Tutoriais

Por que meu mouse se move sozinho? [solução]

Índice:

Anonim

Hoje continuamos com alguns dos tutoriais de suporte para os erros que você não entende, mas está sofrendo. Se o mouse se mover apenas quando você o mantiver parado, continue lendo, porque daremos algumas dicas para corrigi-lo.

Semelhante a um tutorial que fizemos recentemente, um mouse pode funcionar mal em várias coisas. Aqui, recomendamos algumas medidas para você detectar por que o mouse se move sozinho e como resolvê-lo.

Esperamos que ajude você, mas também incentivamos você a pesquisar e deduzir a partir de seus próprios dados.

Os dados que ofereceremos a você são baseados no Windows 10 , portanto , se você vier de outro sistema operacional , não podemos garantir que eles são os mesmos, embora talvez sejam semelhantes.

Índice de conteúdo

Por que o mouse se move sozinho?

Como já dissemos, há uma infinidade de razões pelas quais um mouse pode estar se movendo por conta própria. Por enquanto, vamos descartar a posse de espíritos.

O que fazer se o mouse se mover sozinho?

A questão é que você deve investigar os sintomas e as consequências, ou seja, apresentar argumentos que o ajudem a deduzir o que está acontecendo.

  • Ele se move sozinho sempre ou quando duas horas se passam desde que o equipamento foi ligado? Isso acontece depois de abrir um aplicativo? Isso acontece apenas quando você altera os DPIs?

Como você pode ver, as situações que lhe apresentei são muito diversas e, para cada uma delas, temos uma solução diferente. Então, antes de iniciar os "testes", Recomendamos que você faça uma pequena pesquisa para descobrir o que estamos fazendo.

Antes de tudo, lembre- se de verificar se você ainda possui a garantia do produto, pois ela pode estar com defeito.

Se ele começou a funcionar mal após vários meses de uso, está definitivamente com defeito. Faça as verificações que recomendamos abaixo e, se o erro for causado pelo mouse, procure reivindicar uma troca.

Primeira análise

Antes de dar um veredicto sobre quem é o culpado, examinaremos mais de perto de onde vem o verdadeiro problema. É por isso que faremos uma série de "testes" para determinar isso.

Antes de tudo, desconecte o mouse e conecte-o a outro computador. Mova-o um pouco pela tela e mantenha-o parado. Se o ponteiro começar a se mover sozinho, significa que o problema vem do mouse. Caso contrário, descartamos que o mouse seja a fonte. O problema deve ter sido causado por outro ator.

Desconecte e reconecte o periférico

Se o mouse não for o culpado, devemos fazer o inverso, ou seja, conectar outro mouse no computador afetado. Nós fazemos o mesmo processo e verificamos se esse mouse auxiliar sofre dos mesmos problemas ou não. Se a resposta for sim, é evidente que a falha está na equipe, mas, se não, ficamos sem suspeitos.

Caso você já tenha executado as duas etapas com respostas negativas, reconecte o primeiro mouse. Se o dispositivo não se mover novamente, isso significa que tudo está consertado e foi um erro pontual. No caso oposto, podemos deduzir que o problema é a combinação desse mouse com esse equipamento específico. A melhor coisa a tentar nesse caso é reinstalar os drivers do mouse que você pode ver nos problemas do sistema operacional.

Se tudo funcionar bem, talvez o cabo USB esteja mal conectado, tenha sofrido um empurrão ou os drivers tenham sido instalados incorretamente e, ao reconectar o dispositivo, tudo estava consertado.

No entanto, se você descobriu que o erro vem de uma das duas fontes, continue lendo, porque veremos maneiras de tentar corrigi-lo.

Mouse se move sozinho

Se você determinou que o mouse é o culpado, podemos fazer várias coisas. Podemos dividi-lo entre o status e as condições do dispositivo, então vamos dar uma olhada no que eles são.

Condições do dispositivo

Quando falamos sobre as condições do dispositivo, não queremos dizer seu estado físico, mas o que o rodeia. Aqui veremos a higiene e manutenção dela e como as usamos.

  • Limpando o dispositivo

Limpar o seu dispositivo é algo que sempre recomendamos. A manutenção para mantê-los em boas condições é vital se você deseja que durem mais de alguns anos. Além disso, assume maior relevância se considerarmos que a sujeira pode acabar estragando seus periféricos.

Os resíduos podem ser letais para um periférico, chegando a entupir e dificultar o clique ou piorar o deslizamento do mouse. Embora quando falamos em produzir movimentos não identificados, em alguns casos, a sujeira possa bloquear a luz do sensor.

É por isso que o movimento errático do mouse pode vir de algo que está obstruindo sua base. Verifique se a base está limpa e sem nada no caminho. Se houver algum fiapo ou similar, limpe-a imediatamente.

