Hardware

Atualize para o pixel raspbian: como fazer e o que há de novo

Índice:

Anonim

Um dos maiores objetivos do Raspberry Pi agora e em sua infância é o seu uso como um computador pessoal barato, especialmente no setor educacional. Durante anos, o Raspbian cumpriu essa tarefa, mas ficou claro que não estava à altura do nível visual das outras grandes propostas, proprietárias e gratuitas. Isso mudou recentemente com a chegada do Pixel, a nova interface de desktop Raspbian que vem para encantar nossos alunos.

A seguir, revisaremos os novos recursos, o que eles sentem e mostrarão como atualizá-lo e instalá-lo.

Recursos Raspbian PIXEL

Como explica o desenvolvedor responsável pela nova interface gráfica PIXEL, o novo design pretendia trazer a experiência do usuário para o nível do Windows ou Mac.

Também recomendamos a leitura de nossos guias e tutoriais:

  • Quatro alternativas ao Raspbian e Ubuntu Mate. Os melhores usos para o Raspberry Pi. Qual modelo de Raspberry Pi eu compro?. Como instalar o Recalbox no Raspberry Pi. Como instalar o Retropie no Raspberry Pi.

Desempenho

O nome PIXEL é um pouco forçado por ele e significa "Melhoria do ambiente X windows, peso leve" ou "ecossistema XWindows para Pi aprimorado e leve", sendo menos rigoroso. Embora o nome não fique muito molhado, ele quer sugerir que não é um simples lifting facial, mas uma melhoria e otimização reais do ambiente gráfico da área de trabalho.

A nova interface do usuário parece mais fluida e otimizada, embora seja difícil obter dados objetivos para analisar esse comportamento.

Imagem de inicialização

A maior parte do texto que apareceu na tela ao ligar o Raspberry foi removida, dando lugar a uma imagem de boas - vindas. Sim, você não dará mais a sensação de controlar a magia negra da computação (não é que prestamos atenção a essas cartas), mas é uma diferença notável para o usuário.

O código da imagem de boas-vindas foi ajustado e testado para não afetar a hora do Raspberry. Independentemente de exibir a imagem ou não, a energia na hora é a mesma.

Planos de fundo da área de trabalho

As imagens disponíveis por padrão para configurar como papéis de parede foram dadas livremente por um dos colaboradores da fundação responsável pelo desenvolvimento do Raspberry. Eles são realmente impressionantes e, usando-os, a própria experiência do usuário é muito mais completa. As 16 imagens padrão estão no subdiretório da raiz / usr / share / pixel-wallpaper / e podem ser alteradas com o aplicativo Appearance Settings.

Ícones

Os ícones foram modificados para permanecer entre um tom de acordo com o trabalho, enquanto ainda é divertido. Eles também foram reestruturados para serem realmente rápidos em ver, sem mostrá-los lotados.

Até agora, quadrados amarelos e vermelhos apareciam no canto superior direito da tela quando pressionávamos demais o nosso Pi e havia superaquecimento ou baixa voltagem. Esses símbolos quadrados que não oferecem indicações claras foram alterados por um termômetro para superaquecimento e um raio para baixa voltagem, que também aparecem nessas circunstâncias.

Windows

O design das janelas mudou significativamente, pois eles eram um dos elementos que exigiam um acordo.

As bordas foram arredondadas, a barra de título superior é mais limpa e mais plana (anteriormente tinha esse relevo remanescente do iOS antes do iOS 7), além de minimizar, maximizar e fechar os ícones da janela. A moldura da janela é muito mais fina e agora a área de redimensionamento e aderência se destaca da moldura, enquanto antes era deixada uma moldura larga para agarrar por dentro.

Fontes, login e desligamento de redes sem fio

As fontes mantêm a fonte usada até agora, mas o código que as renderiza usa uma biblioteca que a mostra muito melhor em várias situações.

A tela para login do usuário foi retocada para estar alinhada com o restante do design gráfico.

