diferença em relação a esses dois dispositivos é encontrada nas interfaces. O atual USB (3.1) possui uma taxa de transferência mais alta que o atual SATA III, mas o gerenciamento de dados pelo controlador neste último é mais estável e confiável.

Os componentes de uma unidade flash USB

Aprofundando um pouco mais em suas características, podemos parar para observar o interior dessas memórias, que não diferem das de outros dispositivos de armazenamento:

A qualidade desses componentes internos geralmente determina em grande parte o preço desses dispositivos, bem como a diferença de desempenho entre dois pen drives do mesmo tamanho.

Um pouco de história da memória USB

O domínio absoluto que os pen drives USB atualmente mantêm começa nos anos 2000, com seu desenvolvimento pela gigante de tecnologia IBM. A intenção da empresa norte-americana era substituir o disquete, algo que acabaria por acontecer, mas pelo qual ainda teríamos que esperar.

Grande parte de sua expansão tem a ver com a padronização e evolução da interface USB. Os primeiros dispositivos de armazenamento USB variaram de 8 a 64 Mb em capacidade, mas até a chegada do USB 2.0 e suas melhores taxas de transferência, não começaríamos a nos aproximar dos números atuais.

Com a chegada do USB 3.0 e suas memórias compatíveis em 2009, já falávamos sobre recursos muito semelhantes aos de hoje. Após essa iteração, começou sua imposição como o método de armazenamento portátil mais difundido, continuando seu uso ainda hoje.

De que tamanho você precisa no seu Flash Drive?

Deve-se entender que uma memória USB não deve, em hipótese alguma, substituir o armazenamento principal do sistema. Por esse motivo, seu uso é auxiliar e substituiu os antigos disquetes, CD / DVDs e similares.

Hoje, a maioria das unidades flash USB varia entre 8 e 64 GB, mas podemos encontrar facilmente modelos com maior espaço e velocidade. O que tem o maior espaço atualmente é de 2 TB completos. Com os arquivos que manipulamos hoje e seu peso, o mais recomendável é adquirir pen drives de 16 ou 32 GB, no mínimo, embora isso sempre dependa das necessidades do usuário.

RECOMENDAMOS que o USB 3.2 chegue este ano e dobrará a velocidade do USB 3.1 Gen2

Intimamente relacionado a este artigo sobre o que é a memória USB e para que serve, encontramos nosso texto sobre SSDs baratos, que convidamos você a ler se quiser saber mais sobre ela.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button