  • Verifique a superfície em que usamos o dispositivo

As superfícies nas quais usamos os dispositivos são cada vez menos relevantes, mas é algo que não podemos ignorar. Os dispositivos mais antigos, especialmente os mouses ópticos e mecânicos, têm problemas para rastrear determinadas superfícies.

Superfície na qual um mouse óptico não funciona bem sem um tapete

Por exemplo, sensores ópticos do passado sofriam se a superfície não era lisa ou apresentava padrões de cores diferentes. Além disso, como não funcionava em vidro, papelão ou madeira, é comum ver movimentos estranhos se os usarmos.

Hoje, muitos ratos carregam sensores ópticos avançados que permitem o uso do mouse na maioria das superfícies, mas foi apenas duas gerações atrás que não conseguimos. O sensor PMW 3360 (hoje amplamente utilizado) é capaz disso, mas seu modelo anterior, o PMW 3310, ainda possui essa desvantagem.

Status do dispositivo

  • Verifique o status do cabo e USB

Como você pode imaginar, o estado do periférico é muito importante para determinar como ele funciona. A primeira das verificações que faremos será ver a condição do cabo.

Cabo danificado

Se você tem um gato, cachorro ou ambiente mal preparado, o mouse pode ter sofrido. Se for um mouse com fio, verifique todo o roteamento de cabos e a cabeça USB . Verifique se nenhum cabo está exposto ou quebrado, pois isso obviamente afeta a saúde deles.

Na melhor das hipóteses, você poderá consertar um cabo mordido, mas se esse não for o caso, a solução mais rápida é obter outro dispositivo. Se a cabeça ou o cabo estiverem muito danificados, você sempre poderá substituí-lo, mas precisará de algum conhecimento em eletrônica e circuitos.

  • Trocar baterias / bateria

Não é incomum sofrer elogios com a funcionalidade dos dispositivos quando ficamos sem energia.

Recomendamos que você compartilhe a impressora de rede Windows 10

Você terá vivido uma vez quando um laptop começar a ficar sem energia. Para evitar um desligamento não anunciado, o sistema operacional força o computador a diminuir o desempenho. Então o laptop começa a ficar muito lento, lento para carregar e coisas do tipo.

O mesmo pode acontecer com os periféricos . Se você possui um mouse sem fio, procure recarregar sua bateria ou substitua-a. Talvez o movimento fantasmagórico que você sofreu tenha vindo de lá.

  • Verifique a vida útil do dispositivo

Observe também a vida útil do dispositivo. Se você o utiliza há vários anos, pode ter sido usado por uso intensivo.

Por exemplo, os ratos mais comuns suportam algumas dezenas de milhões de pressionamentos de teclas, portanto sua expectativa de vida não é curta. No entanto, longas sessões de uso ao longo dos anos podem ter levado você ao seu limite.

Observe também que você não sofreu golpes, quedas ou outros danos. Nesse caso, o dano é quase irreversível e é melhor comprar um substituto.

O sistema operacional move apenas o mouse

É possível que o culpado desses movimentos fantasmagóricos não seja o próprio mouse, mas que o equipamento ou o sistema operacional os provoque. Nesse caso, teremos que examinar outra série de problemas.

Entre eles, podemos encontrar:

  • Reinstalar drivers de mouse

Semelhante ao que fizemos em outros tutoriais, teremos que acessar o Gerenciador de Dispositivos na barra Iniciar e selecionar o mouse em uso. Você pode achar uma tarefa um tanto difícil, mas temos que provar.

Com um clique direito, optamos por desativar o dispositivo e imediatamente teremos que reiniciar o computador. Mantenha tudo o que deseja manter bem, como um link para um site ou um Word que funcione.

Lembre-se de que você precisará reiniciar o computador com o teclado, pois não poderemos usar o mouse. Quando a ação for concluída, o sistema operacional cuidará da reinstalação dos drivers. Caso contrário, desconecte e reconecte o cabo ou a antena USB .

  • Analise o seu computador em busca de vírus e malware

Se você instalou recentemente um programa suspeito, é possível que fosse um vírus ou malware coberto. Existem casos remotos, mas possíveis, de malware dedicado ao rastreamento de seus movimentos.

Portanto, recomendamos que você faça uma análise completa do seu computador com um antivírus. Se você não possui nenhum programa ou não encontra rastros no seu antivírus confiável, pode recorrer ao Windows Defender. Ao ter os dados base do sistema , você poderá ver mais do que o seu programa de terceiros.

Palavras finais

Como você pode ver, os problemas podem vir de praticamente qualquer fonte; portanto, não tenha medo e comece a analisar o que está acontecendo. Depois de detectar o problema, descubra se alguma dessas soluções pode ajudá-lo.

Lembre- se de verificar se você ainda tem uma garantia e como reivindicá-la, pois um dispositivo foi projetado para funcionar bem por vários anos.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você e que você tenha conseguido resolver seu problema com o mouse. Se você tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para comentar abaixo. Responderemos o mais breve possível.

Fonte de Alegsa

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button