Qual é a pressão do ar positiva e negativa no pc
Índice:
- Qual é a pressão do ar positiva e negativa no PC
- O que é pressão e como medi-la
- Pressão positiva
- Prós
- Contras
- Pressão negativa
- Prós
- Contras
- Como evitar o acúmulo de poeira
- Pressão neutra
- Manutenção adequada
- Estrutura de caixa
- Seleção de fãs
- Gerenciamento de cabos
- Palavras finais sobre o que é pressão positiva e negativa
O resfriamento a ar tenta encontrar a pressão de ar mais ideal no seu PC. Existem muitos debates na comunidade de refrigeração que discutem se um é melhor que o outro e assim por diante. No entanto, na maioria dos casos e para a maioria dos fabricantes de PCs, a pressão positiva é escolhida mais do que a pressão negativa.
Índice de conteúdo
Qual é a pressão do ar positiva e negativa no PC
Uma solução comum para aumentar a longevidade do hardware do PC é criar e manter um fluxo de ar otimizado dentro do gabinete para reduzir a temperatura geral dos componentes internos, como CPU e GPU, e evitar o superaquecimento.
Isso também permite sobrecarregar a CPU com segurança em velocidades mais altas, reduzindo assim a necessidade de atualizar para uma CPU mais rápida por um longo período de tempo.
Para tornar as coisas o mais simples possível, uma caixa pode ter uma destas 3 pressões de ar:
- Pressão positiva. Pressão negativa. Pressão neutra.
Como primeiro passo, é crucial decidir que tipo de sistema de pressão queremos alcançar, pois isso determina o tipo de ventilador a ser comprado, bem como sua posição dentro da caixa. Todos os três sistemas de pressão têm suas vantagens e desvantagens.
Recomendamos a leitura dos melhores casos de PC
A pressão positiva é alcançada quando há maior CFM (pés cúbicos por minuto) de ar dos ventiladores de entrada do que dos ventiladores de saída. A pressão positiva produz menos poeira dentro da caixa , pois o ar é expelido por todas as aberturas, independentemente do tamanho, devido ao excesso. No entanto, esse método fornece menos resfriamento por um período mais longo, pois as bolsas de ar quente permanecem presas em pequenos recantos.
A pressão negativa trabalha para trás: o CFM do ar de exaustão excede o do ar de admissão, criando um vácuo parcial dentro da caixa que elimina as bolsas de ar quente. Esse tipo de pressão amplifica a convecção natural e fornece melhor resfriamento ao custo de manutenção adicional necessária para limpar a poeira. Além disso, o fluxo de ar funciona em conjunto com a saída direta das placas gráficas, uma vez que elas também liberam ar quente dentro da caixa.
O que é pressão e como medi-la
Nos fóruns de overclock, geralmente há discussões sobre qual tipo de pressão é melhor em termos de refrigeração ou limpeza. Para começar, pressão é o coeficiente de pressão de uma caixa, determinado pela razão entre o volume de ar que se move dentro da caixa e o volume de ar que se move para fora da caixa.
A pressão não pode ser determinada pelo mero número de ventiladores. Por exemplo, uma entrada simples de 230 mm moveria mais ar do que duas saídas de 80 mm, criando uma pressão positiva no caso, em vez da pressão negativa esperada quando apenas o número de ventiladores é ouvido.
Para identificar qual pressão você está tendo no momento, adicione a classificação CFM especificada de seus ventiladores de admissão individuais (geralmente mencionados no gabinete do ventilador ou no próprio motor) ao seu CFM de admissão total e compare-o com a soma total do CFM de saída. Se o consumo total de CFM de entrada for maior que o CFM total de saída, você terá uma pressão positiva na caixa e vice-versa.
Observe que o uso de filtros, coberturas contra poeira e outras obstruções nas entradas reduz o CFM especificado, portanto, este método de cálculo não é infalível. Portanto, se você estiver usando filtros nas entradas, e o CFM de entrada for menos de 3 vezes maior que o CFM de saída, também poderá haver pressão negativa na caixa.
Pressão positiva
Com pressão positiva do ar, você tem mais ar sendo empurrado para dentro da caixa do que ar sendo retirado. Então você tem mais pressão de ar dentro da caixa do que saindo. Esse método é uma boa opção, pois menos poeira se acumula dentro da caixa, porque o ar tenta escapar por pequenas aberturas e orifícios.
Costuma-se dizer que é melhor do que a pressão negativa em termos de acúmulo de poeira e resfriamento, mas a pressão positiva também tem suas desvantagens.
