Tutoriais

Processor Qual processador comprar para o seu PC? 【Dicas】

Índice:

Anonim

O mercado oferece muitas opções e encontrar qual processador comprar para o seu PC pode ser uma tarefa bastante complexa. Não é difícil identificar os fabricantes, pois existem apenas dois, Intel e AMD, mas é difícil escolher o modelo que melhor nos convém e, portanto, pagar o justo e necessário para obter a melhor experiência.

Neste artigo, tentaremos conhecer as chaves para encontrar o melhor processador, para isso conheceremos as principais características que devemos levar em consideração e conhecer, além do que os fabricantes nos fornecem.

Índice de conteúdo

Chaves para escolher o melhor processador O que é a CPU?

Neste ponto, acreditamos que ninguém terá dúvidas sobre o papel de um processador em nosso computador. A CPU é a unidade central de processamento de um computador, um pequeno chip no qual existem milhares de circuitos e transistores capazes de executar as instruções necessárias para operar o sistema operacional e os aplicativos e drivers instalados nele.

Em um processador, muitos elementos intervêm que devemos levar em consideração para obter o melhor desempenho e qualidade. Alguns dos principais serão: a arquitetura, a configuração principal, a memória cache, o soquete de conexão e a frequência. Vamos ver todos eles aos poucos para conhecê-los melhor.

A arquitetura e o processo de fabricação. Intel e AMD

Bem, se devemos começar com algo, é o que cada um dos fabricantes pode nos fornecer. Poderíamos entender a arquitetura como a maneira pela qual um processador trata as instruções que passam por ela. Nesse caso, temos poucas dúvidas sobre a arquitetura dos processadores de desktop atuais, pois todos funcionam de acordo com as instruções x86, pois a Intel inventou isso e a AMD também o implementou.

Outro fator que interfere na arquitetura é o barramento de dados ou a largura da palavra com a qual um processador é capaz de trabalhar. Também não há muito a dizer, uma vez que 100% dos processadores de PC trabalham em um barramento de 64 bits, ou seja, em cada ciclo de trabalho, instruções com 64 uns e zeros de informações passam por ele. Anteriormente, esses eram de 32 bits; portanto, para fins práticos, o poder de processamento será o dobro.

O outro fator a saber é o processo de fabricação, e aqui temos grandes diferenças entre a AMD e a Intel. O processo de fabricação é sobre a miniaturização dos circuitos integrados no interior do processador, seus núcleos e encapsulamento. Normalmente, é definida como a medição dos transistores que compõem suas portas lógicas e o material com o qual são fabricados.

Na era atual, a Intel está fabricando processadores de 14 nanômetros (nm) que já passaram por várias atualizações, chamadas gerações. Aqueles que devemos conhecer são o com o nome Kaby Lake e o com o nome Coffee Lake. Esses serão os processadores atualmente à venda deste fabricante.

No lado da AMD, encontramos o AMD Ryzen da arquitetura Zen, na qual temos o Zen 1 e o Zen 2 com um processo de 12 nm, e espera-se que em junho o Z chegue em 3, reduzindo os transistores para apenas 7 nm.

Núcleos, threads e frequência, quantos eu preciso?

Até alguns anos atrás, um processador tinha apenas um núcleo dentro. O núcleo é o responsável pela execução das operações solicitadas pelo sistema. Aqui vem o conceito de frequência de processamento, que é medido em Hz ou ciclos por segundo. Em cada ciclo, o processador executa uma operação; portanto, se, por exemplo, um processador é de 1 GHz ou 1.000.000 de Hz, ele executa todas essas operações a cada segundo.

Como os processadores atuais possuem vários desses núcleos, também chamados de Núcleos, podemos entendê-los como subprocessadores que estão dentro do mesmo encapsulamento da CPU. Cada um desses núcleos é capaz de executar operações por conta própria, multiplicando a eficácia do processador. Se, por exemplo, tivermos uma CPU de 6 núcleos, podemos realizar 6 operações em cada ciclo.