Agora, o menu gráfico permite gerenciar redes sem fio a partir do ambiente gráfico, além de desconectar-se de uma rede específica já configurada a partir daí.

Nossa experiência de uso

Tendo usado o Raspbian em alguns projetos, eu não tinha uma interface totalmente amigável para os não iniciados. Da mesma forma, não foi tão satisfatório para os olhos quanto outros sistemas mais maduros, como Ubuntu, Windows ou MacOS.

Em vez disso, os recursos que precisavam de mais correções foram aprimorados, e a proposta que eles apresentam no momento é uma ótima lufada de ar fresco para usuários que pretendem usar o Raspberry como foi concebido, um computador pessoal.

Era assim que era a interface Raspbian antes de atualizar para o PIXEL.

Como instalar o Raspbian Pixel

Atualização de um Raspbian anterior

Alguns usuários configuraram seu sistema Raspbian para adaptá-lo às suas situações de trabalho específicas. Desde os parâmetros raspi-config, o BIOS Raspbian, até os programas instalados com suas configurações ou scripts, preparar um novo sistema operacional para funcionar dessa maneira pode levar um tempo que nem todo usuário deseja pagar.

RECOMENDAMOS O Google trabalha em um pixel com o Snapdragon 710 como processador

Portanto, esse usuário pode preferir instalar o PIXEL a partir do SO existente, atualizando a distribuição. Nesse caso, é altamente recomendável criar uma imagem do sistema imediatamente antes da atualização e retornar a ela se ocorrerem problemas. Podemos fazer isso seguindo estas etapas:

  • Extraia o cartão SD do Raspberry e conecte-o ao nosso computador Abra o programa Win32DiskImager Pressione o botão da pasta para mostrar o endereço do arquivo final onde queremos criar a imagem Após escolher a pasta, escreva o nome da imagem ("Raspbian_previo.img", por exemplo) Pressione o botão Ler. Depois de esperar, já criamos uma imagem do sistema operacional como a temos agora. A qualquer momento, podemos selecioná-lo e gravar no SD para recuperar o SO neste momento

Depois que essa imagem de recuperação é criada, é hora de atualizar para o Raspbian PIXEL. Vamos garantir que tenhamos uma conexão estável à Internet, além de uma boa fonte de alimentação para o Raspberry, que não desconecta nem perde na metade da atualização. Isso pode levar a um problema fatal, que poderíamos remediar exibindo o SD com a imagem que acabamos de criar. Abaixo, revisamos as etapas simples de atualização:

Abra um terminal e digite:

sudo apt-get update sudo apt-get dist-upgrade sudo apt-get -y rpi-chromium-mods sudo apt-get -y python-sense-emu python3-sense-emu sudo apt-get -y python-sense-emu -doc realvnc-vnc-viewer

Reinicie o Raspberry. Podemos fazer isso introduzindo a reinicialização do sudo e lembre-se de que se você deseja mudar para o servidor RealVNC e temos o xrdp, é necessário desinstalá-lo.

Depois de um bom tempo, devemos ter o ambiente gráfico da área de trabalho PIXEL funcionando perfeitamente. Também nossos programas e configurações anteriores devem permanecer em vigor, e é hora de verificá-lo. Estar em alguns dias quando algo der errado, quando precisarmos com mais urgência, pode nos dar muita dor de cabeça.

Instalar diretamente a imagem PIXEL do Raspbian

O método mais fácil de aproveitar o PIXEL é exibir a imagem do sistema operacional disponível na página de download oficial. Faremos isso da mesma maneira que faríamos na atualização e também recomendamos a criação de um backup do sistema que atualmente temos apenas por precaução. Para instalar o Raspbian com o PIXEL, é necessário:

  • Conecte o SD ao nosso computador Abra o programa Win32DiskImager Pressione o botão da pasta para mostrar o endereço do arquivo de imagem Escolha o nome do disco do SD Pressione o botão Escrever Nós atualizamos o sistema operacional conforme desejamos e está pronto para uso

O que você acha da nova interface PIXEL? Você notou alguma mudança no desempenho ou está apenas agradecido?

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button