Tutoriais

▷ Por que reiniciar resolve problemas que aparecem no nosso computador

Índice:

Anonim

Pense por um momento em algo realmente misterioso e certamente mágico, por que reiniciar resolve os problemas de nossa equipe, isso realmente tem alguma base cientificamente comprovada? Certamente você e praticamente todos nós, sempre que encontramos um problema em nosso sistema, notificação de erro ou mesmo quando instalamos um novo programa, a primeira coisa que fazemos é reiniciar o computador, por vontade própria ou à força.

Mas por que fazemos isso? Estamos realmente solucionando os erros ou o mau funcionamento do nosso PC? Vamos tentar explicar ou lançar mais luz sobre o que está acontecendo quando reiniciamos o computador e se os problemas são realmente corrigidos.

Índice de conteúdo

E é que até o próprio sistema Windows tem uma opção ativada por padrão que faz com que o computador seja reiniciado após um erro grave; portanto, certamente isso deve ter alguma base científica, afinal?

Reiniciar corrige problemas e você sabe disso!

Bem, como você pode imaginar, reiniciar para corrigir erros tem uma razão e explicação muito simples. Quando estivermos trabalhando com o equipamento há horas, certamente teremos realizado muitas ações nele. Teremos aberto programas para trabalhar, instalado outros, um navegador da Internet e jogado por um tempo, submetendo nossa equipe ao estresse máximo.

Porque, o próprio sistema possui até mais de 50 processos e serviços próprios em operação, realizando seus próprios esforços e fornecendo uma operação suave do sistema e de seus recursos físicos para o usuário.

Tudo isso afeta o estado do sistema, pois, pouco a pouco, deixa para trás restos de códigos e instruções armazenados na RAM do computador e no próprio disco rígido. Além disso, se abrimos um programa e o fechamos, parte das informações é armazenada na memória RAM, pois o sistema interpreta que mais cedo ou mais tarde vamos usá-lo novamente e decide automaticamente tê-lo pendente para que possamos acessá-lo. mais fácil.

O resultado é que a RAM está cada vez mais fragmentada e, portanto, o acesso a ela está se tornando mais lento. Basta fazer o teste para ver a memória RAM usada logo após iniciar o computador e após um período de uso. Talvez até erros internos tenham ocorrido que nem percebemos.

O que acontece quando reinicializamos

Quando reinicializamos, o que estamos fazendo é esvaziar absolutamente todo o conteúdo da memória RAM, para recarregar o conteúdo do zero com as informações estritamente necessárias para o carregamento do sistema e dos serviços iniciais.

Dessa forma , retornaremos a um novo estado do sistema, no qual a equipe gerou apenas as instruções necessárias para iniciar o sistema, sem a influência dos programas que abrimos ou das configurações que estamos fazendo.

Mas isso não acontece apenas na memória RAM; outros dispositivos, como discos rígidos, transações de placas de expansão instaladas nos slots PCI e dispositivos de entrada e saída, reiniciam sua operação. Dessa forma, todas as instruções enviadas para as pontes norte e sul da placa-mãe foram redefinidas.

O resultado será um equipamento de operação mais suave, pelo menos por mais algumas horas.

Em quais dispositivos reiniciar, solucionar problemas

Bem, absolutamente em todos os dispositivos inteligentes ou programáveis, reiniciar pode resolver problemas causados ​​pelo sistema ou controlar o firmware. Mesmo em humanos, isso funciona; certamente, quando acordamos no dia seguinte, vemos o dia com outra perspectiva do que quando fomos para a cama no dia anterior.

Podemos reiniciar um smartphone e torná-lo mais suave, um roteador e qualquer coisa eletrônica. Se não temos um botão RESET, a única coisa que precisamos fazer é desconectá-los da energia e tudo resolvido. Absolutamente tudo o que tem um sistema operacional tem essa possibilidade.

Vale muito mais a pena fazer uma reinicialização do que gastar tempo procurando serviços e processos no gerenciador de tarefas até encontrar o que está nos causando problemas.

Mas a reinicialização nem sempre é a solução

Se reiniciarmos nosso equipamento e tivermos obtido novamente o erro que causou o motivo da reinicialização, podemos considerar que temos um problema mais sério. Isso certamente será reproduzido toda vez que reiniciarmos; portanto, neste caso, devemos tentar por todos os meios corrigi-lo.

Como ver o visualizador de eventos do sistema no Windows 10

O Windows, e praticamente todos os sistemas e dispositivos, possuem um log ou arquivo que coleta os eventos produzidos na operação do sistema. Graças a isso, poderemos ter uma idéia mais exata de como está nosso sistema e como identificar um erro produzido.

Vamos ao menu Iniciar do Windows e escrevemos " log de eventos" ou também " visualizador de eventos ". Clique na opção cujo nome corresponde ao que você está procurando.

Abriremos uma ferramenta na qual teremos uma série de elementos em um painel lateral. Para visualizar os eventos relacionados ao sistema, precisamos abrir a seção " Logs do Windows ".

Aqui vamos encontrar uma série de documentos ou listas nas quais podemos identificar erros e avisos de diferentes componentes. Se formos, por exemplo, para o sistema, todos os eventos produzidos nele serão monitorados. Vemos que temos erros e avisos sobre os quais nem fomos informados.

Se clicarmos duas vezes em nosso erro, podemos obter mais informações sobre ele, embora a ajuda da Internet certamente seja necessária para descobrir mais.

Por exemplo, para esse erro, procuramos informações e parece ser um erro de sistema herdado e bastante comum. Além disso, praticamente não tem impacto na operação adequada.

O código exibido corresponde a um valor do registro, que estará acessível através do editor do registro para poder alterar as permissões e verificar se o erro não ocorre mais.

É bom estar ciente dos erros, embora não devamos ficar loucos para corrigi-los se o Windows não nos notificar expressamente.

Porque ele deve ser reiniciado após uma atualização ou instalação do programa

Outra das coisas que mais nos perguntamos é possivelmente o fato de ter que reiniciar toda vez que recebermos uma boa atualização do Windows ou após instalar programas de terceiros. Isso também tem uma explicação bem fundamentada e perfeitamente compreensível.

Um sistema operacional requer o carregamento de arquivos na memória para funcionar. No caso do Windows, são usados arquivos com extensão.dll, que fornecem os parâmetros e informações necessárias para a operação do sistema e o que está nele. Quando instalamos uma atualização ou programa, certas dll carregadas na memória devem ser modificadas, precisamente para inserir as informações do novo programa.

É nesse ponto que, devido ao uso contínuo desses arquivos, o sistema não pode reescrever essas informações, mas também não pode baixar os arquivos e recarregá-los. E é quando a notificação de aparecer, reinicie o sistema para aplicar as alterações.

Quando fazemos isso, a dll é baixada e determinados serviços relacionados são interrompidos. Dessa forma, já é possível aplicar as alterações nesses arquivos para que, uma vez reiniciado o sistema, as novas informações carregadas neles sejam funcionais.

Esse é o motivo para o Windows reiniciar. Outros sistemas operacionais têm uma operação diferente e não é necessário executar esse procedimento, como distribuições Linux que deram um passo adiante e é possível atualizar o kernel do sistema sem a necessidade de reinicialização.

As informações a seguir também podem ser interessantes

Esperamos que, com essas falas, possamos esclarecer algumas questões bastante recorrentes sobre nossas equipes. O que você acha da necessidade desse problema de reinicialização?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button