Tutoriais

▷ Qual é o traçado de raios da nvidia? para que serve?

Anonim

Ray Tracing é um dos temas do ano no que diz respeito ao mundo dos videogames para PC. Essa técnica é extremamente interessante, pois pode ser uma inovação no mundo dos videogames e foi incorporada às novas placas gráficas Nvidia RTX 2080 Ti, RTX 2080 e RTX 2070.

Deseja saber para que serve? Fique conosco e nós mostraremos a você?

O traçado de raios é uma técnica de renderização baseada, como o nome sugere, no rastreamento de um grande número de raios de fontes de luz, calculando e analisando os saltos de cada raio com os diferentes objetos e com base nisso, fornecendo iluminação com o objetivo de obter a iluminação mais realista possível para criar modelos 3D confiáveis. Vamos lá, esse traçado de raios busca uma iluminação de acordo com a realidade que simula por computador, com milhões de cálculos complexos, o caminho seguido pela luz para a 'câmera'.

Esta não é uma tecnologia precisamente nova, mas foi conhecida pela primeira vez em 1979, introduzida por Turner Whitted. De fato, é amplamente utilizado em todos os tipos de vídeos e fotos renderizados em 3D. Para se ter uma ideia, todos os filmes atuais que usam imagens de computador, especialmente as mais realistas, usam traçado de raios. Ou seja, temos desde representações bastante básicas, como a que mostramos aqui acima, que nada mais é do que uma simples demonstração, a basicamente qualquer sucesso de bilheteria de Hollywood que você possa imaginar, onde você mal consegue distinguir o que é gerado pelo computador do que é não, até animações conhecidas como a da Pixar.

Tudo parece ótimo, mas a pergunta que mais lhe ocorrerá será a seguinte: por que o traçado de raios em tempo real não é usado nos jogos? Bem, renderizar uma única fotografia como a anterior usando o traçado de raios pode levar minutos ou horas, enquanto que para um filme (para dar um exemplo) são usadas fazendas gigantescas e extremamente caras que provavelmente custarão milhões e levarão horas ou dias para concluir um desses processos. Pelo menos até agora, não era possível usá-lo em videogames.

A tecnologia de renderização usada nos videogames como alternativa ao rastreamento de raios é a rasterização, onde os objetos que estão na tela são criados a partir de uma malha de milhares de polígonos virtuais e com a combinação de várias tecnologias, como oclusão ambiental ou Os sombreadores, a iluminação e as sombras são normalmente calculados com base no ângulo entre os vértices de cada polígono e a fonte de luz, um método baseado em abordagem menos realista, mas muito mais rápido que o traçado de raios.

Agora, vamos dar uma olhada na implementação de rastreamento de raios em tempo real que a NVIDIA introduziu recentemente, apresentando seu status de pioneiro como o ' santo graal da computação gráfica '. A peculiaridade da implementação é o uso de hardware dedicado exclusivamente ao traçado de raios, como os RT Cores, que por sua vez serão acelerados pelos Tensor Cores, este último dedicado a otimizar o processo usando inteligência artificial. De acordo com a NVIDIA, isso significa que uma única placa gráfica RTX pode executar esses tipos de operações em tempo real com um desempenho semelhante ao do supercomputador DGX, que custa US $ 60.000.

O traçado de raios em tempo real da NVIDIA tem a desvantagem de que a tecnologia não é totalmente utilizada, ou seja, um número de raios não é calculado tão grande quanto nas representações mais fotorrealistas, poderíamos chamá-lo de "traçado de raios parcial" que limita-se a fazer os cálculos mais relevantes para iluminar a cena. Portanto, o salto visual não é tão grande quanto o que você vê em algumas fotografias ou filmes. De qualquer forma, uma imagem vale mais que mil palavras e deixamos aqui as fotografias de algumas das demonstrações de traçado de raios mostradas pela NVIDIA na Gamescom 2018:

Nas comparações em que observamos "RTX On" e "RTX Off", deve-se notar que não somos necessariamente confrontados com o uso do traçado de raios, mas que o RTX também inclui várias funcionalidades de inteligência artificial. De qualquer forma, serve para nos dar uma idéia diferente do que está por vir. Acreditamos que o vídeo Shadow of the Tomb Raider mostra muito fielmente as diferenças de iluminação e sombras.

Infelizmente, há mais desvantagens a serem observadas. Por um lado, é importante esclarecer (embora caia da gaveta) que, para apreciar o traçado de raios em um jogo, ele deve ser suportado. Já existe um certo número de jogos que o apoiarão no futuro, atual e novo, mas será uma questão de meses ou anos para ver se ele prolifera. Para finalizar, é possível que a desativação do traçado de raios em tempo real possa proporcionar uma vantagem notável no nível de desempenho, fazendo com que certos usuários o ignorem.

Se todas as informações anunciadas pela empresa forem verdadeiras e o RTX proliferar nos jogos, será uma implementação eficaz e eficiente do Ray Tracing em tempo real, pois elas terão sucesso nesse aspecto em qualquer placa gráfica anterior com uma enorme vantagem.

Depois de todas essas informações, há uma pergunta que muitos de vocês vêm à mente: vejamos , vale a pena comprar um RTX para aproveitar o traçado de raios nos jogos? Em partes iguais, há mídia e usuários recomendando "comprar porque este é um avanço incrível que você não pode perder" , como "não comprar porque a tecnologia é uma farsa de marketing" .

Recomendamos a leitura dos nossos melhores guias de hardware e componentes para PC:

Damos a resposta mais sensata: No momento da redação deste artigo, nada pode ser dito sobre o sucesso, a utilidade e a importância do rastreamento de raios nos jogos. Ainda teremos que esperar semanas ou meses. Primeiro, você deve conhecer o desempenho do novo RTX em cenários que não usam o traçado de raios para ver se vale a pena o salto geracional sem levar esse aspecto em consideração ( já que nem tudo gira em torno da tecnologia RTX nos jogos). Segundo, veja as implementações reais que os jogos farão nos próximos meses, já que agora temos apenas algumas contas demo e não há informações suficientes para confirmar nada.

Ray Tracing está aqui para ficar. Já faz parte da API DirectX 12 e mais e mais jogos a implementam. Saber se vale ou não a pena é apenas uma questão de tempo. Você gostou do nosso artigo? Queremos saber sua opinião!

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button