Xbox

▷ O que é CMOS e para que serve (melhor explicação)

Índice:

Anonim

O que é CMOS? As placas-mãe a incorporam, mas a grande maioria não sabe para que serve. No interior, contamos todos os detalhes.

Quase todas as placas-mãe têm uma bateria em seu circuito . Como sabemos que muitos de vocês desconhecem o significado ou a função da pilha e da memória CMOS, decidimos fazer um pequeno artigo para explicar todos os detalhes. É um elemento que tem grande importância em qualquer placa-mãe.

Abaixo, você encontrará tudo o que precisa.

O que é CMOS ( Complementary Metal-óxido-semicondutor)

Traduzido para o espanhol, o semicondutor complementar de óxido de metal usa um conjunto de transistores para garantir que ele mantenha uma corrente mínima na placa-mãe quando o computador for desligado. Este item resolve um problema: desconfigurando o BIOS após desligar o PC.

Muitas vezes há confusão com a bateria e a memória do CMOS. A primeira é uma bateria simples conectada à placa - mãe para fornecer energia à placa - mãe quando o computador é desligado. É conhecida como bateria CR2032 e tem uma vida útil de até 10 anos. Isso pode ser reduzido, forçando-nos a substituí-lo. Os sintomas de uma bateria descarregada são:

  • Perda de configuração do BIOS. Data desatualizada. Tela preta com o texto "CMOS BATERIA FRACA".

O segundo é um tipo de memória pequena que armazena as configurações de BIOS da nossa placa-mãe. Ele não é usado apenas para salvar o overclock que fizemos, mas também para manter os valores corretos de data e hora. Caso contrário, se desligar o computador, ligá-lo e acessar o BIOS, veremos que ele não está configurado, como data e hora desatualizadas.

Toda a importância do CMOS está relacionada ao BIOS da placa-mãe, uma seção que se torna muito importante quando queremos fazer overclock, alterar o dispositivo de inicialização ou localizar e resolver problemas que surgem em nossa placa-mãe.

CMOS é uma coisa e BIOS outra, eles apenas trabalham juntos.

Como limpar o CMOS

Chip de BIOS. Imagem: Flickr, Uwe Hermann

Primeiro de tudo, no caso de limpar o CMOS, limparemos a configuração do BIOS, restaurando completamente. Alguns de vocês podem se perguntar por que eu gostaria de redefinir meu BIOS? Uma configuração ruim é a sua resposta.

Às vezes , entramos no BIOS sem ter muita ideia, modificando valores cuja conseqüência é fatal. Outros, não precisamos ter feito nada em particular, mas o problema vem de uma incompatibilidade de hardware. No final, uma boa "formatação" do BIOS é o melhor que podemos fazer para restaurar a ordem lógica.

Para isso, existem certos métodos que nos ajudam a esclarecer ou redefinir o CMOS. Como trataremos disso outra vez, mencionaremos um pouco os métodos:

  • Removendo a bateria do CMOS e substituindo -a. Você não precisa mais, basta remover a bateria e reinstalá-la para resolver o problema. Corte o jumper Clear CMOS. Com o computador desligado, abrimos o PC e vamos para a placa-mãe. Procuramos o jumper ao lado do nome CLEAR CMOS e removemos o jumper para remover o CMOS. Verificamos no BIOS que a configuração foi restaurada e colocamos o jumper de volta. Retorne aos padrões de fábrica. Ligamos o PC e vamos ao BIOS usando a combinação de teclas que o fabricante da placa-mãe diz (SUPR, F1, F2…). Uma vez lá dentro, iremos à seção de configuração e procuraremos a opção que diz "restaurar padrões de fábrica" ​​ou algo semelhante. Fazemo-lo e reiniciar.
RECOMENDAMOS VOCÊ Bateria da placa base: o que é e qual é a sua função

Esperamos que fique mais claro o que é um CMOS, como funciona e para que serve. Se você não entendeu, expresse suas dúvidas abaixo e teremos o maior prazer em responder.

Recomendamos a leitura das melhores placas-mãe do mercado

Você já teve que remover o CMOS? Você sabia o que era

Xbox

Escolha dos editores

Back to top button