O Pcie 6.0 oferecerá 64 gtps por faixa e será lançado em 2021
Índice:
Embora a AMD já tenha implementado o PCIe 4.0 em sua gama de processadores da série Ryzen 3000 e nas últimas placas gráficas, a Intel ainda está presa ao PCIe 3.0, tendo cancelado seus planos para o PCIe 4.0 em Comet Lake. Enquanto isso, o PCI-SIG, que faz as especificações do PCIe, anunciou hoje a versão 0.5 da próxima especificação do PCIe 6.0, que possui oito vezes a largura de banda do PCIe 3.0.
O PCIe 6.0 aumenta para impressionantes 64 GTps por faixa
Embora ainda não tenhamos visto produtos compatíveis com o PCIe 5.0, o PCI-SIG anunciou pela primeira vez que introduziria uma especificação do PCIe 6.0 em outubro. O salto na especificação de largura de banda não é uma surpresa, pois cada nova geração de PCIe dobra a largura de banda da anterior. Onde o PCIe 3.0 possui uma largura de banda de 8 GTps por faixa, o PCIe 4.0 dobra esse número para 16 GTps e o PCIe 5.0 salta para 32 GTps. Logicamente, o PCIe 6.0 dá um salto para impressionantes 64 GTps por faixa.
Esses números se traduzem em cerca de 8 GBps por faixa PCIe 6.0, que para um slot de 16 faixas equivaleria a quase 128 GBps por slot. Consequentemente, não seria uma surpresa se a eventual chegada de dispositivos PCIe 6.0 significasse que os dias dos slots PCIe completos estavam contados. O primeiro sinal disso foi a placa de vídeo Radeon RX 5500 XT da AMD, que precisa apenas de 8 trilhas graças ao suporte ao PCIe 4.0.
De acordo com o PCI-SIG, a especificação do PCIe 6.0 está a caminho de ser lançada em 2021. No entanto, isso não significa que veremos produtos com ele em 2021; significa apenas que os fornecedores de hardware começarão a desenvolver produtos com esse padrão.
Visite nosso guia sobre as melhores placas-mãe do mercado
As maiores áreas que se beneficiarão do PCIe mais rápido, pelo menos inicialmente, são plataformas de alta computação, como inteligência artificial e aprendizado de máquina. É provável que demore muito mais tempo antes que os consumidores individuais comecem a aproveitar o aumento da largura de banda.
O PCI-SIG compartilhará mais detalhes em sua próxima Conferência de Desenvolvedores, de 3 a 4 de junho. Vamos mantê-lo informado.
Fonte TomshardwarePor que as letras f e j têm uma faixa no teclado?
Explicamos por que, nas teclas com as letras F e J, uma linha possui uma linha impressa na tela. Explicamos a origem e quais chaves possuem mais uma.
O Pcie 5.0, tanto o cxl 1.1 quanto o ccix, já funcionam a 32 gt / s por faixa
O CXL 1.0 / 1.1 e o CCIX 1.1 usam PCIe 5.0 executando a 32 GT / s por faixa e suportando nativamente diferentes larguras de links.
CPUs recomendadas e ordenadas por faixa de preço
Nossas CPUs recomendadas têm um preço dentre as disponíveis hoje no mercado com os nomes Intel e AMD.