Hardware

Pode acontecer alguma coisa com a sua TV, roteador ou PC durante uma tempestade elétrica?

Índice:

Anonim

Tempestades representam um dos maiores riscos para dispositivos eletrônicos domésticos, como televisão, computador ou roteador. Mas você deve realmente tomar alguma ação antes de uma tempestade ? Vamos descobrir.

As tempestades de dispositivos eletrônicos são perigosas?

Antes de nos aprofundarmos nos perigos do raio para nossos dispositivos, vamos primeiro examinar o que exatamente acontece durante uma tempestade com raios e em quais situações nossas casas podem estar em risco.

Em geral, quando acionados, os raios tendem a procurar "atalhos" para chegar ao chão o mais rápido possível. E alguns dos melhores atalhos são metais ou superfícies condutoras com pouca resistência.

Se a sua televisão ou outros dispositivos estiverem conectados e, de repente, eles sofrerem uma grande sobrecarga de tensão, os cabos, transformadores e circuitos poderão ficar sobrecarregados, derreter e até pegar fogo, afetando a operação dos dispositivos.

Mapa de densidade de raios na Espanha (Fonte: CTE)

No caso de uma televisão com tubos de raios catódicos, os danos aos eletrodos podem enfraquecer a integridade do tubo e até causar uma explosão. Se você tiver uma televisão mais moderna, os efeitos não serão tão dramáticos, embora sua operação também possa ser afetada.

Felizmente, a maioria dos centros urbanos está protegida contra os perigos dos raios. Atualmente, quase todos os edifícios possuem pára-raios que oferecem aos raios o caminho mais curto para alcançar o solo.

Se você mora em um prédio mais isolado, é mais provável que um raio o atinja. E se a corrente elétrica atinge os painéis elétricos da casa, os protetores contra surtos de tensão geralmente são ativados.

O que são protetores contra surtos e por que eles são importantes?

Os protetores contra surtos são dispositivos projetados para proteger dispositivos elétricos contra picos de tensão. Normalmente, o que eles fazem é bloquear ou enviar à terra as tensões que excedem certos limites.

Quase todas as casas estão equipadas com protetores contra sobretensão permanentes. Embora eles sejam capazes de proteger contra vários surtos prolongados, geralmente é uma boa idéia ter uma medida de proteção adicional. É aqui que os protetores contra surtos transitórios entram em cena.

Estes podem ser adquiridos em várias lojas e têm capacidade e vida útil limitadas. Em caso de esgotamento, o protetor contra surtos transitórios não poderá nos proteger contra raios. Ainda assim, eles são ideais para uma medida adicional de proteção para nossos dispositivos.

Quais são os dispositivos com maior probabilidade de serem danificados por sobrecarga de tensão?

Computadores, laptops e televisões são os dispositivos com maior risco de danos durante trovoadas. No entanto, se a casa estiver equipada com roteadores conectados a cabos de cobre, um raio na linha telefônica mais próxima poderá danificá-los completamente. Em vez disso, as conexões de fibra óptica são protegidas contra raios.

Por outro lado, se sua televisão estiver conectada a uma antena de TV colocada no telhado de sua casa, a carga elétrica destruirá completamente sua televisão e qualquer decodificador que você tenha conectado a ela. Nesse caso, os protetores contra surtos não ajudarão em nada.

Você pode tomar medidas antecipadas?

Em princípio, se você mora em um prédio ou grupo de residências urbanas, não deve desconectar seus dispositivos eletrônicos. Ainda menos se for nova construção, uma vez que as novas casas devem cumprir regulamentos mais restritivos nesta matéria.

No entanto, se você usar uma antena individual conectada à sua televisão ou computador, ou tiver ADSL de cobre ou morar em uma casa isolada, verifique se possui um pára-raios instalado. Não fazer isso pode resultar em um raio atingido por toda a instalação elétrica em sua casa, destruindo todos os aparelhos.

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button