Processadores

Podemos conhecer o desempenho de um processador apenas pelos núcleos e pela velocidade?

Índice:

Anonim

Mais e mais pessoas estão interessadas em entender as especificações de computadores ou outros dispositivos ao comprar um novo modelo. Muitos fabricantes tiram vantagem de fornecer informações excessivamente simplificadas para confundir o usuário e fazê-lo comprar seu produto. O melhor exemplo é o processador, quando vamos comprar um PC novo, é muito comum nos dizer o número de núcleos e sua velocidade em GHz ou MHz, mas é suficiente conhecer o seu desempenho?

O número de núcleos de um processador e sua velocidade não é tudo

Quando vamos comprar um celular ou computador, imediatamente vemos que eles nos dizem características como os núcleos do processador e sua velocidade, implicam que mais núcleos e mais velocidade significam mais desempenho, mas esse nem sempre é o caso, pois depende de muitos outras características. Os núcleos de um processador são muito complexos e existem muitos diferentes. Por exemplo, os processadores que usam os celulares não têm quase nada a ver com os que usam os computadores. Hoje em dia não é incomum ver um celular com um processador de dez núcleos, enquanto os laptops compõem dois ou quatro núcleos..

Mesmo no mesmo dispositivo, pode haver grandes diferenças: núcleos diferentes, como o Cortex A72 e o Cortex A53, são usados ​​em celulares; os primeiros são muito mais poderosos; portanto, dois núcleos do Cortex A72 podem fazer muito mais trabalho do que os núcleos do Cortex A53.

Recomendamos a leitura dos melhores processadores do mercado

Outros fatores que determinam o desempenho de um processador são os algoritmos de paralelização de instruções, o que eles fazem é ditar como as filas de instruções serão executadas, tirando proveito de todos os núcleos de um processador. O problema é que nem todas as tarefas podem ser paralelizadas, portanto, algumas vezes, um núcleo muito poderoso será muito melhor do que vários núcleos mais fracos. O paralelismo geralmente é muito complexo e caro, tornando muito mais fácil para os programadores trabalharem com um único núcleo muito poderoso.

Um exemplo em que um núcleo muito poderoso oferece uma grande vantagem são os videogames. O processador quad-core Core i7 7700K é o mais poderoso por núcleo e é o rei indiscutível nos jogos. Outro processador, como o Ryzen 5 1700 de oito núcleos, é um pouco menos poderoso por núcleo; portanto, em jogos, ele fica um pouco abaixo do Core i7 7700K; no entanto, em outros tipos de tarefas, é muito mais poderoso.

Em conclusão, podemos dizer que, em geral, um processador com mais núcleos e a uma velocidade maior será mais poderoso que outro com menos núcleos e menos velocidade, embora não seja certo. Quanto mais diferentes os dispositivos forem uns dos outros, maiores serão as diferenças entre os processadores, portanto essa regra será menos exata.

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button