Placas Gráficas

O que é o scanner nvidia e como funciona

Índice:

Anonim

Uma das maiores inovações que a Nvidia apresentou junto com a GeForce RTX 20 é o Nvidia Scanner, uma ferramenta poderosa que usa algoritmos para fazer overclock total da placa de vídeo e de uma maneira muito simples.

Como funciona o turbo nas atuais GPUs da Nvidia e como o Nvidia Scanner ajuda

As GPUs modernas da Nvidia aproveitam uma margem extra em potência ou temperatura para aumentar dinamicamente sua frequência de clock, aumentando a velocidade até que a placa gráfica atinja seu limite predeterminado de potência ou temperatura. Esse ajuste é controlado por um algoritmo chamado GPU Boost, que monitora uma grande quantidade de dados e faz alterações em tempo real nas velocidades e tensões de frequência várias vezes por segundo, maximizando o desempenho da GPU.

Recomendamos a leitura de nossa postagem sobre O que é rasterização e qual a diferença com o Ray Tracing

O GPU Boost 4 é a quarta iteração dessa tecnologia, que adiciona a capacidade de os usuários ajustarem manualmente os algoritmos que o GPU Boost usa para modificar a frequência do relógio. Os algoritmos usados ​​com o GPU Boost 3.0 estavam completamente dentro do controlador e não foram expostos aos usuários. No entanto, o GPU Boost 4.0 expõe os algoritmos aos usuários para que eles possam modificar manualmente as várias curvas para aprimorar ainda mais o desempenho da GPU.

O maior benefício é encontrado no domínio da temperatura, onde novos pontos de inflexão foram adicionados. Onde antes havia uma linha reta descendo diretamente para o relógio base, agora ele contém o relógio Boost, onde pode ser configurado para funcionar por mais tempo em temperaturas mais altas antes que um segundo objetivo (T2) seja alcançado, onde o relógio cairá. Esse novo platô é o local onde você obtém mais desempenho e é uma área em que muitos aplicativos tendem a se mover.

Nvidia Scanner termina a dificuldade de overclock

Se os usuários puderem reduzir o calor no sistema ou adicionar mais resfriamento ao chip, poderão aproveitar as baixas temperaturas ajustando a curva para obter níveis mais altos de desempenho. Os entusiastas sempre gostaram do overclock, mas nem todo mundo tem tempo ou conhecimento técnico para tirar proveito disso. A Nvidia trabalhou para criar um novo conjunto de APIs que permitem que todos os usuários façam overclock com um clique no botão.

Essa nova tecnologia é o Nvidia Scanner, que lança um thread separado para testar a GPU. O encadeamento executa um algoritmo matemático que procura falhas de um e vários bits para determinar a estabilidade em diferentes relógios possíveis. Ele pode ser iniciado e, em seguida, cancelado; nesse momento, um status é fornecido e, em seguida, retomado. Com esta tecnologia , não deve demorar mais de 20 minutos para executar o teste completo.

Os controles deslizantes de energia e temperatura, bem como o sintonizador de temperatura de reforço da GPU, podem afetar o funcionamento do scanner Nvidia, dependendo de como os pontos de inflexão são definidos. A ferramenta opera dentro dos limites de potência e temperatura que foram estabelecidos; portanto, configure o Temp Tuner antes de executar o VF Curve Tuner. O scanner funciona testando vários pontos de tensão e interpolando entre eles.

Essa tecnologia Nvidia Scanner ajudará usuários menos experientes a aproveitar ao máximo sua placa gráfica.

Placas Gráficas

Escolha dos editores

Back to top button