Notícia

Pode haver espaço físico para 16 núcleos no novo ryzen 3000

Índice:

Anonim

Os processadores Ryzen 3000 acabam de ser mostrados em pré-visualização e, com eles, sua morfologia com um design interessante com 2 chiplets, um para a própria CPU e outro para E / S. Isso permitiria no máximo 8 núcleos e 16 threads nesta geração de processadores. No entanto, existem informações indicando que provavelmente há espaço para 16 núcleos e 32 threads. Vamos ver o porquê.

Poderia haver processadores Ryzen 3000 com 16 núcleos e 32 threads?

A chave para isso está no espaço físico disponível para adicionar outro "chiplet" com o núcleo do processador além do existente. Estamos falando do menor dado visto na CPU, o de 7nm. O portal Anandtech possui as medidas da amostra de engenharia de 8 núcleos e 16 fios e, ao que parece, há espaço suficiente para a inclusão desse outro chiplet.

Então, a combinação de duas matrizes com até 8 núcleos cada para chegar a 16. seria alcançada hipoteticamente de maneira semelhante à Threadripper ou Epyc.Esta seria uma bomba real no mercado, dado o grande salto em frente que a chegada do 16 núcleos em uma plataforma convencional.

Diante disso, duas questões surgem. A primeira: existe uma possibilidade técnica para fazer isso? Bem, é algo que obviamente não sabemos, esse espaço livre não serve para uma afirmação, mas apenas para uma reflexão. O segundo: o que a AMD fará? Bem, na palestra da CES 2019 não houve a menor menção a essa possibilidade, mas a resposta será conhecida nos próximos meses.

Vamos também levar em conta que o dado a 7nm poderia estar localizado no centro e não em uma posição que precisamente deixa espaço para adicionar mais um, o que continua aumentando nossas dúvidas. Talvez eles eventualmente o usem para incluir uma GPU integrada de alto desempenho? Aguardamos suas opiniões nos comentários.

Fonte Anandtech

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button