Relacionados aos núcleos estão os threads, threads ou threads de processamento. Threads controlam o fluxo de controle e os tempos atribuídos às tarefas. por motivos práticos, faz com que a CPU acredite que está executando mais de uma tarefa em cada ciclo, uma vez que as subdivide em partes.

Para obter mais informações sobre o que são threads de processamento, visite nosso artigo.

Atualmente, para um computador desktop, não podemos solicitar menos de quatro núcleos de processamento. Os sistemas de desktop são pesados ​​e, mais ainda, quando começamos a abrir aplicativos e jogos. Com uma CPU quad-core, teremos uma boa experiência e fluidez para quase qualquer usuário em multitarefa. Se trabalharmos com programas de design, programação e renderização, é recomendável ter 6 núcleos ou mais.

De quanto cache eu preciso de um processador?

Todos nós conheceremos a RAM, uma memória de acesso aleatório onde todas as instruções dos programas em execução são armazenadas, bem como os processos que serão enviados à CPU. Para aliviar o problema, as CPUs têm sua própria memória, muito mais rápida e muito menor, para conter instruções que serão processadas em breve.

O cache é dividido em três níveis L1, L2 e L3, ordenados do mais rápido para o mais lento e do menor para a maior capacidade. Quase sempre atenderemos ao cache L3. Um processador com um cache L3 de 6 MB já será considerado uma boa correspondência e, com números acima de 8 MB, será mais do que o recomendado para multitarefa e terá um sistema fluido em grandes cargas de trabalho.

Lembre-se, a placa-mãe deve ser compatível

Outro aspecto que muitos ignoram quando se olha para qual processador comprar é a compatibilidade com a placa-mãe e o soquete. É um assunto fácil de entender, o processador que compramos deve estar conectado à placa-mãe através de um soquete. Para iniciantes, a Intel terá os seus e a AMD deles, então a primeira diferença é comprar uma placa adequada para cada fabricante.

Aí vem o jogo do chipset, que é muito mais complexo de explicar, porque há o suficiente para cada caso. Vamos nos concentrar no soquete.

  • Intel: atualmente, este fabricante possui processadores instalados em dois tipos de soquete para computadores de mesa, o LGA 1151 e o LGA 2066. O primeiro deles é o mais genérico, para o Intel Core i, voltado para PCs de mesa para trabalho diário, jogos e quase tudo o que um usuário normal faz. O segundo é destinado aos processadores mais poderosos da marca, a chamada WorkStation que seria o Intel Core X.

  • AMD: na AMD, quase o mesmo acontece, temos o soquete AM4, destinado a processadores orientados a computador, é um desktop de uso geral, para cargas de trabalho normais e altas e usuários que jogam, seu nome é AMD Ryzen 3, 5 ou 7. Depois, temos o soquete TR4, muito maior e que são basicamente dois Ryzen unidos em um, processadores orientados para a WorkStation, onde prevalece a capacidade multitarefa e processos muito pesados. Seu nome é AMD Ryzen Threadripper.

A compra inteligente é definitivamente os processadores soquete Intel LGA 1151 e AMD soquete AM4. Além disso, a próxima geração de CPUs AMD 7nm será compatível com esse mesmo soquete, embora ainda não se saiba se ele também está presente nas placas atuais.

Neste ponto, você poderá dizer: Eu tenho uma placa de soquete LGA 1151 com um processador Intel de 6ª geração. Posso então comprar uma 8ª série e colocá-la? E a verdade é que não, pois, apesar de serem o mesmo soquete, nem chipset nem pinos são compatíveis com a arquitetura operacional de um processador de 7ª e 8ª geração.

CPU vs APU

Você provavelmente já ouviu falar de APUs (não dos Simpsons). Os processadores de hoje têm uma unidade de processamento gráfico dentro. Se você notou, uma placa-mãe possui conectores de vídeo no painel traseiro. Esses processadores são chamados de APU (Accelerated Processor Unit). Assim, um processador Intel ou AMD possui um núcleo para processar gráficos, sim, orientado para conteúdo multimídia e jogos muito básicos, pois seu poder não é muito alto.

