Tutoriais

Por que amd ryzen é uma ótima opção sobre intel

Índice:

Anonim

Intel e AMD optaram por duas estratégias muito diferentes com seus novos processadores. A AMD lançou uma dúzia de processadores Ryzen na nova plataforma AM4, juntamente com os chipsets A320, B350 e X370 ao longo de 2017. Nesse mesmo ano, a Intel lançou duas novas séries de processadores para desktop, o Kaby Lake e o Coffee Lake, usando ambas as plataformas diferentes, com chipsets das séries 200 e 300, respectivamente.

As placas-mãe AMD suportam mais gerações de processadores do que a Intel

A Intel poderia ter mantido a compatibilidade do Coffee Lake com as placas-mãe da série 200, mas deliberadamente a bloquearam, forçando os usuários a comprar uma nova placa-mãe se quisessem dar o salto de Kaby Lake para Coffee Lake. A Intel normalmente mantém a compatibilidade entre placas-mãe e processadores por apenas dois anos, algo muito diferente da AMD, que lançou a Ryzen na plataforma AM4 em 2017, alegando que planeja manter a compatibilidade até pelo menos 2020.

Isso significa que as placas-mãe AM4 de primeira geração suportam várias gerações de processadores no mesmo soquete, portanto , as placas-mãe A320, B350 e X370 devem ser compatíveis com os processadores Ryzen de terceira geração que serão lançados em 2019. Ele continua a lançar novos chipsets, eles não são obrigatórios, o que significa que quem comprou uma placa-mãe B350 no ano passado por 80 euros manterá a compatibilidade com os processadores lançados por pelo menos três anos.

Recomendamos ler nosso post sobre a AMD Ryzen 5 2600X Review em espanhol (Análise completa)

Neste ponto, lembre-se de que a placa-mãe pode ser compatível, mas se o fabricante não oferecer uma atualização do BIOS, não fará nenhum bem. O problema surgiu com o lançamento da Ryzen de segunda geração, quando as pessoas começaram a tentar emparelhá-las com as placas-mãe B350 que não haviam sido atualizadas de fábrica. Felizmente, a AMD tomou medidas para beneficiar os consumidores, oferecendo kits iniciais para poder atualize o BIOS para o uso de um novo processador.

Mantenha sua placa-mãe = menos despesas com componentes

É impossível para os fabricantes adicionarem suporte para as CPUs que serão lançadas no futuro, portanto, espera-se que alguns usuários tenham problemas com os processadores Ryzen de terceira geração novamente, ao tentar montá-los com uma placa-mãe AMD de primeira classe ou Segunda geração que não é atualizada de fábrica para os novos chips. Essa situação pode forçar a AMD a adotar uma estratégia semelhante à da Intel no futuro, forçando os consumidores a comprar uma nova placa-mãe com mais frequência. Espero que isso não aconteça.

Solicite seu kit para atualizar o BIOS da sua placa-mãe

A AMD pode continuar oferecendo kits iniciais, mas existem outras soluções para os fabricantes de placas-mãe. A Asus criou uma solução chamada "USB BIOS Flashback" que permite atualizar o BIOS sem a necessidade de um processador compatível. Para esse método, você precisa apenas do cabo de alimentação de 24 pinos conectado à placa-mãe e de um pendrive USB com a atualização do BIOS necessária. Basta conectar o dispositivo de armazenamento USB à porta USB BIOS Flashback na placa-mãe, pressionar e segurar o botão USB BIOS Flashback ou ROG Connect por três segundos e um LED começará a piscar indicando que o BIOS está sendo atualizado, assim que terminar o processo, a luz permanecerá estável.

Infelizmente, a Asus oferece esse recurso apenas em suas placas-mãe mais premium e nenhum dos modelos B350 o suporta. Esse recurso é algo que a AMD poderia trabalhar com seus parceiros para torná-lo um recurso Ryzen padrão.

Se você duvida que é uma grande oportunidade para a AMD obter uma excelente imagem para os usuários da Ryzen, algo que poderia ajudar a empresa a aumentar sua participação de mercado nos próximos anos. Você acha que a AMD é uma plataforma melhor que a Intel? ou pelo contrário… Você gosta da troca anual de soquetes da Intel, evitando compatibilidade com versões anteriores?

Fonte Techspot

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button