Tutoriais

Nvidia frameview: o que é, para que serve e como funciona

Índice:

Anonim

Em 9 de julho de 2019 , a Nvidia lançou um novo programa chamado Nvidia FrameView, mas para que serve? Aqui vamos dar-lhe alguns guias básicos para que você entenda o que é e como funciona.

Índice de conteúdo

O que é o Nvidia FrameView ?

Este programa da Nvidia é usado para monitorar o uso, consumo e outras características de nossas placas gráficas.

É semelhante ao que podemos fazer com o msi afterburner , mas, segundo a própria empresa, é mais eficiente, completo e menos pesado para o computador. A Nvidia afirma enfaticamente que ninguém compactou todas as funções que oferece em um único programa, e é por isso que é chamado de aplicativo tudo-em-um para benchmarking.

Entre as coisas mais básicas que podemos ver, teremos:

  • Quadros por segundo: são os quadros que vemos na tela. Eles são calculados no final do pipeline de trabalho. Quadros renderizados: esses são os quadros que entram no início do pipeline de trabalho. Isso nos ajudará a determinar o desempenho e a eficiência da placa gráfica. Percentis 90, 95 e 99: é usado para determinar a variação dos quadros. Se os percentis estiverem próximos da média, os fps são estáveis. Caso contrário, os quadros por segundo são irregulares e podem produzir efeitos visuais negativos.

Diagrama do pipeline de trabalho do gráfico

Além disso, isso será compatível com a maioria das APIs e jogos, tendo compatibilidade com os aplicativos DirectX 9, 10, 11 e 12, OpenGL, Vulkan e Universal Windows Platform.

No entanto, a empresa também observa que a API do consumidor para placas gráficas AMD informa um valor incorreto. Esses gráficos projetam um valor entre a potência do chip e a da placa, em vez de seus valores reais, para que sejam muito menos precisos. Se é uma coincidência ou não, já a deixamos à sua imaginação.

Fora dessa exceção, a Nvidia alega oferecer o aplicativo mais fiel à realidade e procura ser o aplicativo de referência ao realizar o benchmarking.

Consumo e Energia

A Nvidia dá ênfase especial à seção de consumo de energia, já que não é apenas um número, mas é uma meta de design para gráficos.

Janela de configuração Nvidia FrameView

Ter um consumo mais baixo significa temperaturas médias mais baixas, o que nos permite incluir com segurança mais núcleos CUDA , por exemplo. Por outro lado, também oferece ao usuário mais liberdade para definir frequências mais altas em overclocking e outros recursos similares.

É por esse motivo que a empresa americana não apenas nos oferece dados gráficos do jogo, mas também o consumo.

Outras das características mais notórias que teremos serão a inclusão da potência por watt ou a energia média consumida:

  • Energia consumida (TGP): energia média consumida pela placa gráfica em watts. Chip Power (CHP): Energia consumida pelo chip da placa gráfica. Ele é salvo nos logs de log do programa. Potência por watt (PPW): eficiência energética do componente de acordo com a quantidade de energia recebida. É calculado com a fórmula F / J, ou seja, FrameRate / Joules.

Como vimos nas comparações entre gráficos, as mais recentes iterações da Nvidia e da AMD compartilham muitas especificações. No entanto, apesar da AMD ter transistores consideravelmente menores, a Nvidia não está muito atrás em desempenho.

Segundo a própria Nvidia , isso se deve à sua excelente otimização e eficiência energética. Sem conhecer detalhes específicos sobre as arquiteturas, precisamos dar algum mérito à equipe verde. Alimentados por transistores de 12 nm , eles continuam sendo os candidatos dignos dos novos gráficos de 7 nm da AMD .

Analise de dados

Finalmente, o tópico importante para um grupo de usuários: criadores de conteúdo e informações.

A Nvidia FrameView oferecerá a capacidade de exportar dados usando o programa de código aberto PresentMon . O aplicativo foi reutilizado e adaptado pela Nvidia para facilitar a coleta e transcrição de dados em mídia legível.

A marca nos dá o exemplo do Excel , onde uma grande quantidade de dados pode ser agrupada e transformada em linguagem coloquial. Podemos facilmente exportar toneladas de dados para uma planilha de qualquer programa e, com isso, realizar várias análises.

Por exemplo, depois de coletar informações de várias placas gráficas, (com algum conhecimento) gerar gráficos de dados como esse é um pedaço de bolo.

Gráfico gerado com dados de amostra

Para colocar o aplicativo em ação, você apenas:

  1. Abra o executável relevante de acordo com o seu sistema (32 ou 64 bits). Na janela flutuante, selecione as características que deseja exibir na tela e outra série de opções. Abra o jogo / aplicativo a ser testado e o indicador de dados aparecerá automaticamente.

Conclusões sobre o Nvidia FrameView

Nosso resumo do Nvidia FrameView é que é um programa bastante abrangente. No entanto, temos que colocá-los em contexto com outros programas concorrentes para ver se ele realmente oferece tudo o que nos diz.

Por outro lado, devemos destacar que ele ainda está na versão beta e os pequenos testes que fizemos não são muito reveladores. O programa, em sua versão de 64 bits, não exibiu corretamente os watts consumidos por nossa equipe de teste. Não temos certeza da raiz do problema, mas isso será corrigido à medida que forem atualizados.

Se você deseja instalar o programa sozinho e verificar como ele funciona, você pode baixá-lo neste link.

Vemos que o aplicativo tem muito potencial e muito mais vindo da Nvidia . Embora outras marcas e grupos independentes possam criar códigos e programas mestres, apenas a Nvidia tem acesso ao seu software componente. É por isso que acreditamos que existe a possibilidade de que esse aplicativo se torne um dos melhores em alguns anos.

Recomendamos a leitura das melhores placas gráficas do mercado

O que você acha do Nvidia FrameView ? Você acha que essa é uma das melhores alternativas para aplicativos como MSI Afterburner ou fraps? Compartilhe suas idéias abaixo!

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button