Por que uma câmera limpa é usada para abrir discos rígidos?
Índice:
- O que é uma câmera limpa?
- Por que usar uma câmera limpa para abrir discos rígidos?
- É o mesmo com SSDs?
Uma câmera limpa para abrir discos rígidos? Explicamos essa curiosidade sobre a recuperação de dados de discos rígidos.
Existem empresas encarregadas de recuperar dados de discos rígidos, especialmente HDD ou mecânicos. Muitos acreditam que isso pode ser feito através de software, com a instalação de programas que prometem ouro. No entanto, isso é muito mais complexo do que se pensa, tendo que ter uma câmera limpa para abrir os discos rígidos. Nós explicamos tudo sobre isso.
Índice de conteúdo
O que é uma câmera limpa?
A câmera limpa é uma instalação técnica que segue certas normas ou regras de segurança máxima nas quais, de alguma forma, o ambiente é impermeabilizado. Dessa forma, é um local onde não há umidade, nem partículas como poeira que podem danificar componentes muito frágeis, como discos rígidos.
O funcionamento desta câmara limpa é simples: é uma caixa fechada que possui um filtro através do qual o ar externo passa, tendo um ventilador interno que o expulsa. Existem diferentes certificações de salas limpas; quanto melhor, menos partículas entram na cabine. A certificação mais alta é a Câmara Limpa Classe 100.
Por que usar uma câmera limpa para abrir discos rígidos?
Os discos rígidos são componentes realmente frágeis, acredite ou não. Eles são muito sensíveis à umidade e poeira, portanto, exigem um ambiente muito limpo. Por esse motivo, uma câmera limpa é usada para abrir discos rígidos para recuperar dados danificados ou excluídos.
Ao fazer esse processo, regras bastante rígidas devem ser seguidas para poder isolar os discos rígidos de poeira, partículas ou umidade, fatores aos quais eles são muito sensíveis. Se fizermos esse trabalho em nossa casa, certamente quebraremos os discos rígidos.
Cada recuperação de dados é diferente, portanto, mesmo se houver padrões, o mesmo processo nem sempre é seguido. Dessa forma, os técnicos geralmente investem muitas horas para fazer seu trabalho, porque é uma tarefa árdua e complicada.
Como informações adicionais, os discos rígidos que mais quebram são a Seagate e a Western Digital. O motivo: eles são os mais vendidos.
É o mesmo com SSDs?
Não, é muito mais complicado. As razões são que existem muitos fabricantes e não há produto padrão. Além disso, os fabricantes não oferecem algoritmos para recuperar dados dessas empresas. Tudo isso se traduz em um processo mais complexo, longo e caro.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo, que é um pouco diferente do que estamos acostumados. Se você tiver alguma dúvida, não a guarde e comente abaixo.
Recomendamos os melhores discos rígidos do mercado
Que experiências você tem com discos rígidos? Você recuperou os dados que excluiu?
▷ O que é uma rede privada virtual (rpv) e para que é usada
Você sabe o que é uma rede virtual privada? Você já ouviu o termo VPN ou IPSEC? ✅ Bem, você saberá em breve, então vamos para dentro
Os chips da Intel ocultam uma tecnologia que pode ser usada para roubar informações
Os chips da Intel ocultam uma tecnologia que pode ser usada para roubar informações. Saiba mais sobre esse problema de segurança.
Demanda por discos rígidos deve diminuir 50% este ano
A era dos discos rígidos para PC está lentamente chegando ao fim, dando lugar a novas tecnologias de armazenamento.