Assim, podemos entender que as CPUs atuais são realmente APUs com gráficos integrados. Mas tenha cuidado, porque a gama de processadores WorkSatation não possui um processador gráfico, nem o Ryzen Threadripper nem o Intel Core X.

A Intel também está lançando processadores de desktop LGA 1151 sem um processador gráfico, destinados a usuários que desejam construir um PC para jogos. Distinguiremos esses processadores com a letra " F " em seu modelo, por exemplo, Intel Core i5-9400F.

Capacidade de overclock

Fazer um overclock de um processador significa aumentar sua taxa de clock ou GHz para que ele possa executar mais operações por segundo. Não é uma coisa muito positiva para um processador, mas em pequenos aumentos ou em momentos graduais, não teremos grandes problemas.

O ponto positivo da AMD é que praticamente todos os processadores Ryzen Range permitem overclock, o que entendemos ser processadores desbloqueados. Por parte da Intel, devemos procurar no código do modelo a letra "K" para saber que eles também estão desbloqueados.

Esses processadores geralmente são destinados à montagem de equipamentos entusiásticos ou de jogos, onde são instalados bons sistemas de refrigeração que permitem preservar a integridade do processador, mesmo com overclock.

Qual processador comprar de acordo com minhas necessidades

Chegamos ao momento em que analisamos a situação atual do mercado para descobrir qual é o melhor processador de acordo com nossas necessidades. Obviamente, levaremos em conta o melhor da AMD e o melhor da Intel hoje.

PC econômico e para navegar e visualizar conteúdo multimídia

Aqui iremos para os processadores básicos, mas eles têm pelo menos dois núcleos. São previstas pequenas cargas de trabalho e é necessária uma APU que possa reproduzir conteúdo multimídia. Este é o básico, e recomendamos ir para o próximo ponto.

Processador Intel - Pentium G4560 - Dual Core -… 123.00 EUR Compre na Amazon

AMD Athlon 200GE 3.2GHz 4MB L3 Box - Processador… 45, 99 EUR Compre na Amazon

PC para estudo, automação de escritório e trabalho básico

Elevamos a fasquia um pouco para encontrar processadores quad- core com melhor cache L3 e, é claro, gráficos integrados. Com esses processadores, também podemos montar um PC básico para jogos.

Intel Core i3-8100 3.6GHz 6MB Smart Cache Box -… 116, 45 EUR Compre na Amazon

AMD Ryzen 5 1500X - Processador (AMD Ryzen 5, 3.5… 116.00 EUR Compre na Amazon

Processadores de jogos

Por ser um tópico especialmente interessante, recomendamos que você veja nosso artigo especialmente dedicado a esse tópico. E você conhece os melhores processadores de jogos por faixa e preços.

Melhores modelos de processadores de jogos recomendados

Processadores para equipes profissionais de design e estações de trabalho

Esses são os processadores de melhor desempenho da marca, com o poderoso Threadripper de 32 núcleos e o Intel Core XE de 18 núcleos na liderança.

AMD 2950X Ryzen ThreadRipper - Processador (4, 4 GHz… 463, 00 EUR Compre na Amazon

Processador Intel Core i97980X E2, 6GHz 18Core… 2.200, 00 EUR Compre na Amazon

AMD Ryzen Threadripper 2990WX - Processador (32… 1.802, 45 EUR Compre na Amazon

Conclusão e recomendações para concluir a compra

Até agora, nosso artigo sobre qual processador comprar para o seu PC. Com a compra de qualquer um desses processadores, você certamente deve comprar uma placa - mãe no auge das circunstâncias, além de RAM e dissipador de calor, deixamos com nossos guias atualizados sobre hardware:

Você também pode ver diretamente nosso guia completo dos melhores processadores do mercado. Você encontrará mais modelos e mais faixa de preço para escolher.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button