Prós
Acúmulo mais lento de poeira: Quando as entradas são filtradas, o ar pode estar vazando pelas aberturas. O pó atmosférico não pode ir contra o fluxo de ar, portanto é mantido fora.
Efetivo a curto prazo: O ar frio (comparativamente) que sopra mantém as temperaturas baixas por algum tempo após a inicialização.
Contras
Seriamente ineficiente a longo prazo: há mais ar entrando do que saindo. Portanto, o ar não sai rápido o suficiente. Ou seja, ele fica dentro de casa por mais tempo perto dos componentes aquecidos e absorve mais calor, mas no processo aquece outros componentes à medida que passa sobre eles ao sair. Em espaços estreitos, fechados ou obstruídos, como entre módulos de RAM, unidades de disco, GPUs e, em particular, a parte superior frontal do gabinete, bolsas de ar quente se formam quando o sistema fica mais longo, resultando em piora as coisas. Embora um bom fluxo de ar e um bom gerenciamento interno de cabos possam reduzir significativamente esse problema, ele não pode eliminá-lo completamente.
Pressão negativa
O ar que é extraído da caixa é mais do que o ar que entra nela. Isso cria um efeito semelhante ao vácuo dentro da caixa, tornando-o ideal para o resfriamento, pois o ar quente é expelido mais rapidamente. No entanto, a única desvantagem é que a poeira se acumulará mais rapidamente e provavelmente muito mais em comparação com outras pressões. Diferentemente da pressão positiva , a pressão negativa do ar fará com que o ar seja empurrado para dentro da caixa através de pequenas aberturas e orifícios.
Isso pode parecer estranho, mas a pressão negativa foi criticada muitas vezes. Para justificar esta afirmação, aqui estão suas vantagens e desvantagens.
Prós
Curva de tempo de temperatura mais baixa - aumento mais lento das temperaturas durante um longo tempo de operação.
Não há bolsas de ar quente no interior: o vácuo parcial deixado pelo ar que sai da caixa não pode ser preenchido com rapidez suficiente com as entradas filtradas e o ar de outros vazios. Para preenchê-lo, o ar deixado ao redor da caixa começa a se encaixar, eliminando todos os bolsões de ar. Com esse ar, se os ventiladores estiverem posicionados corretamente, o ar frio é rapidamente evacuado da caixa, absorvendo calor de outras partes no caminho e o ciclo continua.
Contras
Acumulação acelerada de poeira - Muitos relatam pressão negativa caso a taxa na qual a poeira se acumule aumente. Portanto, um estojo de pressão negativa precisa ser limpo com mais freqüência do que um estojo de pressão positiva. No entanto, isso pode ser sem fundamento. Para acumular muito mais poeira, seriam necessários espaços significativos, como montagens de ventiladores desocupadas, tampas de expansão abertas etc., o que raramente acontece.
Como evitar o acúmulo de poeira
Remova os filtros a pressões negativas por meio mês e veja o que acontece. Se o painel frontal tiver a forma de uma malha, é uma coisa, mas algo diferente é quando não é filtrado. De qualquer forma, é isso que fazemos para combater lacunas de todos os tamanhos:
- Compre algumas almofadas antivibração e de ruído vendidas nas lojas alemãs. Corte-as com cuidado e uniformidade para torná-las mais finas. O mais fino possível, mas nada acima de 3 mm (também existem essas medidas). Remova todos os pedaços grossos. Apare as fibras perdidas que se destacam e corte a almofada conforme necessário para cobrir as lacunas. Cole-o no lugar.
Isso pode exigir um pouco de habilidade. Se você se sentir desconfortável com isso, considere o uso de filtros de corte personalizados pré-cortados. Esse revestimento interno tem um objetivo triplo:
- Mantenha o pó fora da caixa, amortecimento acústico.
Pressão neutra
Essa é provavelmente a pressão mais ideal para atingir, mas é bastante difícil de obter, porque a pressão do ar dentro da caixa deve ser igual à pressão do ar fora da caixa.
Recomenda-se apontar para uma leve pressão positiva do ar, pois você alcançará uma pressão quase neutra com menos problemas de poeira. Isso pode ser conseguido com um CFM ligeiramente maior na entrada do que nos ventiladores de saída.
No entanto, mesmo se você escolher uma pressão positiva do ar, ainda receberá pequenas quantidades de poeira que se acumularão dentro da caixa, embora em menor grau do que com uma pressão negativa.
