Mini placa-mãe

Índice:
- Placa-mãe Mini-ITX: igual, mas menor
- Não é um fator de forma, é uma filosofia
- É o futuro
- Conclusão sobre placas-mãe mini-ITX
Uma placa-mãe Mini-ITX fornece tudo o que você precisa, apenas em um formato menor que o ATX. Nós dizemos por que eles são o futuro.
Existem vários fatores de forma ou formatos de placa-mãe que respondem a necessidades específicas do consumidor médio. No seu caso, a placa-mãe Mini-ITX oferece mais benefícios do que pensamos, porque esse tipo de placa-mãe sempre esteve relacionado à faixa baixa ou média.
Hoje, não apenas removeremos preconceitos ou clichês, mas também apresentaremos argumentos reais sobre por que eles são o futuro.
Índice de conteúdo
Placa-mãe Mini-ITX: igual, mas menor
Atualmente, existem 4 fatores de forma muito comuns: EATX, ATX, Mini-ITX e Micro-ITX. As duas primeiras são caracterizadas por serem as maiores placas-mãe, oferecendo inúmeras funções aos usuários. Por outro lado, estes últimos sempre se concentraram em necessidades mais básicas ou mais leves.
A verdade é que isso não é verdade. A placa-mãe Mini-ITX pode oferecer os mesmos recursos que suas irmãs mais velhas e geralmente é mais cara. A razão pela qual eles são menos econômicos é que os fabricantes precisam colocar os mesmos elementos em uma placa menor, o que envolve alguma dificuldade.
Dito isto, esse fator de forma pode oferecer os mesmos recursos que um ATX de ponta. É verdade que ele joga com a desvantagem de não ter muito espaço para brincar, e é por isso que os componentes podem ser instalados sob a mesma placa-mãe.
É o caso, por exemplo, dos discos rígidos M.2, instalados sob a placa-mãe porque não cabem na parte superior.
Não é um fator de forma, é uma filosofia
Dizemos que é uma filosofia, porque não só existem placas-mãe “Mini”, mas também encontramos placas gráficas, torres, dissipadores de calor ou fontes de alimentação fabricadas nesse formato. Por esse motivo, dizemos que não é um fator de forma simples, mas uma filosofia que busca a eficiência: " mais, menos ".
No caso de fontes de alimentação, podemos encontrar o formato SFX para se referir ao seu tamanho. É importante prestar atenção a esses detalhes, pois você pode comprar uma fonte de alimentação que não se encaixa na caixa.
As torres ou caixas de PC especificam se são ATX, Mini-ITX, etc. Deve-se dizer que geralmente é mais barato encontrar uma boa caixa Mini-ITX do que outra ATX ou EATX, porque as últimas são maiores.
Em relação às placas gráficas, elas possuem modelos menores, dentro da mesma faixa, que geralmente vêm com um ventilador ou em dimensões menores. Aqui encontramos um problema porque, em termos gerais, eles custam menos dinheiro, mas o valor pelo dinheiro é bastante reduzido devido à baixa demanda.
Os dissipadores de calor desempenham um papel importante aqui: quantos de vocês compraram um dissipador de calor sem examinar as dimensões do seu gabinete e depois não conseguiram fechá-lo? Não vamos nos livrar desse erro se comprarmos um dissipador de calor comum. A priori, não existem dissipadores de calor Mini-ITX específicos, mas existem outros menores (discretos) para essas configurações.
É o futuro
É o futuro porque a tecnologia tomou o caminho da eficiência, querendo oferecer o mesmo desempenho em menor tamanho. Além disso, o Mini-ITX é uma solução para casas que não têm muito espaço para colocar uma torre. Antes, as caixas que vinham nesse formato não eram trabalhadas, mas agora encontramos verdadeiras delícias.
Como ativar o True Tone no iOS e no macOSSempre houve alguns vieses com a placa-mãe Mini-ITX, mas isso acabou há muito tempo porque temos o Mini-ITX com o chipset X570, B450, Z390, etc. Podemos até encontrá-los com armaduras, como nos E-ATXs topo de gama.
Portanto, se você escolher o Mini-ITX, não estará desistindo da inovação tecnológica, mas pelo contrário.
Mencione que também encontramos placas-mãe DTX, um fator de forma focado no HTPC e que elas são um pouco maiores que um Mini-ITX. Embora também tenhamos encontrado o Mini-DTX, é preciso dizer que é um padrão que não terminou de funcionar bem e que pouco a pouco está desaparecendo.
Conclusão sobre placas-mãe mini-ITX
Em teoria, você não precisa perder nenhuma funcionalidade ou tecnologia extra escolhendo uma placa-mãe Mini-ITX. Esses componentes têm as mesmas características encontradas em fatores de forma maiores dentro da mesma faixa. Na verdade, eles são um pouco mais caros porque exigem um processo de fabricação mais complexo.
Acreditamos que eles são o futuro, porque a tecnologia sempre tende a diminuir tudo para otimizar o desempenho nas menores dimensões possíveis. Portanto, livre-se desses preconceitos e leve esse fator de forma em consideração ao comprar um PC.
Recomendamos a leitura das melhores placas-mãe do mercado
Esperamos que tenham gostado. Se você tiver alguma dúvida, compartilhe conosco abaixo. Você tem uma placa-mãe Mini-ITX? Quais foram suas experiências?
Evga pro placa de áudio, nova placa de som topo de linha

A nova EVGA Pro Audio Card é uma placa de som de alta fidelidade que promete oferecer qualidade de som ao nível dos melhores do mercado.
O que é e como funciona uma placa de vídeo ou placa gráfica?

Explicamos o que é e como funciona uma GPU ou placa gráfica que coexiste dentro do seu computador. História, modelos e suas funções em seu sistema.
Placa gráfica integrada ou placa gráfica dedicada?

Explicamos as diferenças entre uma placa gráfica integrada e uma placa gráfica dedicada. Além disso, mostramos seu desempenho em jogos em resolução HD, Full HD e que vale a pena por sua aquisição.