Tutoriais

O que é e como ativar o cache de gravação em disco no windows 10

Índice:

Anonim

Muitos componentes são decisivos para o nosso computador funcionar bem. O disco rígido desempenha um papel fundamental no desempenho do computador. No Windows, também existem vários aspectos que devem ser considerados para alcançar o desempenho ideal de nossos equipamentos. Um desses aspectos é o cache de gravação em disco. É um termo que soará para muitos, mas para aqueles que não o conhecem, explicamos o que é e contamos alguns detalhes importantes sobre ele.

Índice de conteúdo

O que é cache de gravação em disco? Como você o ativa e desativa no Windows 10?

O cache de gravação em disco ajuda a melhorar o desempenho do sistema. O motivo disso é que as operações do disco são executadas mais rapidamente, coletando os dados que estão aguardando para serem armazenados na RAM. Embora um erro ou perda de energia do sistema possa causar perda ou dano de dados. Portanto, não é sem riscos. No caso do Windows 10, o cache de gravação em disco é ativado por padrão para unidades internas. Enquanto para unidades externas ou discos rígidos, ele está desativado.

A parte boa é que podemos ativá-lo ou desativá-lo manualmente a qualquer momento. Portanto, é algo que podemos mudar, se quisermos. E é isso que vamos mostrar a seguir. Como habilitar ou desabilitar o cache de gravação no Windows 10. Abaixo, explicamos o processo para realizar as duas ações.

Ativar ou desativar o cache de gravação em disco

A verdade é que o processo é muito mais simples do que muitos podem esperar. Portanto, não há necessidade de se preocupar se você não é um usuário especialista. Nesse caso, a primeira coisa que precisamos fazer é abrir o gerenciador de dispositivos do Windows 10. Para conseguir isso, basta clicar no botão do menu Iniciar com o botão direito do mouse. Também podemos usar um atalho de teclado, desta vez Tecla Windows + X, e selecionar a opção Gerenciador de Dispositivos.

Feito isso, a próxima coisa a procurar é a seção Unidades de Disco. Ao clicar e desdobrar, encontramos as unidades de disco que estão em nosso computador. Em seguida, temos que selecionar a unidade de disco na qual queremos ativar ou desativar o cache de gravação em disco.

Recomendamos a leitura dos melhores SSDs do momento

Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse e insira as propriedades. Lá, precisamos procurar uma guia chamada Diretivas. Nele, encontraremos uma caixa com a qual ativar ou desativar o cache de gravação nessa unidade. Portanto, tudo o que precisamos fazer é marcar ou desmarcar a caixa em questão. Clique em aceitar e as alterações são salvas. E dessa forma, podemos ativar o cache de gravação em disco no Windows 10.

Se inserirmos novamente as propriedades de uma unidade externa, veremos que a janela foi alterada. Nesse caso, teremos a opção de selecionar entre várias opções, denominadas Extração rápida ou Melhor desempenho. O primeiro é marcado por padrão e é o que desativa o cache de gravação no dispositivo. E o Enhance Performance é o que permite o cache de gravação na unidade.

Conclusões

Como você pode ver, ativar ou desativar o cache de gravação em disco no Windows 10 não é complicado. Em um minuto você pode tê-lo pronto. E, dessa maneira, desfrute de melhor desempenho em sua unidade de disco externa, graças a esta função.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button