Manutenção adequada
Manter o seu PC limpo pode ser um aborrecimento, mas é realmente necessário. A longevidade dos componentes depende de quão bem você mantém seu PC, pois o pó é um assassino silencioso dos componentes do PC. Portanto, você deseja que o seu PC fique o mais livre de poeira possível ou não funcionará como deveria. Eu recomendaria limpar o computador pelo menos a cada dois meses.
Existe uma maneira de tornar a manutenção o mais fácil possível: usando filtros de poeira. Na verdade, você precisa de filtros de poeira para seus ventiladores, pois usá-los permitirá que você limpe seu PC a cada 3-4 meses (dependendo do ambiente em que está localizado).
Comprar um estojo com filtros de poeira facilitará a limpeza do seu PC. Filtro, aspirador de pó e zaragatoas são tudo o que você precisa para um PC mais limpo.
Estrutura de caixa
O design do gabinete do seu PC é muito importante, pois determina o número de ventiladores que podem ser instalados, seu posicionamento e o gerenciamento dos cabos dentro do gabinete. A caixa precisa permitir que dois ou três ventiladores sejam montados atrás do painel frontal para a entrada de ar. Para extrair o ar quente, precisamos de duas ventoinhas montadas sob o painel superior e uma ventoinha dentro do painel traseiro. Além disso, outro ventilador de entrada pode ser instalado dentro do painel lateral esquerdo.
Seleção de fãs
A eficiência do sistema de fluxo de ar depende menos do número de ventiladores usados do que da classificação CFM do próprio ventilador.
Esforce-se para selecionar um ventilador com uma classificação aproximada de 45-60-CFM. Para pressão positiva, coloque ventiladores com maior capacidade de CFM nos painéis frontal e lateral do gabinete. Para pressões negativas, coloque ventiladores com maior capacidade de CFM nos painéis superior e traseiro.
Recomendamos que você leia nosso guia para fãs
O tamanho dos ventiladores depende das especificações de cada gabinete. Em geral, as ventoinhas de 80, 120 ou 140 mm são as mais utilizadas. Os menores tendem a ser mais barulhentos, mas nem sempre é esse o caso. Use as opiniões dos consumidores para informá-lo. No entanto, não importa quantos ventiladores você decida comprar, verifique se a fonte de alimentação possui tensão suficiente para suportá-los.
Gerenciamento de cabos
O gerenciamento de cabos é algo que você realmente não deve ignorar, pois pode afetar bastante o fluxo de ar dentro da caixa. Atualmente, a maioria das caixas possui um recurso de gerenciamento de cabos que permite que os cabos sejam alimentados pela parte traseira da caixa para torná-la mais agradável e limpa.
Se você não tiver uma caixa com um recurso de gerenciamento de cabos, ainda poderá fazer um pouco de gerenciamento de cabos usando abraçadeiras. Amarre feixes de fios que entram em uma área semelhante e tente escondê-los o máximo possível para permitir que o ar flua melhor.
Um dos principais problemas de não manusear os cabos corretamente é o acúmulo de poeira. Cabos soltos se tornam âncoras para o acúmulo de poeira e a poeira é o pior inimigo dos componentes do PC. Os ventiladores também serão menos eficazes se o pó começar a se acumular, portanto, manter o seu PC bem mantido é uma maneira de evitar esse problema.
Palavras finais sobre o que é pressão positiva e negativa
É tudo o que você precisa saber para otimizar a caixa do seu PC para obter o melhor fluxo de ar possível. Esperamos que você entenda agora o básico do resfriamento do ar e o que você pode fazer para melhorar o fluxo de ar da sua caixa.
O uso de todos os métodos acima garante que o seu hardware não será degradado devido ao superaquecimento, pois é praticamente eliminado. As temperaturas da CPU na faixa de 70 ° a 80 ° C podem ser controladas, mas se colocarmos todo o sistema em torno de 60 ° C muito melhor .
Que pressão você usa no seu computador? Positivo ou negativo ? Que conselho você recomenda aos nossos leitores?
Samsung galaxy s8 terá sensores de pressão em sua tela para melhorar as possibilidades
O Samsung Galaxy S8 apostará em uma solução de sensores de pressão muito semelhante ao toque 3D do iPhone para melhorar a experiência de uso.
Finalmente, o telegrama cede à pressão do governo russo
O telegrama finalmente cede à pressão do governo russo. Saiba mais sobre o novo capítulo da controvérsia entre a Rússia e o Telegram.
T Ntfs vs fat32: qual é a diferença e qual escolher a qualquer momento
Você sabe qual é a diferença entre NTFS e FAT32? See Veremos em que consiste cada sistema e qual escolher de acordo com as necessidades