Tutoriais

O que é um processo de computador e qual é a sua função?

Índice:

Anonim

Certamente você já ouviu falar em matar um processo no Windows ou que um programa foi bloqueado. Hoje nós explicamos o que é e também veremos as diferenças com um thread, um termo muito popularizado devido aos threads de processamento.

O que é um processo

Na computação, um processo é basicamente um programa que é executado. Os processos são uma sucessão de instruções que visam atingir um estado final ou que buscam uma tarefa específica. A coisa mais importante sobre esse conceito é a origem de um processo ou o que realmente é um programa e um sistema operacional.

O sistema operacional é o software básico de um computador e, com ele, o usuário pode interagir a partir de um ambiente gráfico ou através de entradas de texto na forma de instruções. O sistema operacional é capaz de executar outros processos dentro de si mesmo e até criá-los usando código de programação e uma compilação.

Por seu turno, um programa é um algoritmo que gera uma sequência de instruções com as quais podemos executar uma tarefa específica. É claro que os programas atuais não apenas realizam uma, mas muitas tarefas, graças a muitos desses algoritmos em seu código de programação, cada um para uma função específica.

Podemos entender isso com uma analogia simples de torrar pão de manhã:

  • O sistema operacional será a nossa casa ou a sala onde estamos, o que fornece os meios para executar a tarefa. O programa será a tarefa que queremos realizar, a de brindar o painel.Os processos serão as diferentes tarefas que teremos que fazer até chegarmos à solução: abra o pão -> conecte a torradeira -> coloque o pão -> espere que ele brinde -> remova -> desconecte a torradeira. Nós somos o processador, os encarregados de executar a sequência de tarefas ou processos.

O que há em um processo: threads

Execução de thread duplo

Um processo também pode ser dividido em partes diferentes para ver como ele é executado em nosso computador. Dentro dela, temos o que chamamos de instruções, que correspondem a cada uma das etapas que devemos executar para concluir essa tarefa.

Além disso, para separar cada processo, o processador atribui um contador de programa, para que cada um seja separado e bem diferenciado de outro que pode ser o mesmo, por exemplo, abra o navegador duas vezes. Dessa maneira, cada processo é salvo em diferentes registros, com diferentes variáveis e, claro, em uma região diferente da RAM.

É nesse ponto que é onde o conceito de processamento de threads ou threads aparece. Como sabemos, os sistemas atuais permitem executar vários programas simultaneamente e, consequentemente, teremos um grande número de processos ativos no sistema, dizemos que eles são multithreading. Cada processo é então dividido em um ou mais threads ou threads. Cada encadeamento possui suas próprias instruções e um estado de execução, ou seja, valores nos registradores com os quais o processador sabe em que fase está.

Continuando com o símile de torrar pão, poderíamos entender isso da seguinte maneira:

  • Observando o processo de aguardar a torrada do pão, podemos dividi-los em vários fios ou fios, por exemplo, partindo o pão em dois pedaços e aproveitando os dois slots da torradeira. Ou coma um pedaço enquanto brindamos ao outro, cada pedaço será mais ou menos torrado e esse será seu estado de execução, nós, o processador, devemos estar cientes de que não queima.

Confira este artigo para saber mais sobre quais são os threads de um processador e a diferença com os núcleos

Como um processo começa e termina

O fato de os computadores serem sistemas multithread nos leva a pensar que obviamente haverá processos relacionados entre si. Da mesma maneira, um processo pode precisar do resultado de outro para continuar em execução. Então os programas são divididos em sub - rotinas

Uma tarefa que possui barras de sub-rotina deve esperar até que elas sejam concluídas e fornecer um resultado para continuar a execução. Digamos que ele permanecerá em uma fila de processos com um determinado contador parado até que o valor de uma variável ative o processo novamente. Obviamente, a idéia do processador será sempre terminar primeiro, aquele que começou primeiro (primeiro a entrar - primeiro a sair).

Continuando com a comparação do pão, uma sub-rotina pode ser esperar uma contagem regressiva até que o pão seja torrado. A seção nos enviará um sinal para nos alertar para remover o pão, continuando assim com outro processo.

As maneiras de iniciar um processo de computador serão as seguintes:

  • Que iniciamos um programa ou o próprio computador: acionamos uma execução forçada clicando no ícone ou pressionando um botão.O sistema chama programas ou processos: o gerenciador de inicialização do disco rígido será executado e o sistema começará a carregar processos na memória.. Ou o sistema pede que um programa, por exemplo, um controlador, execute.

E você também pode terminar:

  • Encerre a rotina ou o programa: fornecendo um resultado final que considere correto Finalize repentinamente por um erro: a rotina pode estar mal programada e não fornecer o resultado esperado De outro processo ou alternância: podemos executar uma tarefa nós mesmos para excluir o que está sendo executado Pode ser bloqueado: se você esperar por uma resposta concluída e ela não chegar, o processo permanecerá bloqueado até que o sistema detecte que não pode continuar. Por um corte de energia

Como ver matar um processo no Windows

A próxima tarefa que podemos fazer é visualizar os processos no sistema operacional Windows. Esta é uma tarefa simples, pois precisamos apenas clicar com o botão direito do mouse na barra de tarefas e escolher a opção " Gerenciador de Tarefas ". Uma segunda maneira de fazer isso é pressionar a combinação de teclas " Ctrl + Shift + Esc ". E um terceiro será pressionar a combinação de teclas " Ctrl + Alt + Del ".

Dessa forma, lançaremos um aplicativo que monitora processos e serviços na execução de programas e no sistema operacional, além de um monitor de desempenho de hardware. É assim que podemos matar ou tentar matar um processo que está bloqueado.

Na guia processos, temos a lista inteira com sua atividade em tempo real representada. Nós apenas temos que selecionar o que queremos excluir e pressionar Excluir.

Ainda podemos fazer um pouco mais, indo para a seção " desempenho " e ver a atividade de todo o nosso hardware principal. No canto inferior direito, na seção " CPU ", encontramos uma lista de especificações do processador. Nele, veremos representados seus núcleos e também seus threads, threads ou processadores lógicos. Nesta captura de tela, sabemos que nosso processador possui 4 threads e dois núcleos.

E não paramos, porque agora vamos clicar na opção " Abrir o monitor de recursos " para abrir um novo aplicativo que nos mostra mais detalhes sobre a CPU e os processos. Vamos para a seção "CPU" deste monitor e veremos uma lista de processos nos quais também temos uma coluna que mostra todos os threads ou threads de cada um deles.

Conclusão sobre um processo computacional

Os processos estão conosco desde que os primeiros computadores foram criados. É um conceito aplicável a muitas outras áreas, mas sempre com constante, o de realizar uma série de tarefas até alcançar um resultado. Não se trata apenas de processos digitais, fizemos um símile com uma tarefa cotidiana, e também os primeiros computadores eram mecânicos e já estavam executando algoritmos.

Deixamos alguns links para tutoriais que podem lhe interessar:

Se você quiser fazer uma pergunta ou tiver alguma dúvida, deixe seu comentário na caixa.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button